^ Retornar ao
Técnicas : Tecnica de circuito impresso - Robo com sensor de luz 
Responder ao Tópico
Autor Mensagem

Tumate1

Level 0
87295 xp

MensagemEnviado: Sab Abr 24, 2010 9:54 am
   Assunto: Tecnica de circuito impresso - Robo com sensor de luz
Responder com citações

Olá galera , sou novo aqui no fórum e vim em busca de informações.
Gostaria de saber como desenhar um circuito impresso.
eu queria construir um carrinho movido a um sensor de luz (bem simples pra vocês). Poderiam me ajudar a terminar esse projeto?
Eu sou bastante leigo em robótica.

Aceito dicas e links para estudo, aguardo vocês.

Abraços

megaware123

Level 0
-301041 xp

MensagemEnviado: Sab Abr 24, 2010 10:29 am
Responder com citações

Olhando os tópicos relacionado com a criação de placas de circuito, usando serigrafia, placas prontas (já com produtos de sensibilização), laser, etc.

Eu costumava a utilizar uma impressora laser, tentei imprimir em papel de foto para lazer, sufite, porém o resultado final nunca fica bom. O que eu descobri neste processo é que você pode criar decalques para ser aplicado na placa de circuito usando a mesma técnica do ferro de passar, impressora lazer e papel.

Porém a diferença está no papel!

O processo é bem mais simples e 100% mais fácil, seguro e limpo, não precisa se preocupar com produtos químicos, não precisa revelar a placa. O papel que eu utilizo é um simples resto do papel que sobra de etiquetas.

Eu utilizei aqui nos meus testes etiquetas para impressora lazer e inkjet da PIMACO modelo 6080, porém qualquer outra poderá ser utilizada desde que seja para utilização em impressoras laser. Utilize ou arranque todas as etiquetas incluindo as bordas, o que vai sobrar é um papel liso e brilhante porém forte o suficiente para aguentar um ferro de passar bem quente e a temperatura da impressora para fixar o toner.

1- Imprima o desenho espelhado da sua placa de circuito impresso, na parte lisa e brilhante do papel em uma impressora laser. 2- Recorte os pedaços maiores que o tamanho da placa de circuito para que você possa fixar com fita isolante, a fita isolante não queima ou derrete quando se coloca o ferro de passar em qualquer pedaço dela. 3- Fixe a placa e o desenho em um pedaço de madeira. 4- Aqueça o ferro de passar, não precisa ser muito quente. 5- Apoie sem fazer força o ferro sobre o desenho da placa por 10 segundos, retire o ferro e espere a placa esfriar. 6- Remova o papel com cuidado, você verá que o desenho sai 100% na placa, sem erro, sem defeitos. Caso sobre alguma coisa no papel, coloque-o novamente no lugar e aqueça co cuidado apenas aquele pedaço que não descolou.
Simples, fácil, rápido e limpo. É possível ainda utilizar a mesma folha por mais uma vez (duas vezes no máximo). O importante com esta transferência é não fazer muita pressão pois caso contrário a imagem vai ficar esmagada na placa, o calor do ferro faz com que o toner se transforme um plástico e ele gruda fácil na placa depois de levemente aquecido. Espero que vocês gostem da dica. Espero que te ajude tumate1, fonte: Google.

evristow
Moderator
Level 109
109660606 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

MensagemEnviado: Sab Abr 24, 2010 10:46 am
Responder com citações

Tumate1,

Busque no fórum por Photovore, que é o nome mais comum dos robôs que seguem luz, já tem dois tópicos sobre o assunto Wink Portanto peço que continue essa discussão por lá Wink

Quanto ao circuito impresso, também já existem vários tópicos sobre o assunto, mais uma vez basta pesquisar por "PCI", "Placa de circuito impresso" ou "PCB", que é a sigla em inglês.

megaware123,

Muito boa a técnica de usar o papel onde vem grudadas as etiquetas! Outra fonte boa são folhas de revistas (aquelas que parecem enceradas) e o transfere próprio para isso! Ótima dica!

Abraços,
Dudu

Tumate1

Level 0
87295 xp

MensagemEnviado: Sab Abr 24, 2010 11:13 am
Responder com citações

Galera eu já li bastante material sobre circuito impresso

Gostaria mesmo de saber tipo, como que faz as linhas, qual e o melhor lugar tipo dimensões... 

Desculpem se não estou sendo claro, pois sou novato no ramo

Abraços

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza

megaware123

Level 0
-301041 xp

MensagemEnviado: Sab Abr 24, 2010 3:35 pm
Responder com citações

evristow,

para me explicar melhor esta tal folha de revista? Se tiver como postar imagens também...

Valeu.
Responder ao Tópico Todos os horários são GMT - 3 Horas
ROBOCORE Índice -> Técnicas
Página 1 de 1

Ir para:  
Você não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes