SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

Kovinsk

Level 0
131930 xp

Kovinsk

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 3:48 pm
Motor de parafusadeira
Tenho uma parafusadeira que funciona com um conjunto de três baterias recarregaveis, todavia essas baterias são muito fracas e nem sempre me permite chegar ao final de um trabalho, por isso gostaria de adaptar nela uma fonte para ser ligada na rede eletrica.
Ai vem o problema. Com as baterias ou pilhas comuns ela funciona, mas quando ligo qualquer fonte que seja ela não vai. Ja tentei varias fontes, de 6v de 9v de 3v e até uma paraguaia que tem uma chavinha que almenta a voltagem de 2.5v a 12v, mas nenhuma funcionou. Porém quando espeto ele no PC pelo USB o motor vai que vai... Se alguem poder me dar uma dica da fonte que devo usar ou se estou fazendo algo de errado eu agradeçeria muito...

Kovinsk

Level 0
131930 xp

Kovinsk

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 4:13 pm
Motor de parafusadeira
Já ia me esquecendo o nome do motorzinho é RS380S-4128

Eu já tinha visto um topico parecido aqui, mas quando vi o topico não foi levado a conclusão nenhuma, alias como lá foi pedido como prova se colocar o motor na fonte do micro ela funciona sim...

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 4:44 pm
Motor de parafusadeira
Pode não estar funcionando por vários motivos, principalmente estes dois:
Arrow As fontes não suportam a corrente necessária requerida pelo motor;
Arrow As fontes são chaveadas e não suportam o pico de corrente gerado na partida do motor;

A melhor alternativa é usar baterias com mais capacidade (medida em mAh) ou fazer uma fonte não chaveada que aceite o motor. 

Quanto a ligar na USB... bem é um ótimo jeito de queimar a saída USB... 

Abraços,
Dudu

Kovinsk

Level 0
131930 xp

Kovinsk

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 7:39 pm
Motor de parafusadeira
Pode não estar funcionando por vários motivos, principalmente estes dois:
Arrow As fontes não suportam a corrente necessária requerida pelo motor;
Arrow As fontes são chaveadas e não suportam o pico de corrente gerado na partida do motor;

A melhor alternativa é usar baterias com mais capacidade (medida em mAh) ou fazer uma fonte não chaveada que aceite o motor.

Quanto a ligar na USB... bem é um ótimo jeito de queimar a saída USB... 

Então mano, usar baterias não é bem minha intenção. Eu gostaria muito de poder fazer esta coisa funfa com uma fontezinha, o USB foi rapinho... hehehehe... Só teste, até mesmo porque o PC é um que uso para fazer manutenção, então... sem problemas...
Mas fiquei interessado na sugestão de eu poder fazer uma fonte não chaveada... Você poderia me dizer como faço isso???

Agradeço a resposta e aguardo outras...
Valeu... Very Happy

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 1:43 pm
Motor de parafusadeira
Independente do computador, ligar um motor a USB é muito arriscado, te garanto que se queimar você não vai ficar feliz, independente do uso da máquina Wink

Eu particularmente adoro a liberdade de movimento que uma parafusadeira sem fio porporciona, por isso sugeri baterias com mais capacidade. Dependendo da ferramenta a modificação não é complexa e o mesmo carregador pode ser usado, só vai demorar mais para carregar, assim como demorará mais para descarregar.

Mas como você realmente quer ligar na tomada, fazer uma fonte não chaveada não é muito complexo. Você precisará de um trafo (transformador) com entrada 110/220 (dependendo da tensão da sua tomada) e saída com tensão de Vm/sqrt(2) (tensão do motor sobre raiz de 2); uma ponte retificadora de diodos e capacitores, lembrando que todos os componentes precisam suportar a tensão e corrente requeridas pelo motor em funcionamento com carga.

Para encontrar um circuito desse gênero, basta pesquisar na internet, é um dos mais comuns. Já dei o caminho das pedras Wink

Abraços,
Dudu

MFRX123

Level 0
-570740 xp

Local:
Uberlandia / MG

MFRX123

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 2:09 pm
Motor de parafusadeira
A melhor coisas que você pode fazer seria medir a voltagem do seu USB pegar uma fonte com a voltagem mais próxima, e verificar se a fonte aguenta um bom pico de energia provavelmente funcionará normalmente Exclamation

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 2:29 pm
Motor de parafusadeira
MFRX123,

Não é necessário medir a USB, é um padrão bem conhecido e documentado, a tensão é 5V e a corrente máxima suportada 500mA, por isso há o risco de queimar a saída ou até a placa mãe ligando um motor nesta saída.

Isso acontece por que os motores quando ligam geram um pico de corrente muitas vezes superior ao valor consumido em rotação plena. A explicação rápida pode ser dada pelo torque ser proporcional a corrente puxada e no inicio da rotação há uma grande necessidade de torque. 

Esse é o mesmo motivo pelo qual fontes chaveadas de qualidade desarmam ao ligarmos um motor a elas, a proteção contra surtos desarma o circuito devido ao pico de corrente. Isso vale para fontes de parede pequenas e fontes de PC de boa qualidade, as que não desarmam, não são seguras, simples assim. 

Claro que também depende do tamanho do motor, mas no caso é um motor grandinho RS-380, que já puxa alguma corrente. No caso de um motor pequeno pode até funcionar, mas nunca é recomendado ligar um motor à uma fonte chaveada.

Abraços,
Dudu

Kovinsk

Level 0
131930 xp

Kovinsk

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 11:03 pm
Motor de parafusadeira
Então, eu concordo pela praticidade de uma parafusadeira sem fio, mas trabalho em uma mesa e sempre que preciso e isso é quase sempre, da máquina, ela me deixa na mão. E tenho que usa uma máquina gigante e pesada de mais, tenho uma parafusadeira Bosh, pesa mais ou menos 3 kg, é muito pesada, mas fazer o que... 
Quero sim ligar esta, pois ela é bem levinha e vem com um monte de chaves e com um adaptador onde posso usar até chaves ALI, num sei como escreve...
O caminho que vc me deu não é caminho das pedras, mas caminho de pedras... hehehehe... Tenha paciencia comigo, sou totalmente leigo. Voltagem sobre rais... Meu me matou...
Mas... Vou ver o que consigo...
Toda via não estou desistindo de ajuda... estou no aguarde de algo mais simples... 
Por enquanto valeu....

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Ago 21, 2009 11:35 am
Motor de parafusadeira
Mais simples que uma fonte desse tipo é complicado, mas como te disse existem diversos circuitos com passo-a-passo na internet.

Quanto ao caminho ser de pedras ou a você ser leigo, isso é condição temporária, afinal todos temos capacidade de aprender, basta querermos, certo? Wink

Voltagem sobre raiz não é o problema, acontece que quando retificamos uma corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC), ocorre um ganho de tensão da ordem de raiz de 2. Não vou entrar nos detalhes do motivo, ai a matemática iria ficar mais chata. Assim o transformador ter saída de Vm/sqrt(2) nada mais é do que uma medida de segurança para não queimar a sua aparafusadeira. Afinal quando retificarmos essa tensão teremos (Vm/sqrt(2))*(sqrt(2)), os termos se cancelam e você terá Vm, que é a voltagem do motor. 

Façamos o seguinte, para te ajudar mais, preciso de mais informações:
 Arrow Tensão da aparafusadeira (Volts - V);
 Arrow Capacidade das baterias (miliamper hora - mAh);
 Arrow Tempo máximo que você consegue trabalhar com a aparafusadeira com uma carga;
 Arrow Corrente consumida pelo motor em vazio e com carga;

Abraços,
Dudu

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido