Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem

CmtePiu

Level 1
1076217 xp

CmtePiu

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 04, 2010 3:03 pm
Problemas com o USB do PC.
Criei esse tópico para tentar ajudar o jeff_pimenta no problema da USB.

Jeff, se puder ou quiser tentar resolver o problema ou o conflito da sua porta USB, estamos aí.

Primeiro, preciso saber o que acontece com a sua USB. Pico de tensão na porta do controlador? É o USB 1.0 ou a 2.0?

Qual a sua placa-mãe do PC? A configuração do micro ajuda, se puder especificar, agradeço.

Outro detalhe, pode ser a fonte de alimentação.

Na realidade, preciso ver a máquina para diagnosticar o defeito.

Na minha qualidade como técnico...90% dos problemas em um PC, NÃO precisa de formatação.

Espero poder te ajudar.

Abrs,
Cmte.piu

CmtePiu

Level 1
1076217 xp

CmtePiu

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 04, 2010 3:28 pm
jeff,

Eu poderia colocar no site "Guia do Hardware" a solução para alguns problemas que estão lá sobre várias coisas, mas nunca tive vontade, pois já procurei ajuda lá uma vez e não fui atendido.

O exemplo típico é o pico de tensão dos controladores USB.

Nunca encontrei uma solução para o problema, todos resolvem trocando a placa-mãe. Não precisa, é uma simples questão de matemática que o nosso amigo Bill Gates conseguiu mudar. A regra da matemática diz: "A ordem dos fatores não altera o produto."

Mentira!!!

No caso do Windows, qualquer versão, da 3.1 até o win7, a ordem de instalação de drivers de determinados hardwares, são sim, influenciados pela ordem de instalação.

Fiz uma extensa pesquisa e nunca encontrei a solução para esse tipo de problema no USB. Pois é, para o Windows a ordem dos fatores ALTERA o produto.

Lembre-se, computador é temperamental e são sensíveis aos sentimentos dos humanos. Tenho histórias de computadores que são simplesmente coisas de outro mundo, paranormal mesmo.

Hehehe... Sei que posso te ajudar, apenas preciso de maiores detalhes sobre o problema.

Obrigado.

jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 04, 2010 3:41 pm
É o seguinte: Pc de 2004, quatro entradas USB na placa mãe, consegui colocar um mp3 ao contrário (através de um cabo USB -> conexão do mp3) e queimei a alimentação. Só quem está ligado nessa porta é a impressora (alimentação própria).

Tenho também um adaptador pci->usb, este só "libera" a alimentação pros dispositivos quando quer.

A fonte é uma modelo recente, não sei dizer a marca.

Detalhe: Se eu colocar o adaptador M2 -> USB uma vez e usar o "remover hardware", só consigo usar o mesmo dispositivo se reiniciar o PC.

CmtePiu

Level 1
1076217 xp

CmtePiu

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 04, 2010 5:10 pm
Tem como você me dizer o modelo da placa-mãe? Iria facilitar bastante.

Seguinte:

A porta USB do micro tem uma controladora só, ela se divide em 2, 4 ou até 8. Alguns modelos suportam o 2.0 outros não. Cada entrada USB tem seu limite de amperagem.
No caso da maioria, são 100ma por USB num total de 500ma.
O problema é que as fontes convencionais não suportam a alimentação das portas USB.

Você comentou que a impressora é alimentada pelo USB, só ela já deve consumir quase tudo.

Aí tem as caixinhas de som, o cabo da máquina digital fotográfica e um Pen Drive... Pronto, nada irá funcionar direito.

Detalhe, se tiver o leitor de cartão...vixi... São mais alguns miliamperes para o saco. Eles são ligados diretos na USB 2.0 da placa.

Com certeza o modelo de sua placa não é para 2.0 somente. 2004? No BIOS da placa, você deve ter o opção de selecionar as portas USB que serão controladas. No seu caso você deve ter o suporte ao 2.0 somente em 2 portas.

Existe muito conflito nesse tipo de configuração quando usamos dispositivos 2.0.
Provavelmente você deve ver direto o aviso de que quando conecta um USB, qualquer, que diz: "Esse dispositivo posse ser mais rápido se ligado em uma porta 2.0", certo?

Me passe o modelo de sua placa-mãe. tem o nome impresso na placa ou anote o modelo que aparece na tela de boot no rodapé da tela. Espero que esteja entendendo.

No manual da placa-mãe, geralmente tem a configuração do USB. preciso do modelo do seu.

Abraços

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza

CmtePiu

Level 1
1076217 xp

CmtePiu

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 04, 2010 5:58 pm

Opa, esqueci de falar sobre o USB ao contrário que você ligou.
Cara, você deve ter feito uma certa força para encaixar o USB, caraca!

Dê uma olhada na entrada USB que você diz ter queimado e veja se os contatos estão bem, não tem nada quebrado, nenhum encostado no outro? Eu sou contra qualquer besteira que se alimente por USB.

Os maiores vilões para a fonte de alimentação são os "gadgets", porcarias sem utilidade que se alimentam via USB. Caixinhas de som e mini ventiladores são um veneno. Impressoras e modem que usam USB eu sou contra...acabam com a vida útil de uma fonte.

Digo USB, quando a alimentação da energia é feita via USB.
Recarregar celular via USB, exige muito da porta e do limite do controlador, ainda mais sendo do 1.0 com suporte para os 2.0

Jeff, dê uma olhada na configuração do seu PC, no BIOS e veja as opções que você tem para o controle das portas USB.

Deve estar no menu, na parte de "hardware settings", entende que preciso de seu modelo de placa-mãe, talvez você precise de um upgrade de bios. sei lá, mas é difícil queimar uma porta assim.

Queima o dispositivo USB, não a porta. Evite usar impressora que use energia via USB.
USB é para transmissão de dados e não fonte de alimentação.

Preciso ver se saiu algum update de seu PC, de novo, lá vem o modelo da placa...

Caso tiver dúvida em como obter esse nome, me avise que te passo com detalhes como ver na tela inicial do boot o modelo da placa-mãe.

Espero que entenda.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Abr 05, 2010 5:02 pm
No caso de falha de hardware updates de BIOS e o sistema operacional em nada influenciariam.

Se ele inverteu o conector as saídas USB podem estar queimadas sim, de forma mais fácil do que você imagina.

Os controladores USB, de acordo com o padrão do consórcio que as rege, o USB.org precisam ser capazes de fornecer no mínimo 500mA por porta, independente da versão do USB, seja 1.1, 2.0 ou 3.0. O limite máximo varia conforme o padrão: 500mA até USB 2.0 e 1800mA no 3.0 e USB On-the-go. 100mA é o limite por porta dos hubs de 4 portas sem alimentação externa, sendo 100mA por porta e 100mA consumido pelo circuito de endereçamento. 

Então voltemos a vaca fria, ou melhor queimada. Ao inverter o cabo USB os pinos foram completamente invertidos, formando os seguintes pares: Vcc  com Terra, Data - com Data +, Data + com Data - e Terra com VCC. 

Ora se o circuito do MP3 fosse bem projetado não haveria problema, afinal o VCC ligado com o Terra deveria dissipar a tensão, certo? Mas a vasta maioria dos circuitos de periféricos USB não fazem bem isso, o negativo da bateria é ligado ao terra.

O que isso significa, que você teria um circuito ligado a porta USB. Como V = R * I, se a resistência (R) for baixa, menor que 10 Ohms,  a corrente (I) pode ser maior que 0.5A, queimando a alimentação da porta. Veja bem a alimentação, não a parte lógica.

A questão então passa a ser como é implementada a alimentação das portas USB e isso depende do fabricante da placa-mãe e do chipset. Placas mais caras possuem reguladores individuais por porta ou grupo de duas portas, já as mais baratas tendem a ter apenas um regulador comum a todas. Se todas as portas apresentam problemas, é provável que seja o segundo cenário. 

O conserto não é nada complicado, mas trabalhoso. Envolve dessoldar a alimentação os conectores USB da placa mãe e substitui-la por um regulador de tensão capaz de fornecer a corrente necessária com folga (500mA multiplicado pelo número de portas afetadas). O ideal é usar a linha de 12V da fonte para o regulador. 

Então por que não usar a linha de 5V da fonte direto no USB? Simples, por que a fonte quando liga pode dar um pico de tensão, queimando os periféricos conectados. Logo é melhor perder um regulador de tensão do que um MP3 player, câmera fotográfica, etc. 

Quanto aos vilões USB, basta ter cuidado na hora de comprar e verificar se tem o selo do USB.org na embalagem. 

Particularmente eu sou um grande fã dos padrões seriais e sempre pendurei diversos periféricos USB no meu PC, chegando ao ponto de ter impressora, scanner SCSI com adaptador para USB - estes com alimentação externa, controle remoto X10 por RF, tablet, bluetooth e dois mouses, um trackball para trabalho (gosto da precisão) e um óptico para Counter-Strike (foi um vício); fora alguns eventuais, com câmera, leitor de cartões, etc. Nunca se quer tive problemas. 

Na verdade os problemas que tive com USB todos foram de software, tanto que esse foi um dos motivos que mudei para o Linux, o Windows parou de suportar o meu adaptador SCSI da Adaptec, logo o meu scanner A3 iria para o lixo, um pecado. No Linux, não só encontrei um driver de código aberto para o adaptador, como pude ajudar a melhora-lo. Ah, o scanner ainda funciona muito bem, 4 anos após ter sido "condenado" pela Microsoft e Adaptec. Wink

Abraços,
Eduardo

CmtePiu

Level 1
1076217 xp

CmtePiu

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 05, 2010 6:03 pm
Nossa...

Ok, entendi, mas o que quis dizer é que pode ser apenas um conflito no gerenciamento das portas com os controladores USB.
Já tive muitos casos, onde o USB entrava em conflito com o 1.0 e as 2.0.
o que estou querendo dizer em relação ao BIOS, é que lá no menu, você tem a opção de habilitar se será ambos ou apenas 1.0 ou 2.0 nas saída USB. Depende muito de cada placa-mãe, algumas sequer vem com essa opção.

Como ele consegue usar e se remover o dispositivo, ele só reconhece ao reiniciar, acredito que é mais um conflito entre drivers do que ela tenha queimado mesmo. Não sei, preciso ver o modelo.

Em relação aos updates de BIOS em alguns casos tem relação sim. Não que seja o seu caso.

Acredito mais que seja um curto, pois mesmo forçando para conectar ao contrário, se você observar, o plástico dos conectores não entram em contato direto um com o outro.

Bom, estou olhando um conector aqui e pelo que parece... Eita força que você teve que fazer, mas mesmo assim, provavelmente quebre o plástico do conector que fica no PC, pelo espaço que possui, já no cabo é mais difícil.Geralmente e na base que quebra, deixando os contatos livres e como foi forçado, alguns entortam lá dentro e entram em curto.
Até mesmo com a proteção prateadinha de alumínio em volta...

Realmente só olhando para te dizer.

Não estou querendo nada demais, apenas sei que a maioria das fontes que vêm nos PC não suportam e muitos queimam por falta de energia. O sistema como um todo fica comprometido.

Alguns dispositivos trabalham com a amperagem abaixo do especificado, mas não suportam por muito tempo e esse problema só é identificado quando compromete algum item mais importante, como uma placa de vídeo ou um pente de memória. Até HD queima por amperagem baixa.

Com o limite real da fonte sempre é menor do que anunciado, a sobrecarga de trabalho da fonte é absurda. Uma fonte boa mesmo custa mais de R$ 300,00 enquanto que as convencionais custam entorno de R$ 45,00 à R$ 50,00.

Concordo em quase tudo que o evristow disse, mas ainda acredito ser mais físico o seu problema.

Se puder colocar o modelo da sua placa-mãe, agradeço.

Muitos PCs tem uma configuração de USB que supre no máximo 500mA e por porta um máximo de 100mA por USB. Geralmente as Gigabyte e PCChips antigas, soquetes A ou 478 para Pentium.

Traduzindo, o USB 1.0 com suporte para 2.0 em 2 portas no máximo.

Em relação ao scanner, eu também tenho um SCSI e são os melhores que foram fabricados. Tenho um Mac G4 só por causa da porta SCSI.

Nós sofremos, mas vale a pena ter um.

Caramba Evristow, estou impressionado com sua didática. Parabéns.

Abraços

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Abr 05, 2010 8:28 pm
Obrigado pelo elogio . Embarassed Assim fico encabulado Razz

Então, realmente depende da implementação, mas duvido que marcas grandes como a Gigabyte não faça de tudo para ter o selo do USB.org, até as horríveis PCChips e Tomato board tinham, portanto 500mA por porta, afinal o pessoal desses consórcios é muito meticuloso e precisa mesmo, se não o padrão morre. 

O que acontece muitas vezes nas placas de baixo custo é que os componentes são bem menos tolerantes a abusos ou a qualidade dos mesmos é inferior, levando a falhas mais frequentes. 

Eu mesmo consertei algumas placas mãe a alguns anos, todas valiam a pena como Asus, Abit e Intel, sempre o mesmo problema de capacitores estufados ou até estourados, reguladores de tensão mortos ou bugs (Asus CUV4X, ótima placa depois de trocar alguns resistores! Incrível o que se acha na internet!). O maior vilão era sempre a fonte genérica de péssima qualidade. Não tem como fugir, fonte boa é pesada, cara e tem garantia. 

Uma analogia que faço é com um bebê, ora você não vai dar comida podre a um bebê e esperar que ele cresça forte e saudável. Com computadores, mantendo as devidas proporções, é a mesma coisa, se as tensões estão baixas ou com muito ripple (oscilações) nada funciona direito e os componentes começam a queimar. 

Mas quanto a colocar o USB invertido, realmente demanda muita força e pode sim dar um curto, até mesmo dentro do conector USB fêmea. Mas já vi por exemplo um pente de DDR ser colocado ao contrário, o computador ser ligado, desligado e o pente estar intacto, apenas o conector havia ido para o espaço, dano mecânico mesmo.

Sim, updates de BIOS podem resolver caso o problema não tenha passado a acontecer, afinal são apenas correções visando algum bug ou nova implementação, mas nesse caso o problema passou a acontecer depois do acidente.

Também é possível que ao forçar o conector tenha sido criado algum mal contato nas soldas do conector, o que explicaria o funcionamento intermitente. Neste caso bastaria ressoldar o conector, procurando por evidências de solda fria ou quebrada. 

Voltando as fontes, realmente muitos componentes queimam devido a elas. Mas não é baixa amperagem, mas sim baixa tensão, o que acontece é que o componente puxa uma corrente maior do que a fonte pode fornecer, então ocorre uma baixa de tensão, já que a potência é limitada e P= V * I, essa sobrecarga força os componentes da fonte, sobreaquecendo-os, que então começam a oscilar a tensão de saída, isso sim queima os componentes, em especial os HDs. A velocidade de oscilação é alta para ser captada por um multímetro, seria necessário um osciloscópio. 

O problema é que os computadores trabalham com níveis lógicos, quase sempre com 0 sendo 0V e o 1 sendo 3.3, 5 ou 12V, com uma margem de segurança Logo se a alimentação não é boa o suficiente, o sistema passa a computar erros que parecem vir do além. 

Quanto ao SCSI, realmente não tem comparação. Mas para não precisar de um Mac você pode usar um adaptador SCSI para USB 2.0 (USBXChange 2) esses ainda funcionam nos windows mais novos, na verdade o meu USBXchange também, já que o pessoal conseguiu portar o código do linux para o Windows, tarde de mais, já virei fã do Penguim Razz

Abraços,
Dudu

CmtePiu

Level 1
1076217 xp

CmtePiu

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 06, 2010 12:12 am
Ufa, pelo menos consegui me expressar...
O fato SCSI no Mac foi unir o útil ao agradável, pois precisa estudar e aprender algumas coisas com o Mac e aí consegui arrumar um G4 para mim.
Mas só uso quase nunca ou de vez em nunca...hehehe.

No fundinho eu não estou tão errado assim, apenas falta a sapiência do colega e a didática, mas na prática eu chego lá.
Hehehe...esse Freakazóide é freak mesmo...hehehe... Se for você mesmo na foto...

Resumindo...compra um adaptador comum para USB, daqueles set para notebook, tem um mini hub para USB e divide uma porta em 3 ou 4, depende.Mas o alerta para a fonte fica valendo: Na dúvida não ultrapasse.

Abrs.

CmtePiu

Level 1
1076217 xp

CmtePiu

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 09, 2010 1:33 pm
Aí pessoal...uma dica para REATIVAR o usb sem ter que reiniciar o pc.
http://ruimacdonald.com/w...rdpress/?p=1304

Quem não conseguir abrir o link, a dica é:

Vá no gerenciador de dispositivos e procure o usb com um ponto de exclamação em preto com fundo amarelo.
Clique no dispositivo com o botão direito do mouse e selecione DESATIVAR.
Logo em seguida clique novamente com o botão direito e selecione ATIVAR.

Pronto.

Espero que ajude um pouco o nosso amigo Jeff.

Obrigado

Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido