CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3, ... 11 12 13  Next
Autor
Mensagem

caio_azb

Level 22
22941602 xp

Local:
Campinas / SP

caio_azb

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 28, 2010 2:03 pm
TheRipper (13.6kg) WickedBotz
Dudu,

Que programa é esse que você usou para simular os resultados de possíveis fraturas?

Valeu

the_edge

Level 14
14099890 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:
WickedBotz

the_edge

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 28, 2010 6:49 pm
Dudu,

Valeu por ter feito a simulação, embora o projeto da ARma tenha mudado as informações cedidas são de grande valor para projetos futuros como a arma do middle que deve sair pro ENECA Smile 

Estou anexando o projeto novo, caso você se interesse em fazer uma nova simulação.

Abraços, 
Leonardo

ANEXOS:
arma nova.zip
Tamanho: 142.01 KB
Downloads: 339 veze(s)

Curta no Facebook:
CLIQUE AQUI!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Abr 28, 2010 7:50 pm
O programa usado foi o CosmosWorks da DDS, que acompanha o Solidworks Premium, mas existem diversas outras opções, como o NASTRAN, Adina, AutoFEA, etc. 

Mas de nada adianta ter o programa sem ter uma boa base de física, mecânica dos sólidos, estática e dinâmica; sem ela fica completamente impossível definir as condições de contorno corretamente e o resultado vai seguir a regra de GIGO - Garbage In = Garbage Out (Lixo entra = Lixo Sai).

As condições de contorno do ensaio foram:
Arrow Adição de velocidade angular em radianos por segundo. Muitas pessoas adicionam o torque das correias, mas qualquer torque dessa grandeza em um cenário de impacto é irrelevante.

Arrow Suporte central com escorregamento ao invés de restrição geométrica, de forma a simular o escorregamento proporcionado pelo rolamento. 

Arrow Força no dente - F = m*w*r²

Arrow Normal à força no dente de mesmo valor (dada a alta rigidez do material e a posição vertical do disco) no rebaixo dos rolamentos. Essa força é normalmente esquecida, o que é um erro. No caso de um spinner horizontal a normal teria um fator proporcional ao peso e rigidez do chassi.

Leonardo, interessa sim, estou juntando material para escrever a versão 3.0 do tutorial RioBotz com o Meggiolaro Wink Vou puxar o arquivo e refazer a simulação para a nova geometria. 

Abraços,
Dudu

caio_azb

Level 22
22941602 xp

Local:
Campinas / SP

caio_azb

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 28, 2010 8:06 pm
Valeu Eduardo ( é isso né, sempre chamei por Dudu  Laughing ),

Vou tentar usar, nada que algumas apostilas e muita dedicação não ajudem Wink 

t+

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Abr 29, 2010 8:56 am
Caio,

Problema nenhum em chamar de Dudu Wink 

Então o problema são os conceitos que você vai precisar aprender para ter resultados válidos com as simulações, são pelo menos 6 matérias de graduação em Engenharia Mecânica (Física 1, MecSol1, MecSol2, Estática, Dinâmica e Comportamento Mecânico dos Materiais), então tá mais para livros do que apostilas... Concordo que dedicação é essencial, mas vá com calma os conceitos matemáticos envolvidos são bastante complexos. 

Abração,
Dudu

caio_azb

Level 22
22941602 xp

Local:
Campinas / SP

caio_azb

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 29, 2010 1:22 pm
É mais para o pessoal que vai cuidar da mecânica Laughing 

Se eles souberem usar... Ai fica bom.

Minha parte é a eletrônica

Pena que ainda nem estou no curso técnico Mad  Mad  Mad , não vejo a hora de terminar esse ano.

T+

Monteiro

Level 3
3410664 xp

Local:
Curitiba / PR

Equipe:
Equipe MPK

Monteiro

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 30, 2010 1:38 am
Edge,

Como será acoplada a polia micro v no eixo da arma e no eixo do motor? Vocês vão usinar essas polias? 

Vai ser bonito ver seu robô na arena!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Abr 30, 2010 8:55 am
Leonardo,

Acabei de rodar a simulação para a arma nova, que ainda demonstra muita concentração de tensão em torno do bócio, alta deformação dos furos e um ponto de alta tensão no arredondamento do dente:

Analisando o desenho da arma, vi que vocês partiram de um circulo de 160mm de diâmetro e adicionaram o dente no ultimo quadrante, enquanto a forma mais otimizada de fazer uma arma de um dente é fazer o dente a partir da base do mesmo, em uma espiral plana. Pensando nisso e nas otimizações que sugeri anteriormente, resolvi desenhar um disco de um dente, em forma de voluta, com balanceamento através de rebaixos, não de furos, segue o resultado:

Todos os cantos internos são arredondados, o rebaixo deixa uma espessura mínima de 4.7mm e o dente parte da face da voluta com raio de 25mm, mantendo assim a mordida do desenho original. O peso ficou em 3880.47 gramas e a espessura foi mantida em 25mm. 

Então vamos ao que interessa, simulação de estresse com as mesmas condições anteriores:

A diferença é bem clara Wink Esse desenho ainda pode ser mais otimizado, na verdade eu diminuiria o diâmetro primitivo da voluta para 140~150mm e aumentaria a mordida, para 30~35mm. 

Anexo segue o arquivo do disco acima, podem usar a vontade, apesar de ser tentador não tenho como adicionar mais um projeto a minha lista Very Happy HAHAHAHA Só não inclui os arquivos da simulação por que o tamanho do zip chegaria a 14mb, mas se você quiser me manda uma MP que dou um jeito de você pegar isso. 

Abraços,
Dudu

ANEXOS:
Arma Evristow.zip
Tamanho: 323.29 KB
Downloads: 313 veze(s)
arma_evristow_fea_frontal_nodef.jpg
Tamanho: 37.23 KB
Downloads: 301 veze(s)
arma_evristow_fea.jpg
Tamanho: 35.96 KB
Downloads: 307 veze(s)
arma evristow.jpg
Tamanho: 21.66 KB
Downloads: 318 veze(s)
the_ripper_arma_2_fea_frontal.jpg
Tamanho: 46.17 KB
Downloads: 326 veze(s)
the_ripper_arma_2_fea.jpg
Tamanho: 48.39 KB
Downloads: 327 veze(s)

the_edge

Level 14
14099890 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:
WickedBotz

the_edge

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 30, 2010 6:59 pm
Dudu,

Brigadão de novo pela simulação Very Happy, 

É realmente furos não são a melhor opção quando se quer balancear uma arma, mas só estava tentando facilitar o trabalho do responsável pela usinagem já que as CNC's da escola são meio ''espartanas'', 

A arma projetada por você pode-se dizer que está perfeita *___* 
Estou tentando patrocino com uma ferramentaria, se tudo der certo, vou tocar o seu projeto pra frente claro que com os credito cedidos a você  Wink
Posso gravar na peça seu nome ou sobrenome Very Happy

Valeu mesmo Dudu  Smile 

Abraços,
Leonardo

Curta no Facebook:
CLIQUE AQUI!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Mai 01, 2010 5:03 am
Leonardo,

Na verdade fazer os furos pode dar até mais trabalho do que fazer o rebaixo na CNC, já que vocês terão que fixar a peça afastada da mesa.

O resultado depende muito de como vocês pretendem gerar o gcode, a melhor opção pode ser usar uma etapa de furação (pre-drillling), depois desbaste (roughing) e acabamento (finishing). Qual programa vocês usarão para converter o desenho do Solidworks em gcode?

De qualquer forma a primeira coisa que faria seria usinar o furo e rebaixos centrais em um torno manual mesmo. A grande sacada vai ser arrumar uma forma de prender a peça na fresadora CNC, pode ser uma boa ideia passar os 4 furos M4 para o lado liso (sem rebaixo) do disco e usina-los antes. Então usando uma placa de alumínio, prender a peça usando 4 parafusos allen escareados e um parafusão no centro. 

Não precisa gravar nada na arma! Hahaha! Balancear ela foi um belo trabalho... Melhor nada atrapalhar Razz Meu agradecimento será ver mais um robô de alto nível na arena!

Abraços,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Mai 01, 2010 5:40 am
Acabou que me concentrei na arma e não mencionei outro problema que pode ser fatal, as rodas da Banebots: elas são um lixo! 

Só mantivemos elas nos puminhas / hockeys por que eles foram projetados para usa-las, não cabendo rodas maiores que 2-7/8", mas no Feather, Tourinho, Jr e Titan voltamos para as Colson. 

No WC2008 perdemos toda a borracha de uma roda no Touro Feather do nada! Quando fomos ver o problema a borracha era completamente mal colada na roda, que também não tinha nenhuma característica mecânica para melhorar a fixação, como uma superfície aspera ou mesmo irregular. Tente grudar uma borracha com cola apenas nas extremidades em um plastico extremamente liso e você verá o que estou falando.

Outro problema dessas rodas são as bolhas no plastico, lembro de estar torneando o centro das rodas para caberem nos eixos da locomoção do Titan (4-7/8"), quando notei que o barulho da usinagem sumia periodicamente, quando parei o torno havia uma bolha que cabia a ponta do meu dedo mindinho dentro! Quanto mais e maiores as bolhas, mais frágil será a roda.

Se você cortar uma Colson em duas verá apenas poucas bolhas, muito pequenas, da ordem de no máximo 2mm, quando muito. Já as da Banebots, podem parecer um queijo suiço.

As rodas de 2-7/8" que usamos no Puminha sofrem menos com esses problemas que as maiores,  mas ainda sim, se tivesse Colson com o mesmo tamanho, não pensaria duas vezes na troca. 

Abração,
Dudu

the_edge

Level 14
14099890 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:
WickedBotz

the_edge

Responder com citações
Mensagem Sab Mai 01, 2010 3:41 pm
Dudu,

Nossa valeu por ter avisado, ainda bem que o limite do cartão acabou e não pude compra-las mês passado  Very Happy. 
Mas e quanto os hub's HEX da banebots? eu consigo adapta-las para as colson mas elas são de boa qualidade?

Já que estamos falando da Banebots, O Jason desse ano irá usar ESC da benebots, como usou ano passado emprestado do Flavio, mas há algum problema grave quanto há elas além do BEC ser um forninho, mas isso se eu cortar o fio vermelho deve resolve parte do problema.

Ah nós não vamos precisar fazer programa pois nosso patrocinador é a DOCOL Metais Sanitarios ,e como o nome diz eles fazem torneira, registro's e etc. 
E eu esqueci que  eles usinam lá mesmo o molde das injetoras Very Happy, ou seja pra quem faz uns molde muito do demo  isso não vai ser problema  Wink

Abraços,
Leonardo

Curta no Facebook:
CLIQUE AQUI!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Mai 01, 2010 7:33 pm
Leonardo,

Eu partiria para as Colson da loja virtual, já com hubs, ou mesmo as da Robot Marketplace, sinceramente não conheço os hubs da Banebots, já que usávamos as rodas diretamente nos eixos, sem buchas ou adaptadores, contudo dada a qualidade das rodas deles, não esperaria muito.

De qualquer forma para usar um hub hexagonal em uma roda Colson vocês terão que usar uma brocha para cortar esse perfil, ou então uma fresa pequena e uma mesa rotatória. Não compensa. 

Os ESCs da Banebots são bons, mas o BEC é uma meleca, não use de jeito nenhum, corte os fios vermelhos dos cabos de sinal que resolve. Não sei a que pé andam as Lekstronics, na minha opinião são melhores opções (eu testei o protótipo com motores dewalt a 18V travando o eixo e elas não queimaram, apenas desarmavam a cada 2 segundos por sobrecorrente, mande uma MP para o Lenz, pode ser que tenha alguma novidade logo.

Hehehe que legal que vocês conseguiram patrocínio da DOCOL Very Happy Realmente para eles isso deve ser muito simples, mas de qualquer forma eu tentaria acompanhar o processo, é muito interessante!

Abraços,
Dudu

the_edge

Level 14
14099890 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:
WickedBotz

the_edge

Responder com citações
Mensagem Sab Mai 01, 2010 8:05 pm
Dudu,

É as Lekstronic seriam uma boa, vou ver se o Lenz já possui a versão 2.0 delas.

Só pra constar o Jason é meio eclético  quanto a eletrônica para hobby's, acredite ou não ano passado o único controlador que ele não usou foi victor's, pois ele já usou, primeiro os servos com micro-chaves, depois Lekstronic,Scorpion XL, Scorpion XXL (emprestadas do Igor), e Banebots (emprestadas do Flavio)  Smile .

E as rodas vou comprar as colson do Lenz, os hubs vou ver ainda se compro os HEX da banebots, ou se faço eles, pois ano passado você não sabe o problema que a nós tivemos com rodas no Jason, teve uma que taquei fogo da raiva. e no Eneca quando eu pensava que finalmente conseguimos prender, me aparece o Touro Jr. e arranca o bagulho ¬¬.

Ah ,as rodas de 4'' 7/8 da loja não tem opção bucha só as rodas mais grossas que tem essa opção. Wink 

Quanto a usinagem, mas é obvio que vou acompanhar o processo Very Happy, uma vez eu fiquei umas 2 horas olhando pra uma CNC 5 eixos dizendo ''Meu que tesão".

Abraços,
Leonardo

Curta no Facebook:
CLIQUE AQUI!

the_edge

Level 14
14099890 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:
WickedBotz

the_edge

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 02, 2010 2:25 am
Só para avisar, o membro que responsável pela usinagem, usinou uma parte da silhueta da arma mas era o modelo que eu tinha projetado e não a que o Evristow fez ¬¬ .
E eu não tinha essa informação até hoje a noite, ou seja me quebraram as perna.

Então passei algum tempinho tentando arrumar as falhas da outra arma e usar as dicas do Dudu.
e refiz o projeto com os rebaixos que foram recomendados, e aumentei o raio do filete do dente

E ficou assim:

Mas ela não está muito bem balanceada, ou não como antes. falta em X 0.03mm e em Y 0.24mm

Abraços,
Leonardo

ANEXOS:
arma nova.zip
Tamanho: 237.27 KB
Downloads: 291 veze(s)

Curta no Facebook:
CLIQUE AQUI!

Ir para página Anterior  1 2 3, ... 11 12 13  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido