CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3  Next
Autor
Mensagem

piloto01

Level 11
11556266 xp

Local:
matão / SP

Equipe:
Speedy Rage

piloto01

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 04, 2010 10:16 am
Equipe SpeedRage - Capetinha (Solda em Alumínio)
Olá amigos estou construindo um robô Featherweight. 

Por enquanto a sua estrutura é de ferro só que esta um pouco pesado para sua categoria , estava pensando em usar alumínio e teria que ser soldado 
eu tenho uma maquina de solda MIG , seria só trocar o arame é o gás para soldar. 

Mas também estou na duvida em utilizar oxiacetileno. 

Gostaria de saber dos amigos , que já soldaram alumínio qual a melhor opção?

Seque a foto do robô

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Abr 05, 2010 7:13 pm
Piloto, 

Tudo depende da liga que você for usar. 

Infelizmente ligas ricas em Cobre e Magnésio (Mg), como as das famílias 2000 e 7000, que são as mais resistentes a impactos, possuem péssima soldabilidade. As melhores opção são a liga 6061-T6, depois a 6063-T6, ambas com alto teor de Zinco (Zn).

Com uma soldadora MIG não tem muito mistério, basta escolher um arame apropriado para a liga escolhida, prender bem as peças em posição, pontuar pouco e usar um bom óculos protetor (nunca faça como o Igor Duran!).

Mas tenho algumas dicas para evitar soldas quebradiças, primeiro aqueça as peças a serem soldadas em um forno apropriado, dessa forma elas não sugarão o calor da solda muito rápido, dando tempo para a solda resfriar de forma ótima. 

Além disso ao ser soldado o Alumínio 6061-T6 perde a tempera nas Zonas Termicamente Afetadas (ZTAs - regiões perto das soldas), ficando com as propriedades mecânicas do 6061-0, que são 80% mais fracas! Logo depois de soldar o chassi, vale a pena fazer um tratamento térmico de envelhecimento para restaurar as propriedades.

Oxi-acetileno não produz boas soldas em alumínio, isso quando consegue soldar, logo não perderia tempo. 

Quanto ao chassi, parece bem robusto, não sei por que me lembrou o The Mortician, hehehehe!

Abraços,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Abr 05, 2010 7:26 pm
Adição de ultima hora, sabia que tinha algo bom para você nos bookmarks:

http://www.weldreality.co...m-welding-2.htm Wink

Se eu fosse você faria o chassi de outra forma, quais ferramentas e máquinas você tem disponível?

Abraços,
Dudu

piloto01

Level 11
11556266 xp

Local:
matão / SP

Equipe:
Speedy Rage

piloto01

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 06, 2010 1:28 pm
Olá evristow . link muito interessante , contem varias informações que eu ainda não conhecia. Muito bom !

A liga de alumínio que irei utilizar ainda não sei  Wink  O dono da loja não soube informar ainda .

E sobre maquinas que tenho, para solda aqui em casa só tenho a MIG de 250A e uma solda elétrica. O oxi-acetileno é de um camarada aqui. 

Este modelo de estrutura estou fazendo porque o robô já está muito pesado e esta até agora foi a melhor! Na foto ele esta bem vazio mas com umas treliças que coloquei a sua estrutura ficou muito rígida . ela mesmo inteirinha de ferro ficou leve, com o alumínio vai ficar mas ainda, é o peso que estou precisando matar !

Eu estava pensando em fazer ele com duas chapas de 10mm , como uma bolacha, ficaria bem melhor, mas um pouco mas caro.

Qual seria sua sugestão ?

PS:  Parecer com o  The Mortician  Twisted Evil  só espero que ele cause os mesmos efeitos atuais  Twisted Evil 

Tem um vídeo dele aqui:

Grato pela respostas até mais.
Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza

CmtePiu

Level 1
1075217 xp

CmtePiu

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 07, 2010 1:04 pm
Olá?!
Não sei qual é o seu recurso financeiro para aplicar em um projeto, mas uma coisa eu sei.
O ideal seria fazer a peça saindo de um bloco de alumínio cortado e trabalhado na forma que quer.
Como se fazem as rodas de alumínio...um bloco trabalhado no torno e na fresa.
Não tem emenda e nem solda.
Sei que é trabalhoso e pode sair caro, mas com certeza...nada irá quebrar.
Talvez...se fizer em 2 partes e parafusar as partes para junta-las.

Foi só uma ideia.
Espero que ajude em algo.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Abr 07, 2010 2:19 pm
CmtePiu,

CmtePiu Escreveu:
...mas com certeza...nada irá quebrar.
Heheheh doce ilusão... Wink Em combate de robôs as coisas quebram mesmo quando feitas de uma peça só. Claro que ajuda muito, mas normalmente o preço para um robô grande não vale a pena, por exemplo todos robôs da RioBotz até até 3lbs são feitos a partir de um bloco sólido; no caso do Mini Touro, Alumínio 7050 e no Micro e Pico Touros, Magnésio AZ31B. Mas já vi chassis monoblocos trincarem e até quebrarem. Só para você ter uma ideia, o preço do Alumínio aeronáutico, como as ligas 7050, 7075 e 2024, gira em torno de R$ 35,00 por quilograma. Como a densidade dessas ligas é 2.7g/cm³, no caso de um robô de com dimensões de 60 x 25 x 10cm (acho que deve ser próximo do robô do piloto, usei o paquímetro no fundo da foto como escala), seriam 40.5kg, dando R$1417,50 só de Alumínio! Agora colocando na conta, o custo da usinagem ou mesmo dos equipamentos para tal, caso não se possua, o preço final pode ser bem alto. Sem mencionar que dos 1417 reais pagos pelo material, a maior parte iria virar cavaco Sad Piloto, Só sabendo a liga é possível saber qual o melhor processo para a solda, de qualquer forma, dentre as opções que você dispõe, a MIG é de longe a melhor. O gás inerte¹ protege a solda de oxidação, que no caso do Alumínio formaria cristais de Alumina, Al2O3, que é muito dura, mas também absurdamente frágil a impactos. A solda eletrodo possui outro problema ela é a que transfere mais calor para as peças a serem soldadas, logo a ZTA seria muito maior e o material ficaria ainda mais fragilizado. Sem dúvida nenhuma a melhor configuração para esse tipo de robô é a formada por duas chapas, era exatamente isso que eu estava pensando. Se você tiver acesso a fresadora, dá para usinar umas bolsos na placa de forma a formar costelas, minimizando o peso da estrutura, mas ainda mantendo a rigidez necessária. Vale a pena dar uma olhada no Fiasco, hobbyweight da foto abaixo: Abraços, Dudu 1 - MIG para quem não sabe é a sigla para Metal Inert Gas, normalmente Argônio ou Hélio expelidos pela tocha, servindo como escudo para evitar que haja reação entre a poça de solda e o ar. Quando o gás é o CO2, que não é inerte, a solda passa a se chamar MAG, Metal Active Gas.

CmtePiu

Level 1
1075217 xp

CmtePiu

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 07, 2010 2:56 pm
Legal, Dudu.
Obrigado mesmo.
Apenas vi o quanto estou aprendendo e com esse tópico, percebi que estou no caminho certo.
Para um leigo como eu, concluir algumas coisas só por assistir, ler e estudar o fórum e ver que estão certas...É um elogio e me faz sentir bem.
Sei que podem quebrar, já vi a velocidade fazer coisas que até DEUS dúvida.
Não só a velocidade de impacto, mas o jeito e o ponto onde bater faz a diferença.
A casca do ovo é um exemplo, porém o que me deixou feliz foi quando disse sobre duas chapas.
Em relação aos preços e o material que será "jogado fora" é um absurdo.
A aviação seguiu o caminho da usinagem de peças, ou seja, hoje em dia a quantidade de rebites em uma aeronave diminuiu muito em função de arrasto e resistência de material.
os aviões supersônicos são construídos com materiais que chegam a dilatar até 30cm do original com o calor de atrito gerado pelo ar, o concorde e o SR-71 são um exemplo disso.
As características de resistência do material utilizado é engraçada, pois ao esfriar após um vôo a liga se esfria e recupera a sua condição original de como se nunca fosse usada.
Titanium, carbono e outras ligas. 
Não digo que é para construir um robô com esse material, seria absurdo de caro.
Mas estou tentando mostrar como pode ter algumas ideias em formas que a natureza mostra como ser a mais eficaz.
Os mais inteligentes modos entre estrutura e resistência com locomoção e armas de combate natural, com certeza são os insetos.
vejo muitos documentários sobre o assunto.
tem um bichinho marítimo, senão me engano é a lagosta ou algo parecido...ele tem uma arma que simplesmente é um martelo,mas a porrada de impacto deste martelo, quebra qualquer coisa.
O dispositivo criado é simplesmente fascinante e com certeza pode ser adaptado como uma arma para robô.
Tem um curso curto de deslocamento, gasta pouca energia e é fatal. Lógico, que cada um tem sua função em determinado meio, ambiente ou situação para qual foi desenvolvido, mas são as ideias que valem.
Só para ter uma idéia...uma capa de kevlar...acho que é isso. material á prova de bala. Leve, resistente,mas é caro demais.
Voltando ao assunto do alumínio, uma coisinha que pode servir...se der para fazer as chapas com alguns pontos onde serão encaixados na outra, pode ajudar a aumentar a resistência.
Seria uma coisa que além de ter posição para montar, só serve para a outra peça.
Conexão macho e fêmea...entendeu?!
lembre-se...sou iniciante e apenas um entusiasta.
Atenciosamente,

RWP

Level 4
4790059 xp

Local:
Campinas / SP

RWP

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 07, 2010 4:19 pm
Referente a solda em aluminio, realmente o mais apropriado é usar uma solda MIG, porém a solda só irá ficar boa se você esquentar a peça de aluminio próximo ao seu ponto de fusão, para que seja bem soldado.

Essa informação tive com um soldador de experiência, porém como faz alguns anos não a absoluta certeza se foi exatamente isso que ele me disse, mas sobre esquentar o aluminio, disso tenho certeza.

piloto01

Level 11
11556266 xp

Local:
matão / SP

Equipe:
Speedy Rage

piloto01

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 07, 2010 5:57 pm
Fico grato pelas respostas dos amigos neste tópico . Com isto me ajudando bastante. 
Já decidi vou usar a MIG mesmo. Por  ter o melhor custo e beneficio.

E sobre a estrutura do robô acho que vai ser de tubos mesmo ou se não de cantoneira 
de alumínio, sobre a solda ele não ira ser inteiramente soldado. Será apenas algumas partes
o restante será aparafusado, este projeto é um pouco antigo, mais ou menos uns dois anos.

fiz bastante testes com vários materiais inclusive madeira. O que resultou a este tipo de estrutura que até agora pelos testes tem se comportado muito bem . 
CmtePiu, sobre o bloco de maciço  como o Dudu falou ficaria um pouco caro e acho que pela dimensão para ficar resistente teria que ser bem robusto logo ficaria pesado demais .

E mais, só pra ver como todo mundo seque uma mesma linha de raciocínio . todas as dicas citadas pelos amigos como o bloco maciço, o robô Fiasco do Team Velocity e o The Mortician foram minhas inspirações, principalmente o The Mortician.

Dudu, descobrir o as medidas do meu robô por um paquímetro que deixei perto isto foi bem louco!!!

Fico muito grato por hora. Até mais turma.

É complicado não ter lugar pra testar o robô Evil or Very Mad

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Abr 08, 2010 2:48 pm
Piloto,

Nesse tipo de robô vale muito a pena fazer uma Analise por Elementos Finitos (FEA) e para chegar a uma estrutura que maximize a rigidez levando em rotação o sentido de rotação da lâmina. Com isso você poderia saber exatamente onde colocar as treliças, onde soldar e onde aparafusar. 

Hahahah a técnica de descobrir medidas por fotos usando alguma coisa nelas para escala realmente assusta as pessoas! Na verdade usei duas coisas na foto, o paquímetro para chutar as medidas do robô e a tocha que está ao lado para saber qual o tamanho do paquímetro, a dúvida estava entre 6" e 8", é o primeiro, acertei? Claro que saber a categoria ajuda bastante Wink

De curiosidade, quais os componentes usados no robô, por que pode dar para otimizar o desenho em função deles Wink

Abraços,
Dudu

piloto01

Level 11
11556266 xp

Local:
matão / SP

Equipe:
Speedy Rage

piloto01

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 09, 2010 8:36 am
olá. evristow e demais amigos 

estou colocando um documento com a relação de peças e componentes utilizados no robô 
e algumas modificações feitas. 

logo estarei preparando um documento mais elaborado, com mais detalhe das peças e outros componentes.

até mais

ANEXOS:

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Abr 09, 2010 1:20 pm
Piloto,

Gostei de ver! Parabéns pelo projeto e pela execução!

Se você permitir gostaria de te dar algumas dicas para tornar o robô ainda mais competitivo Wink 

Arrow Arma: A forma como os enxertos (pontas) estão presos coloca os parafusos sob tensão cisalhante e potencialmente em uma luta, batendo contra um robô duro, os parafusos vão quebrar. O ideal seria uma lâmina mais grossa, para que seja possível aparafusar os enxertos sofrendo compressão no impacto. Caso isso não seja possível, você pode usar enxertos mais grossos com canais usinados, de forma que boa parte da energia do impacto seja transferida para a lâmina.

Arrow Arma: Qual o aço dos enxertos? No Brasil é possível comprar aço ferramenta S1 ou H11 que atingem alta tenacidade e resiliência quando temperados, o preço não é muito mais caro do que a aço 1095.  

Arrow Arma: Os quatro parafusos que prendem a polia a lâmina também estão sob tensões cisalhantes. O maior problema não é isso, na verdade qualquer furo aumenta a concentração de tensões por um fator de 3, logo os furos na lâmina são um problema maior ainda! Existem diversas formas de resolver isso, a melhor é usinar um colar que rosqueie sobre a polia, pressionando-a contra a lâmina, que não precisaria mais dos furos. 

Arrow Estrutura: Pelas fotos dá para ser mais compacta, o que poderia te salvar algum peso. 

Arrow Estrutura: O corte das barras para acomodar o motor da arma tirou grande parte da rigidez do chassi, isso pode ser resolvido soldando um X dentro dos triângulos. 

Arrow Locomoção: As rodas estão muito para trás, muito longe do dentro de massa do robô. Se der para chegar elas mais para a frente o robô rodará muito melhor. Dê uma olhada na posição da rodas do Mortician 2008/2009, depois da mudança ele se tornou um robô ainda mais eficiente.

Arrow Eletrônica: Pelo que vi vocês estão usando relés em bang-bang acionados por  microswitches e servos, existem sistemas mais eficientes e não tão mais caros. Na verdade é possível ter PWM e reversão usando como referencia a queda de tensão produzida pelo potenciômetro que tem dentro do servo, vale muito a pena ler os o site do Paul Hills de cabo a rabo, especialmente os seguintes links:

http://homepages.which.ne...ollersBody.html
http://homepages.which.ne...Generators.html

Acho que com essas mudanças o robô seria muito competitivo, além disso elas não são caras, principalmente se você já vai fazer outro chassi mesmo. Uma forma de otimizar o projeto é desenha-lo, você não precisa de um CAD cheio de recursos para ter bons resultados, eu sempre começo os meus desenhos no Impress (alternativa do OpenOffice ao Powerpoint), que além de gratuito gera arquivos suficientemente pequenos para enviar por e-mail. 

Abraços,
Dudu

piloto01

Level 11
11556266 xp

Local:
matão / SP

Equipe:
Speedy Rage

piloto01

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 09, 2010 3:01 pm
Obrigado evristow, estas fotos que estão no documento, já não são muito recentes, foram feitas varias modificações.

Eu abaixei ele um pouco, antes era roda de 6 polegadas, agora são 5 e ele está um pouco mais curto também.

As treliças foram modificadas, estou utilizando o Cosmos do Solidworks, eu achei aonde posiciona-las de tal forma a ter mais reforço.

A eletrônica também mudou, esta ai dos servos motores é de um antigo robô que tenho elas foram mais para um teste.eu estou fazendo alguns testes com o circuito dos servos motores, Eles ligados a optoacopladores são suficiente para acionar uma ponte-H com mosfet, são colocados dois deles, um invertido do outro, onde antes era ligado o motor e depois ligado aos gates da ponte-H

Vou tirar umas fotos novas e também postar alguns esquemas elétricos aqui em breve

Ótimos links, tem muita coisa que sei que foi tirada deste site.

Até mais!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Abr 09, 2010 7:52 pm
Opa! Ficarei no aguardo!

Estava pensando aqui, acho que esse tópico poderia mudar o nome para algo como "Equipe SpeedRage - Capetinha" e virar um build report, o que acha?\

Abraços,
Dudu

piloto01

Level 11
11556266 xp

Local:
matão / SP

Equipe:
Speedy Rage

piloto01

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 09, 2010 9:33 pm
evristow . Eu ficaria contente se você pudesse fazer isto.
Ir para página 1 2 3  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido