^ Retornar ao
Iniciantes : Fazer um controle sem fio 
Responder ao Tópico
Autor Mensagem

mandioca

Level 0
153224 xp

MensagemEnviado: Qua Ago 12, 2009 3:39 am
   Assunto: Fazer um controle sem fio
Responder com citações

Olá,comecei a fuçar o site um tempo atrás mas logo parei por que não achei o que eu queria, pesquisei bastante mas não achei nada que eu queria, mas agora voltei a procurar e estou entusiasmadíssimo...

Gostaria de produzir meu próprio controle remoto sem fio para construção de um carro. 
Pode ser um simples com funções básicas, por isso gostaria da ajuda de todos, tenho um conhecimento básico sobre o assunto e gostaria que respondessem essa minha dúvida ensinando a fazer um com respota nesse tópico mesmo ou com a criação de um tutorial.

Agradeço desde  a todos que colaborarem e se alguém encontrar algum site com o assunto gostaria que postasse aqui o link.

Obrigado.
Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta
Moderação: Pesquise antes de criar um tópico
Prezado usuário, antes de criar um tópico, por favor pesquise entre os existentes utilizando para isso a função Buscar, existem diversos tópicos tratando sobre este tema.

pedse

Level 19
19248157 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

MensagemEnviado: Qua Ago 12, 2009 8:18 am
Responder com citações

mandioca,

Em primeiro lugar, qual é sua definição de "controle remoto sem fio"?

Se for Rádio Controle você não pesquisou o suficiente, já existe um tópico sobre o assunto aqui no fórum. Tente usar a ferramenta de busca, eu achei na primeira tentativa e tenho certeza de que se você se empenhar um pouco vai achar também.

Agora, sobre o Transmissor, vou dar uma dica. Não é tão simples, na maior parte das vezes vale mais a pena comprar um pronto. Tanto pelo preço, tanto pela qualidade, a não ser que você tenha conhecimento prévio no assunto.

O assunto do tópico ficou muito estranho... Primeiro pelo "fazendo controle sem fio" que seria bem melhor se substituído por "Como fazer Rádio Controle". Mas o pior foi o "(nao dexem de postar)", isso piora e muito a sua chance de obter respostas. Eu por exemplo, quase que não respondo por causa disso, e se não fosse por isso eu teria até passado o link. 

Para terminar, Pesquise antes de postar, já existe um tópico sobre o assunto

Abraço,
Pedro

mandioca

Level 0
153224 xp

MensagemEnviado: Qua Ago 12, 2009 2:34 pm
Responder com citações

Olá, o que eu quero construir é um controle remoto sem fio para fazer um carro de controle remoto sem fio, tenho em mente fazer um simples, as funcoes que eu desejo são que ele esecute e ir pra frente, ir pra trás, virar à direita e virar à esquerda, apenas essas 4 funções.

Gostaria de saber como faço para esse projeto se concretizar e para que execute essas funções.

Obrigado.

jinn_reeso

Level 3
3814080 xp

Local:
Olinda / PE

Equipe:
Gladiadores

MensagemEnviado: Qua Ago 12, 2009 4:28 pm
Responder com citações

O mais barato acho que seria compra um carrinho de controle e pegar os módulos transmissor e receptor dele, mas se você quer fazer pra aprender tem esse tópico aqui http://www.robocore.net/module.....amp;t=1556

meneziin

Level 3
3627262 xp

Local:
São João Nepomuceno / MG

MensagemEnviado: Qua Ago 12, 2009 10:22 pm
Responder com citações

jinn_reeso Escreveu:
O mais barato acho que seria compra um carrinho de controle e pegar os módulos transmissor e receptor dele, mas se você quer fazer pra aprender tem esse tópico aqui http://www.robocore.net/module.....amp;t=1556
At já pensei uma vez atrás em fazer isso, só que só daria se o carro fosse original e você tivesse o "mapa" da placa eletrônica tanto do controle, tanto do carro, pois assim os comandos se encaixariam já que eles tem que se encaixar em " 'direita'/'direita' "; " 'frente'/'frente' "; etc...

mandioca

Level 0
153224 xp

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 2:32 am
Responder com citações

desculpem me pela criaçao do topico mas eh que gostaria de saber como faço pra construir meu proprio trnsmissor e receptor para controlar 2 motores e que os motores girem o eixo nos 2 sentidos

obrigado

pedse

Level 19
19248157 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 8:01 am
Responder com citações

mandioca,

Eu vou tentar explicar de forma bem clara para você entender. Já deu para entender que você quer fazer um transmissor e um receptor, você não precisa ficar falando isso. O problema não é só a pergunta, é o lugar onde ela foi feita. Por favor pare de postar a mesma coisa no lugar errado.

Quanto ao projeto, eu vou te adiantar que não vai dar certo. Sem querer te desiludir mas se ninguém falar, você vai perder tempo e dinheiro. O pior é que você não quer fazer apenas o transmissor, você quer o receptor também, você também não quer fazer os cristais? Ou será que você estava pensando em fazer um 2.4Ghz? Será que você sabe o que isso significa pelo menos?  Laughing  Um rádio controle não é tão simples assim, compre um carrinho, daqueles bem ruinzinhos e virá um controle junto, use ele. Será bem melhor do que tentar fazer o seu, pelo menos por enquanto. Se você quiser algo mais profissional (não sei pra que), faça o investimento e compre um Spektrum ou um Futaba, existem outros bons mas estes são os que eu já usei.

Continuando, recentemente eu percebi, na minha classe mesmo, que algumas pessoas tem o conceito de que para fazer os motores funcionarem, é só conecta-los de alguma forma ao o receptor, mas isso só funciona no caso de servos. Para motores DC comuns, você vai precisar de uma eletrônica de controle. Já viu que não é tão simples? Caso não, tem mais coisa.... Mas a eletrônica de controle não interpreta o sinal vindo diretamente do rádio, exceto algumas de maior complexidade, mas acho que não é o caso. Então você precisa de uma placa de sinal também, que vai passar a modulação de PPM para PWM, a qual pode ser usada para ativar a eletrônica de controle.

Agora, Pesquise, Leia, e se dedique a isso se você quiser ter sucesso, porque se continuar assim que você não vai conseguir mesmo.

Se mesmo assim você falar: "mas eu quero fazer o meu rádio", então faça o seu rádio. Mas faça pesquisando primeiro e não diga que ninguém avisou.

Espero não ter falado demais, e desculpem qualquer coisa.

Abraço,
Pedro

OBS.: Este tópico já está fazendo hora extra na minha opinião, se você quiser continuar, eu acho que seria mais apropriado o fazer nos tópicos antigos que já existiam sobre este mesmo assunto.

jinn_reeso

Level 3
3814080 xp

Local:
Olinda / PE

Equipe:
Gladiadores

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 2:29 pm
Responder com citações

Verdade pedse, passei o link de um outro tópico que fala justamente sobre como fazer um transmissor e receptor bem básico para ver se a discussão passava para ele, mas não adiantou Sad

mandioca, leia todo o tópico que eu mandei, lá tem ensinando, basta só ir lendo as mensagens.

mandioca

Level 0
153224 xp

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 2:59 pm
Responder com citações

amigo, desculpe -me...

mas eu comprei um carro(desses baratos)somente para pegar o sistema de controle sem fio.Mas vi que o sistema nao é muito complicado (aparentemente)e tinha em mente criar um,mas se você sugere para não fazer isso ,ok!

Já pesquisei e vi que muitos aconcelham a comprar um pronto, mas gostaria de criar o meu proprio por isso eu criei esse tópico, para alguem postar como criar um,(nem que fosse um mais simples ainda)mas nimguem postou o que eu queria,ok.vou pesquisar mais para ver se encontro algo do tipo que quero,e de qualquer forma agradeço pela sua ajuda e compreensao.

Obrigado a todos.

mandioca

Level 0
153224 xp

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 3:02 pm
Responder com citações

desalcupe mais o link que você passou parece ser bom ,mas algumas fotos que foram postadas no tópico nao abriram em meu computador, por isso o motivo da incistencia,obrigado a todos.

jinn_reeso

Level 3
3814080 xp

Local:
Olinda / PE

Equipe:
Gladiadores

MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2009 3:26 pm
Responder com citações

oks, então ta explicado, essas fotos são justamente de um "tutorial" para fazer o transmissor e receptor. Sem conseguir abri-las fica difícil. Vou mandar o link delas pra v se você consegue visualizar: 

http://img178.imageshack.us/i/.....o1ud2.jpg/
http://img101.imageshack.us/i/.....o2gy5.jpg/
http://img101.imageshack.us/i/.....o2gy5.jpg/
http://img168.imageshack.us/i/.....o3sl1.jpg/
http://img177.imageshack.us/i/.....o4vs4.jpg/
http://img529.imageshack.us/i/.....o5om0.jpg/
http://img529.imageshack.us/i/.....o6kb1.jpg/

se você não conseguir visualizar tente atualizar/mudar seu navegador de internet

tilt

Level 2
2507604 xp

Local:
São Carlos / SP

MensagemEnviado: Sex Ago 14, 2009 4:54 pm
Responder com citações

Nossa , recordar é viver!!
Lembro-me de ter visto esta revista (as imagens acima) em 1997 quando ainda estava no curso técnico!!

Cara, acho que posso dar como uma dica um transmissor e receptor de 433MHz ASK/OOK são módulos baratos. Não requer muuuuuuuuuita experiencia e da para fazer aplicações remotas simples...Pesquise um pouco pela web que tem projetos prontos...
Apenas uma sujestão...
abs,
T I L T

jinn_reeso

Level 3
3814080 xp

Local:
Olinda / PE

Equipe:
Gladiadores

MensagemEnviado: Sex Ago 14, 2009 11:59 pm
Responder com citações

Sim sim, existem soluções mais praticas e ate mais baratas, mas como eu acho que a ideia era fazer algo bem "basicão", então acho que esse circuito antigo é o mais próximo da ideia de realmente criar os módulos Smile
Responder ao Tópico Todos os horários são GMT - 3 Horas
ROBOCORE Índice -> Iniciantes
Página 1 de 1

Ir para:  
Você não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido