^ Retornar ao
Competições : Spektrum Série AR permitida? 
Responder ao Tópico
Autor Mensagem

pedse

Level 19
19248157 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 9:08 am
   Assunto: Spektrum Série AR permitida?
Responder com citações

Olá,

Estava navegando pela página do Robot MarketPlace e me deparei com isso:

"1/8/10
Great news for robot builders using, or thinking up upgrading to, one of the Spektrum 2.4Ghz radio systems! You are no longer limited to just using the old DSM1 BR6000 receiver to be legal in most robot combat tournaments. If you are using the DX5e, DX6i, or DX7 transmitters, you can now safely use the DSM2 5-channel AR500 or the new DSM2 6-channel AR6110 receivers, which is a nice small fit even for smaller robots. We have thoruougly tested these, and they will actually failsafe properly with all popular speed controllers!"

Isso é válido para as Competições da RoboCore? Eu gostaria de saber porque receptores DSM2 são mais avançados que o antigo BR6000, dificultando muito possíveis interferências.

Abraço,
Pedro

evristow
Moderator
Level 109
109660606 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 3:09 pm
Responder com citações

Pedro,

Se tiver failsafe em todos os canais como estão falando não vejo nenhum motivo para não ser utilizado. Assim mesmo verificaria com a Spektrum se a informação procede.

O BR600 nada mais é do que o AR6000 com mudanças no código para ter fail-safe em todos os canais. Cá entre nós não sei por que não implementar fail-safe em todos os canais...

Abraços,
Dudu

pedse

Level 19
19248157 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 4:26 pm
Responder com citações

Dudu,

Na verdade eu estava me referindo a modelos com técnologia DSM2, como o AR6110, que é menor e superior ao BR6000. 

Segundo o Robot MarketPlace:

Good News for Robot Builders!
This receiver (AR6110) has been tested to bind quickly and FAILSAFE properly on ALL CHANNELS with the following Spektrum Transmitters:
DX6i
DX7
DX5e
What does this mean? Well, for one, you no longer have to rely solely on the BR6000 (An older DSM1 receiver), but can now match a real DSM2 receiver with your DSM2 transmitter, to be legal for robot tournaments!

This receiver is a very small size, perfect for smaller robots.

Caso a informação esteja correta o receptor conta com failsafe em todos os canais quando usado com os rádios DX6i DX7 e DX5e, e assim sendo, aprovado nas competições da RoboCore, certo? Se assim for este pode ser a alternativa perfeita para robôs menores, como dito no site da RMP.  Wink 

Obrigado.

Abraço,
Pedro

evristow
Moderator
Level 109
109660606 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 5:34 pm
Responder com citações

Pedro,

Eu sabia que você estava se referindo ao AR500 e AR6110 Wink. Apenas citei o caso do AR/BR6000 como referencia, para mostrar que fail-safe em todos os canais deveria ser algo padrão nos receptores de sistemas que suportam tal característica. Não tem motivo para não implementar, certo? 

A tecnologia DSM2 é realmente superior, mas para o nosso uso não faz tanta diferença, já que ela resolve o problema de interferência a longas distâncias. Esse problema é o que limitava o uso de receptores DSM a parkflyers e aeromodelos menores. Como a arena é pequena e os pilotos ficam perto não é uma questão crítica, mas deve ajudar alguma coisa.

A grande vantagem do DSM2 frente ao DSM é nos enlaces com rádios DSM2. Ao usar um receptor DSM em um rádio DSM2 o enlace é mais lento, em alguns rádios como o DX6i a questão as vezes é problemática: já fiquei mais de 10 minutos para fazer o primeiro enlace (bind) entre um DX6i e um BR6000!

Caso a informação de que o AR500 e o AR6110 tenham fail-safe em todos os canais proceda eles poderão ser usados sem nenhum fail-safe adicional. Qualquer receptor pode ser usado desde que respeitadas as frequências e codificações estabelecidas nas regras e que o robô atenda os itens da inspeção de segurança, o que pode ser feito com a implementação de fail-safe na(s) eletrônica(s), em um circuito intermediário entre a(s) eletrônica(s) e receptor.

Meses atrás esbarrei com um tópico no fórum da RFL comentando que o AR500 poderia ter fail-safe em todos os canais, mas o mesmo morreu sem conclusão. Estou para comprar um rádio DSM2 também (DX7), se a informação proceder será uma mão na roda!

Abraços,
Dudu

pedse

Level 19
19248157 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 5:46 pm
Responder com citações

Dudu,

Obrigado pelos esclarecimentos. 

Abraço,
Pedro

Wurs
Moderator
Level 31
31713342 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Equipe:
Uai!rrior

MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 1:06 pm
Responder com citações

Pelo que eu havia estudado sobre estes receptores ano passado, os mesmos possuem sim Fail-safe, mas não em todos os canais, apenas em alguns.
Claro que se forem usados os canais com fail-safe no robô, por mim, maravilha!
Não existe problema nenhum.

Não precisa ter fail-safe em todos os canais.
Apenas nos canais que vc vai usar.  Wink 

Se vai usar 3 canais.
E o novo Receptor de 6 canais tem 4 fail-safe! Ótimo, mais que o que será usado.
Não pode é o contrário, usar canais sem segurança.

Pelo que lembro o AR500 (5 canais) Tinha fail-safe em todos os canais Menos o Acelerador. O Hendrikx está usando ele, melhor perguntar para quem usou o produto. Very Happy 
Já o AR6110 (6 canais) é mais novo, tem que olhar no site da Spektrum.

Grande abraço

Wurs

pedse

Level 19
19248157 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 2:23 pm
Responder com citações

Wurs Escreveu:
Pelo que eu havia estudado sobre estes receptores ano passado, os mesmos possuem sim Fail-safe, mas não em todos os canais, apenas em alguns.
Wurs Escreveu:
Pelo que lembro o AR500 (5 canais) Tinha fail-safe em todos os canais Menos o Acelerador.
Segundo o Robot MarketPlace, ambos o AR500 e o AR6110 foram testados e possuem Fail-safe em todos os canais, quando usados com os rádios: DX5e, DX6i e DX7. No manual do AR500 está escrito o seguinte: AR500 Failsafe •Prevents unintentional electric motor response on start-up.  •Establishes low-throttle failsafe if the RF signal is lost.  •The AR500 removes servo output pulses to all channels except the throttle channel during failsafe.  •The AR500 throttle failsafe position is stored via the throttle stick position on the transmitter during binding Ou seja, ele desliga a saída de todos os canais exceto o acelerador durante o failsafe. Porém, a posição do acelerador no momento do "binding" é armazenada e será ligada durante o failsafe. Logo, é só deixar o acelerador na posição neutra ou desligada durante o binding, que o receptor desligará todos os canais incluindo o acelerador durante o failsafe. O mesmo se aplica ao AR6110.
evristow Escreveu:
Cá entre nós não sei por que não implementar fail-safe em todos os canais...
Acho que já sei a resposta: Há failsafe em todos os canais, exceto o acelerador, sendo que este é programável. Visto que este tipo de receptor é projetado primeiramente para aéromodelos, eu acredito que o motivo deste canal não desligar o pulso "naturalmente" é que no caso de um aéromodelo poderia haver uma perda de sinal momentânea, caso o failsafe desativasse o acelerador, o modelo iria cair, agora, caso o acelarador continuasse a uma certa velocidade, ele poderia continuar um vôo estável por um certo período de tempo, possibilitando que o sinal fosse recuperado. Bom, esta é minha opinião, com o pouco que entendo do assunto, talvez valesse a pena confirmar com alguém da área. Abraço, Pedro

Wurs
Moderator
Level 31
31713342 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Equipe:
Uai!rrior

MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 3:15 pm
Responder com citações

pedse Escreveu:
AR500 Failsafe Ele desliga a saída de todos os canais exceto o acelerador durante o failsafe. Porém, a posição do acelerador no momento do "binding" é armazenada e será ligada durante o failsafe. O mesmo se aplica ao AR6110.
Ora Ora!! Então está Ótimo! Maravilha! Very Happy
pedse Escreveu:
evristow Escreveu:
Cá entre nós não sei por que não implementar fail-safe em todos os canais...
Acho que já sei a resposta: Há failsafe em todos os canais, exceto o acelerador, sendo que este é programável. Visto que este tipo de receptor é projetado primeiramente para aéromodelos, eu acredito que o motivo deste canal não desligar o pulso "naturalmente" é que no caso de um aéromodelo poderia haver uma perda de sinal momentânea, caso o failsafe desativasse o acelerador, o modelo iria cair, agora, caso o acelarador continuasse a uma certa velocidade, ele poderia continuar um vôo estável por um certo período de tempo, possibilitando que o sinal fosse recuperado. Bom, esta é minha opinião, com o pouco que entendo do assunto, talvez valesse a pena confirmar com alguém da área.
Elementar meu Caro Watson! Very Happy hehehe Também julgo ser este o principal motivo. Já para Receptores de "terra" o melhor é desligar tudo mesmo, assim o Automodelo para e não bate em nada que possa estraga-lo. Agora, a opção de progamar estes novos receptores "AR" na hora do Bind. Torna todos estes aptos ao uso em robôs. Muito legal, pois aumenta a gama de opções para os construtores. Grande abraço Wurs
Responder ao Tópico Todos os horários são GMT - 3 Horas
ROBOCORE Índice -> Competições
Página 1 de 1

Ir para:  
Você não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido