Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Autor
Mensagem
Valeuz! O tutorial da riobotz é realmente fantastico! eu estive lendo ele pela manhã. O unico problema é que como o manual é muito técnico numa área que não é a minha eu me perdi em muitas partes. Vou relê-lo muitas vezes até realmente entender tudo. Mas você me ajudou muito no casa da caixa de redução. Agora estou um pouco encucado com esse papo que você começou sobre tempo de descarga ser diferente de autonomia. Estamos falando de bateria, não é? Bom, vou frisar que até hoje só mexi com SLA, então é a única referência que eu tenho, não adianta começar falando de LiPo que eu vou me confundir...Que diferença é essa entre autonomia e tempo de descarga? se são coisas diferentes precisa me ajudar a entender como e porque...
Pelo jeito o projeto vai ficar otimo pedse, boa sorte com ele, tomara que eu consiga organizar o meu pessoal e montar um boa robo tambemE concordo com você Angel, o tutorial da RioBotz é otimo, ainda mais para iniciantes como eu
Um abraço a todos, Isac
Agora meu robô tem nome, e se chama Magnum I. Angel_of_Doom, Vou tentar explicar melhor a questão da autonomia e da capacidade de descarga. A autonomia é o tempo que a bateria consegue fornecer uma certa corrente, até que precise ser recarregada. A capacidade de descarga, é a capacidade que a bateria tem de fornecer uma corrente contínua, sem sobre aquecer. Quando eu digo que a bateria tem capacidade de descarga 25C e por isso ela consegue descarregar sua capacidade em 2,4min, isso não quer dizer que a bateria dura 2,4min, e sim que ela pode ser totalmente descarregada em 2,4min, e isso é bom, sendo que o combate dura apenas três minutos, então não adianta a bateria ter uma capacidade enorme se ela não consegue descarregar essa energia nos três minutos. A autonomia é o tempo que a bateria dura, o que no combate de robôs, só precisa ser maior que três minutos. Uma autonomia muito grande seria desperdício de peso, espaço e dinheiro. Só é recomendado, em alguns tipos de bateria, que a autonomia seja de cerca de quatro minutos para que elas não sejam descarregadas completamente, o que pode causar danos às mesmas. Espero que tenha entendido agora. Abraço, Pedro
Alguma luz começa a surgir, mas ainda meio nublada.... Primeiro a unidade ainda não me diz muita coisa.. "25C" já vi em outros tópicos valores como 8C, mas não consegui aiiinda entender claramente o que essa unidade representa. Outra coisa é que se entendi direito a autonomia é o tempo normal da bateria dentro do valor nominal dela e a descarga é quando forçamos ao limite de consumo dela a capacidade dela descarregar. Estou certo? Ou seja, ela vai fornecer mais corrente que a nominal de maneira que possa dar tudo de si sem esquentar e sem sobrar muito após o fim da batalha pois o que sobra é peso morto. É isso? Nossa! Nunca imagine que houvessem tantos detalhes assim em robótica! é uma especialização à parte!
Level 27
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
pedse Escreveu: Quando eu digo que a bateria tem capacidade de descarga 25C e por isso ela consegue descarregar sua capacidade em 2,4min, isso não quer dizer que a bateria dura 2,4min, e sim que ela pode ser totalmente descarregada em 2,4min, e isso é bom, sendo que o combate dura apenas três minutos, então não adianta a bateria ter uma capacidade enorme se ela não consegue descarregar essa energia nos três minutos. |
pedse Escreveu: A autonomia é o tempo que a bateria dura, o que no combate de robôs, só precisa ser maior que três minutos. Uma autonomia muito grande seria desperdício de peso, espaço e dinheiro. Só é recomendado, em alguns tipos de bateria, que a autonomia seja de cerca de quatro minutos para que elas não sejam descarregadas completamente, o que pode causar danos às mesmas. |
Sigma, Se entendi direito o que você falou, 1C seria o tempo normal de autonomia da bateria seguindo o valor nominal dela, correto? então quanto maior esse "C" menor o tempo dela.. por exemplo... se 1C da bateria é 3h então 2C seria 1,5H e 3C seria 1H.. é isso?
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Fala Pedro, Gostei do projeto, mas tenho algumas críticas construtivasO robô está com muitos espaços vazios, é possível compactar um pouco mais o desenho, de forma que o uso do peso possa ser mais eficiente. Eu tiraria a caixa central de eletrônica e distribuiria os componentes dentro do robô, como a bateria entre os motores e a parede frontal, eletrônica se receptor no meio. Com os componentes melhores distribuídos dá para aproximar os motores deixando o robô menos largo e comprido, o peso economizado poderia ser investido na pá ou na estrutura. Um rammer, como conversamos antes, precisa de muita força e velocidade para empurrar os seus adversários, não acho que as caixas de redução da Banebots com motores RS-385 (ou mesmo o Grauppner 400) sejam a melhor escolha, como te disse antes, ira de Dewalts. Existem duas caixas para RS-385 da Banebots, uma de 28mm e outra de 36mm, a segunda seria a melhor escolha, porém a P60 (para motores maiores) seria uma melhor ainda! As rodas da colson são uma boa escolha... talvez eu escolhesse uma um pouco mais larga ou até duas por eixo, para ter bastante tração, fundamental para um Rammer. ;D A estrutura imagino que seja de alumínio, mas e a pá? O que você decidiu? Acho interessante ter mais uma opção, uma dura para usar contra robôs tipo rampa, twacks e rammers, e outra mole, para usar contra spinners, de forma a amortecer a energia cinética deles sem sofrer muito
No mais o projeto está muito bom, nem parece de alguém que está começando em combate de robôs, parabéns! Angel_of_Doom, Recomendo dar uma lida no capitulo 8 - Baterias do tutorial 2.0 , as respostas para essas dúvidas estão no texto
Abração, Dudu
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |