LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3  Next
Autor
Mensagem

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Seg Set 07, 2009 7:30 pm
Novo 12 lbs: Baphomet!!!
Nome: Baphomet
Categoria: Hobbyweight (5,5kg)
Arma: Barra horizontal giratória

A geometria deste robo foi fortemente inspirada no robo americano Fiasco, do Team Velocity.
http://www.teamvelocityro....com/Fiasco.htm

A estratégia deste robo é utilizar a elevada potencia da arma e causar danos decisivos nos adversarios.

Seguindo a expressão " A melhor defesa é o ataque", o robo utiliza-se do grande alcance da barra giratória para causar exitação nos ataques do adversário, compensando, de certa forma, a menor robustez da estrutura.

Por causa da grande velocidade da arma (4000RPM), preve-se grande instabilidade durante os combates (tutorial Riobotz Pg 215). Tambem há grande possibilidades de danos ao proprio robo após os impactos contra os adversarios ou a arena.

Thumbnail, clique para aumentar.
Eu pretendo colocar as imagens do Solid Works, mas minha senha expirou, quando conseguir outra eu atualizo. Principais componentes: Chassi: Chapa de Al 7075 3/8" Barra: AL 7075 2"x1"x10" Dentes: Aço 4045 Motor arma: Brushless Outrunner Turnigy 50-55A http://www.hobbycity.com/...?idProduct=2102 Motor locomoção: Brushed DC motor Pittman com caixa de redução (6:1). http://www.robocore.net/m...opic&t=2001 Controlador arma: ESC Turnigy Plush 80A com BEC http://www.hobbycity.com/...?idProduct=3727 Controladores Locomoção: Lextronic (versão Beta) Rodas: Colson Performa 4" http://www.robocore.net/m...categoria=Rodas Baterias: 6S LiFePo http://www.robocore.net/m...egoria=Baterias Tabela de Pesos: http://spreadsheets.googl...amp;output=html ___ Neste link encontra-se um trecho traduzido do tutorial da Riobotz sobre o desenvolvimento de Spinners. http://docs.google.com/Vi...xhhkz_9f86bcscr ___ Para trabalhar o mais próximo possivel da realidade, diversos prototipos funcionais estão sendo construidos em MDF, por ser um material relativamente resistente, barato e de facil manuseio, na Leroy Merlin de São Paulo é possivel encontrar retalhos a R$2,00 cada. http://img216.imageshack....8573/002bne.jpg Toda a estrutura da foto foi construida em uma tarde, utilizando ferramentas comuns, como serra tico-tico e furadeira à bateria (B&D 12V). ___ Locomoção___ Para a locomoção usarei os Pittmans comuns da Sta. Ifigenia. Realizei algumas otimizações, a caixa de redução original é envolvida por um tubo de aço e utiliza muito espaço desnecessario.

Última edição feita por Mimos em Qui Fev 03, 2011 8:52 am; editado 12 vezes no total

the_edge

Level 14
14099890 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:
WickedBotz

the_edge

Responder com citações
Mensagem Seg Set 07, 2009 7:41 pm
sera que eh um mini crap  Very Happy

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Seg Set 07, 2009 10:03 pm
Horizontal Bar Spinner com certeza!

the_edge

Level 14
14099890 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:
WickedBotz

the_edge

Responder com citações
Mensagem Seg Set 07, 2009 11:43 pm
Eh mais um spinner pra da trabalho  Twisted Evil

essa eletrônica, lextronic, é aquela do ormiga neh, 
tbm estou usando nos meu hobby são muito boas mas ela só fornece 50% da tensão máxima da bateria pro motor, então estou usando 2 Lipo 3S em serie pra dar 12V no pittman

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 12:00 am
Essa parte do 50% eu não sabia. Eu estava usando 70% ( o rate do meu Dx5 estava em Lo) de 50% de 19,8V. 

Realmente achei que o robo estava muito lento!!!

Alexandre tem como dar algumas dicas?

the_edge

Level 14
14099890 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:
WickedBotz

the_edge

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 12:17 am
sim pelos testes que eu, Vetor e o leo_tuba fizemos é 50% mesmo pois ao medir a RPM da roda do cunhadinho com o stick pra frente ateh o talo a rpm da roda chegava a 1050 se não me engano, (obs:a roda tem 5'' Twisted Evil ), jah com o motor recebendo os seus 14.4V devidos a RPM chegaram a 2000.

Gianotti

Level 2
2137309 xp

Local:
Itajubá / MG

Gianotti

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 12:23 am
Q massa o projeto...
Só uma curiosidade, sobrou quanto de peso pra arma?
Está muito bem estruturado, 3/8 de parede da estrutura.
Geometria bem proxima do fiasco mesmo heim?
hauhahuahuahua........

Tá ae um projeto legal de ver em combate na categoria hobby...

http://www.uairrior.unifei.edu.br

Ormiga

Level 7
7398254 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 1:23 am
Fala Galera,

O problema é que acabei programando o fundo de escala para funcionar entre 1 e 2ms ao invés de 1,2 a 1,8ms (como a maioria dos ESCs). Estava até conversando com o Lenz e até falei pra ele que o fundo de escala etava entre 1,2 e 1,8ms, mas acabei me enganando.

Esse problema pode ser resolvido de algumas formas:

1- Ajustar o "Travel Adjustment": Caso o rádio seja configurável ponha o valor máximo da escala. No Spektrum Dx6i dá para chegar até 150%, fazendo o pulso do PPM ir de 0,75 a 2,25ms. OBS: A variação de potência na eletrônica acontece proporcionalmente entre 1 e 2ms, mas se o sinal durar entre 0,8 e 2,2ms a eletrônica encara qq valor entre esses limites e os limtes da proporção como +100% (entre 2 e 2,2ms) e -100% (entre0,8ms e 1ms).

2- Checar o mix do rádio: Nos mix ELEVON e V-TAIL observamos que o stick só dava 100% no motor quando estava nas diagonais, e quando estava para frente/trás ou esq/dir ele dava 50%. Nos robôs da riobotz (todos os hóckeys e hobbies usando lextronic)  os motores chgam até 100% apenas mudando o mix, e  o rádio é um Dx6i. OBS: Um osciloscópio ajuda bastante a entender os mix do rádio. Meça a duração dos pulsos na saída dos canais utilizados

3- Mandar para um recal aqui em casa: Eu reprogramo com o fundo de escala desejável e mando de volta com o custo do correio só. (entrar em contato por MP nesse caso).

4- Esperar o próximo lote que vai possuir fundo de escala configurável entre outras coisas mais heheheh. Agora que elas passaram pela prova de fogo (hóckey e hobbie no WC) vai sair da versão beta  Laughing e, se tudo sair como o planejado vai estar à venda alguns dias antes do ENECA.

Qualquer dúvida é só falar, e se for o caso de mandar para troca de fundo de escala eu faço assim que receber e mando de volta no dia seguinte.

ATENÇÃO!!!!!! Não usem essa eletrônica ou qualquer outro Speed control ligados à mesma bateria que um Victor, pois senão QUEIMA!!! Por experiência própria o victor queimou todos os tipos de speed control que tentamos usar junto com ele exceto os para motores brushless. Monitoramos a tensão da bateria com um osciloscópio e vimos que quando ligamos algum motor com um Victor aparecem picos de tensão altíssimos na bateria (na ordem de 100V). Imagno que isso ocorra pela falta de diodos de circulação na ponte H do Victor, mas ainda não olhei o projeto para confirmar. Esses picos de tensão são suficientemente grandes para estourar as junções de FET's de outros ESCs menos potentes.

Abração

Ormiga

Level 7
7398254 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 9:15 am
Quem preferir eu posso mandar somente o CI controlador já programado e vocês fazem a troca, só é preciso ter um pouco de habilidade para dessoldar chip SMD e soldar um novo. Daí depois vcs mandam para mim o que vocês tiraram. 

Abração

robertordf

Level 4
4738347 xp

Local:
São Paulo / SP

robertordf

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 10:51 am
Tá ficando bem legal César! Qual deve ser +- o peso e espessura da arma?

Ormiga Escreveu:
Fala Galera, ATENÇÃO!!!!!! Não usem essa eletrônica ou qualquer outro Speed control ligados à mesma bateria que um Victor, pois senão QUEIMA!!! Por experiência própria o victor queimou todos os tipos de speed control que tentamos usar junto com ele exceto os para motores brushless. Monitoramos a tensão da bateria com um osciloscópio e vimos que quando ligamos algum motor com um Victor aparecem picos de tensão altíssimos na bateria (na ordem de 100V). Imagno que isso ocorra pela falta de diodos de circulação na ponte H do Victor, mas ainda não olhei o projeto para confirmar. Esses picos de tensão são suficientemente grandes para estourar as junções de FET's de outros ESCs menos potentes. Abração
Isso não é devido a ultra baixa frequencia (120Hz) de chaveamento do Victor e pelos capacitores beeem pequenos dele? Pode ser que para essa frequencia a indultância do motor não seja suficiente para deixar o ripple mínimo. Já testaram usando shunt com mag e motores pequenos no osciloscopio? Também testaram a influência da indultância do fio da bateria nesses picos de tensão? Talvez uma solução bem simples seja colocar capacitores bem grandes e com alta capacidade de corrente na entrada do Victor.

Equipe ThundeRatz - POLI-USP

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 11:23 am
O valor fornecido para os Pittman pelo ESC caiu como uma luva, já que a caixa de redução do mesmo não aguenta overvolt.

Ainda preciso definir a geometria e o peso da arma, tenho a opção de fazer inteira de aço ou de aluminio com os dentes de aço, tudo vai depender do peso disponivel.

Vou montar uma planilha no Excel para estimar o peso, sem o Solid vou ter que calcular tudo.

Ormiga

Level 7
7398254 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 11:24 am
Roberto,

Não acho que a frequência seja o problema, afinal de contas, por mais ripple que tivesse, a tensão máxima não ultrapassaria a tensão da bateria. A indutância do fio da bateria poderia ser um problema, mas daí o pico de tensão apareceria na entrada da ponte H, e não na bateria, sem contar que usamos fios curtos para evitar isso.

O problema já aconteceu com um motor pequeno tambem, usamos para acionar um Dewalt e o problema foi o mesmo, estourou os outros controladores. E o teste no osciloscópio também foi feito com um Dewalt.

Realmente eu acho meio estranho a falta de diodos de circulação por um motivo, a maioria dos FETs já vem com um diodo de circulação interno, mas a única forma que eu vejo desses picos aparecerem é a falta deles.

Ainda vou fazer mais testes e olhar o circuto do victor, pra falar a verdade não fui nem eu que fiz os anteriores, eu pedi pros calouros fazerem e me passarem os resultados. Tendo qualquer novidade eu posto aqui no fórum.

Abraço

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 11:52 am
Alguem ai sabe quanto pesam:

Um parafuso M5x20?
A CG40 Vendida no Site?
Um par de conectores Dean?

Grato

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 5:15 pm
Mimos Escreveu:
Alguem ai sabe quanto pesam: Um parafuso M5x20? A CG40 Vendida no Site? Um par de conectores Dean? Grato
Fala Cesar! O parafuso pesa em torno de 5g, se for tipo allen. Deans pesa cerca de 5g o par. A CG40 deve pesar umas 30g. essa eh melhor vc ver com igor... abraços.

A EQUIPE MAIS UNIDA DO BRASIL!!! =)

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

vano

Level 7
7099317 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
SALVADOR VIPERS

vano

Responder com citações
Mensagem Ter Set 08, 2009 9:44 pm
o robo ta massa, mas qualé  a intensao dele?... sair medindo os adversarios com aquela régua de inox?
heheueuhe.
Ir para página 1 2 3  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido