LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4
Autor
Mensagem

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Out 02, 2009 10:01 am
Biribinha atômica
Igor,

45HRC é um pouco mais duro que o recomendado para eixos finos de 4340, mas está próximo dos valores ótimos Very Happy Como as rodas não são expostas você não deverá ter problemas. 

Quanto ao disco, por que a escolha da cementação ao invés de uma tempera completa com alívio de tensões por revenimento? 

Se der - sei que você deve estar montando a arena agora - depois mande umas fotos Very Happy

Abração,
Dudu

et

Level 20
20903081 xp

Local:
São Paulo / SP

Equipe:
ANDROIDOSS

et

Responder com citações
Mensagem Dom Out 11, 2009 9:47 pm
Biribinha atômica
Perderam pro ceguinho!!!

Dudu

Com a cementação podemos obter alta dureza superficial(0,8% carbono) com um nucleo ductil(0,2% carbono)sem ter que recorrer ao recurso de dentes parafusados.
 Apos a cementação a arma foi temperada e revenida.

Igor Duran

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Out 12, 2009 10:15 am
Biribinha atômica
Hehehehe perderam mesmo Razz Cá entre nós, você estava devendo um robô faz tempo, Hehehehehe! Parabéns por que ficou show mesmo!

Valeu pela explicação do porque da cimentação, imaginei que fosse algo do gênero ou alguma característica do material usado.

Depois posta umas fotos dos eixos, devo usar uma caixa similar a P60 no meu projeto aqui no UK, então já estou pensando em modificações para ela Very Happy

Abração,
Dudu

et

Level 20
20903081 xp

Local:
São Paulo / SP

Equipe:
ANDROIDOSS

et

Responder com citações
Mensagem Seg Out 12, 2009 1:56 pm
Biribinha atômica
videos adicionados na secção midia:

biribinha Vs Brutus
biribinha Vs cascudo
biribinha Vs Jubileu

Igor Duran

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Ter Jan 05, 2010 4:35 pm
Biribinha atômica
Comentário:
gente esta biribinha não parece ter sido feita em casa,po pra mim isto parece dificil de faser pois eu sou inisciante até por que eu quase botei fogo na minha casa otro dia
Alguém dá uma gramática pra esse cara... "Iniciante" com "sc" é sacanagem... Quanto ao robô: aquela rampa tem 2,2Kg??!! Surprised Me pareceu mais fino... Outra coisa: o que ocorre com os materiais quando sofrem tratamentos térmicos? Digo isso à nivel molecular...

Wurs
Moderator
Level 33
33652800 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Jan 06, 2010 10:56 am
Biribinha atômica
Jeff,

Metais, quando solidificados, formam uma rede Cristalina.
Os elementos desta rede e a forma dela define a resistência do metal, sua elasticidade, etc..

Quando se mistura outro metal, criando uma "liga metálica" esta rede cristalina muda, dando novas características a liga.
Formam-se novos tipos de "cristais" por assim dizer.

Até ai, tranquilo.

Porém, quando vc deforma (amassa) ou bate com um martelo, em alguns metais e suas ligas, sua rede cristalina se alonga e se aproxima tornando-se mais Forte.
Estes são Metais que ganham Resistência por conformação!

Outros metais precisam de "Choques Térmicos" para melhorar sua rede cristalina.
Isso é dado com a Têmpera.
Na têmpera são formados novas estruturas cristalinas, como a "Cementita" em aços, ou  o aprisionamento do átomo de cobre em Duro-alumínios. 
Estas mudanças dadas pela Têmpera, criam estruturas mais fortes, tornando a peça mais dura, ou resistente a atrito, etc...

Este é um assunto acadêmico bem longo, hehhehe 
Resumi muito! Caso queira saber mais, recomendo que procure algum livro sobre "Têmperas dos Aços" Ou "Têmperas em Ligas não Ferrosas".

Grande abraço

Wurs

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Qua Jan 06, 2010 4:40 pm
Biribinha atômica
Muito obrigado pelo esclarecimento.

O que eu queria saber era só o que ocorre "superficialmente", se entendi bem é a reorganização dos átomos na hora do choque térmico.

Grato!

Derick

Level 3
3953268 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Derick

Responder com citações
Mensagem Qui Jan 07, 2010 9:30 am
Biribinha atômica
Comentário:
"Choques Térmicos"
Acho que estes choques térmicos que o Wurs falou é quando, num tratamento térmico, a taxa de resfriamento altera a estrutura do material, tornando-o mais duro, mais resistente etc.
Comentário:
Quanto ao disco, por que a escolha da cementação ao invés de uma tempera completa com alívio de tensões por revenimento?
Comentário:
Outra coisa: o que ocorre com os materiais quando sofrem tratamentos térmicos? Digo isso à nivel molecular...
Comentário:
O que eu queria saber era só o que ocorre "superficialmente", se entendi bem é a reorganização dos átomos na hora do choque térmico.
Já que esse é o tópico do biribinha, e eu conheço um pouco do assunto, acho que posso ajudar a responder, (apesar de que já houve uma resposta à primeira pergunta), com o tratamento que foi usado nele. Quando se está tratando de modificação da superfície, naturalmente você está falando de um tratamento termoquímico, que no caso do biribinha foi a cementação. A cementação não é simplesmente a reorganização dos átomos na hora do choque térmico, pois além de “reorganizar” os átomos de carbono no ferro, também é adicionada certa porcentagem deles (ou seja, alterou a composição química da superfície), tornando a superfície, neste caso, mais dura (propícia para causar estragos). No entanto, mantém um núcleo tenaz, o que permite que ele absorva impactos na região elástica do material sem que este entre na fase plástica, mas é preciso tomar cuidado, pois existem vários tipos de cementação (líquida, sólida ou gasosa) e a necessidade da têmpera ou do tipo de têmpera tem de ser bem avaliada. aderindo ao comentário do Wurs,
Comentário:
Este é um assunto acadêmico bem longo, hehhehe
Obrigado, espero ter ajudado. Abraços, Derick Araujo

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Qui Jan 07, 2010 1:03 pm
Biribinha atômica
Comentário:
Já que esse é o tópico do biribinha, e eu conheço um pouco do assunto, acho que posso ajudar a responder, (apesar de que já houve uma resposta à primeira pergunta), com o tratamento que foi usado nele. Quando se está tratando de modificação da superfície, naturalmente você está falando de um tratamento termoquímico, que no caso do biribinha foi a cementação. A cementação não é simplesmente a reorganização dos átomos na hora do choque térmico, pois além de “reorganizar” os átomos de carbono no ferro, também é adicionada certa porcentagem deles (ou seja, alterou a composição química da superfície), tornando a superfície, neste caso, mais dura (propícia para causar estragos). No entanto, mantém um núcleo tenaz, o que permite que ele absorva impactos na região elástica do material sem que este entre na fase plástica, mas é preciso tomar cuidado, pois existem vários tipos de cementação (líquida, sólida ou gasosa) e a necessidade da têmpera ou do tipo de têmpera tem de ser bem avaliada.
Quando eu mencionei "superficialmente", eu me referia a o que acontecia a grosso modo. A minha dúvida era o que mudava em um determinado material quando submetido à esses tratamentos. De qualquer forma obrigado pelas respostas, muito esclarecedoras!

Gianotti

Level 2
2137309 xp

Local:
Itajubá / MG

Gianotti

Responder com citações
Mensagem Sab Jan 09, 2010 5:10 pm
Biribinha atômica
Aumenta a dureza, resistência mecânica.
Diminui a usinabilidade, a soldagem, tenacidade.
Isso para tempera em geral.

Cada tratamento (tempera, revenimento, cementaçao, austempera, martempera, nitretaçao, solubilizaçao, normalizaçao, assim vai) interfere de um modo diferente no material.

o google daria uma boa ajuda para oq vc quer especificamente, nada vem mastigado, vc poderia colocar o seu ponto de vista e discuti-lo a respeito do assunto.

abraço

http://www.uairrior.unifei.edu.br
Ir para página Anterior  1 2 3 4

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido