Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Autor
Mensagem
Olá pessoal da Robocore, estou planejando fazer uma fresadora CNC para PCI mas estou com algumas duvidas. Primeiro quero saber se para a confecção de circuitos impressos por esse método é necessário uma fresadora "especial", ou seja projetada para a confecção de circuitos. Pesquisei nesse site www.cncmania.com.br e encontrei um material legal para fazer a fresadora mas não sei se a mesma é voltada para essa função, outro ponto que eu quero saber é se alguém já fez alguma voltara para PCI pois estou sem paciência para fazer as minhas placas de circuito pelos métodos tradicionais no qual já me desgastaram demais, principalmente para a furação com aquele furador que diga-se de passagem é um trabalho de cor... ficar furando a placa com aquilo. Como estudo mecatrônica nada melhor do que um sistema que faça todo o trabalho pesado para mim neh!?Também quero saber se da para controlar uma fresadora diretamente pelo software Eagle que utilizo muito para fazer os circuitos ou como posso passar o meu circuito já feito para que o CNC desenhe o mesmo?. Enfim queria saber se alguém já fez alguma e onde possivelmente eu posso estar fazendo a minha com um custo acessível?. Grato a todos!!!!
leotronica, Legal sua ideia. Quanto a parte que seria corroer, eu não sei se vai ser muito interessante. Quanto a parte dos furos, realmente, é horrível furar com furadores e eles particamente não furam placas de fibra de vidro. Usar uma furadeira tambem não é muito prático. Uma CNC fazendo os furos seria muito legal. Tente pesquisar sobre os gerbers, com certeza em algum deles vai ter dados para vc fabricar a placa. Quanto ao eagle, talvez de pra fazer um script para que ele controle sua fresadora. boa sorte com o projeto, Poste seus avanços. Vou tentar pesquisar alguma coisa, qualquer coisa te aviso.
leotronica, Controlar direto a cnc pelo eagle eu acho meio improvavel... Procure sobre programas que controlan ela pela porta paralela do pc (como o TurboCNC, que é gratuito) e que usam arquivos em codigo G para fresar... Aí é so achar algo (programa)pra converter as imagens geradas das placas no eagle para o codigo G. (alguem me corrija se eu estiver errado, por favor..hehe) abras
Eu digo logo de cara que é inviável, pois será muito dinheiro investido, para pouco retorno. Vou te dar uma idéia melhor... ao invés de criar uma CNC para fazer furação e o desenho da placa, faz uma maquina onde utilize foto-celula, onde ela le seu desenho e onde tiver furo no desenho ela fura com um punção para vc. E para passar o desenho para a placa, existem plotters especificas. Existe uma técnica, que vc deve conhecer (impressão em transparencia), onde vc imprime o desenho com impressora a laser e com um ferro de passar roupa vc tranfere o desenho para a placa, fica perfeito.... Agora em questão de corrosão, só conheço o modo "caseiro" (percloreto). Mas se vc quiser insistir na idéia.... Em questão de programação, se não me engano, o PROTEUS gera desenho em DWG. Onde todos os softwares CAM reconhecem arquivo em DWG.
leotronica, eu venho tentando fazer uma hà algum tempo mas meu conhecimento (a falta deles, melhor dizendo) de mecânica e de microcontroladores ainda não me permitiu entrar na maioria dos detalhes técnicos. Se estamos falando em projeto acho que posso colaborar com algumas ideias: 1 - Impressão Sempre imaginei como seria uma impressora para circuito impresso. deve existir alguma profissional mas não sei nada a respeito. Cheguei a tentar adaptar tinta de caneta retroprojetora em cartucho de impressora. Como o método do ferro de passar exige impressora laser que nunca tive, pensei em recarregar o cartucho com a tinta e imprimir em papel transfix, mas ainda não conseguir encontrar a tinta pra vender separadamente. Por outro lado, acredito que pra quem quer criar uma cnc a idéia mais legal é a de criar uma ferramenta que permita fixar uma caneta retroprojetora comum (talvez mais de uma com espessuras diferentes de ponta) e simplesmente desenhar na placa com a caneta. Nada muito sofisticado, talvez o próprio local onde fixa a broca e a fresa (não sei o nome). 2 - Corrosão Tenho um colega no fundão (UFRJ) que me disse certa vez que por lá tem uma que faz o próprio circuito retirando o cobre da placa com a própria fresa. ficam apenas as trilhas. O assunto não era sobre isso e o comentário foi tipo curiosidade, então não tenho mais detalhes sobre isso. Vou conversar com ele quando encontra-lo on-line e se eu conseguir mais alguma informação eu posto aqui. Se não for dessa forma tem que partir pra imersão mesmo, além do percloreto que leva horas tem outras substâncias. Assisti um vídeo sobre fabricação de placas no youtube e em contato com o cara que postou o vídeo eu consegui a seguinte fórmula: - 1 parte de água oxigenada 130%. - 1 parte de ácido clorídrico 40% - 4 partes de água. Essa fórmula é muito rápida. Eu não cheguei a utiliza-la ainda então não posso dar minha opinião pessoal. Mas segundo o cara, ela tem vida curta, tanto em tempo de vida (3 à 4h após misturada) como em quantidade de placas corroidas. Precisa ainda de local bem arejado pra ser usada por causa dos gases tóxicos que ela inala. Nem cheguei a procurar pois pra aplicação que eu queria o percloreto acabou sendo mais pratico já que tenho bastante em casa. Bom.. não sei se realmente acrescentei alguma coisa que lhe seja útil, mas pelo menos tentei. Espero ter ajudado
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Não é muito complicado fazer uma CNC para fresar placas de circuito impressos e materiais leves. Na verdade existem uma infinidade de projetos disponíveis na internet. Eu mesmo cheguei a projetar uma CNC, contudo para materiais mais duros e com grande área de trabalho, só não o concluí por falta de recursos. Porém os princípios são os mesmos. Particularmente gosto mais do projeto tipo gantry (portigo), no qual a peça a ser cortada fica fixa e a cabeça de corte se move em X, Y e Z. Assim é possível maximizar a área de trabalho, mantendo o volume da máquina mínimo. 99% das CNC caseiras são controladas pela porta paralela, por circuitos próprios para isso, que recebem as informações STEP / DIR e acionam os motores de passo (maioria dos usados) ou servomotores de acordo. O controle é feito através de programas de controle numérico, como TurboCNC (DOS), EMC (Linux), Mach2, DeskNC, FeatureCAM, MasterCAM e outros que rodam em Windows. Esses programas interpretam um código conhecido por G-code, composto de uma série de instruções referentes ao posicionamento dos eixos, velocidade de deslocamento, rotação da ferramenta, etc. O Gcode é gerado por softwares interpretadores, eles fazem a conversão do arquivo do seu projeto em g-code. Alguns programas que controlam CNC, também são interpretadores. Particularmente não gosto do Windows para tarefas de tempo crítico, como controlar uma CNC, já que o sistema pode se tornar instável. O Ideal, independente do sistema operacional escolhido é ter um computador ou instalação dedicada a CNC, com nada instalado além dos programas necessários para o controle desta. Bem o caminho das pedras é por ai... logo basta pesquisar bastante, seguem algumas dicas: www.cnczone.com-> Ótimo fórum sobre CNC em inglês, recomendo! www.cnccookbook.com/ -> Alguns projetos bem interessantes, tutoriais, dicionário de termos técnicos. www.cncroutersource.com -> Tem uma seção muito boa sobre construção de CNCs http://www.cuttingedgecnc...com/cncmain.htm -> Guia para iniciantes baseado nas máquinas Sherline http://technology.calumet...t/275/index.htm -> Curso de G code online gratuíto da universidade de Perdue (IN - EUA) Os sites são em inglês, mas o material é muito bom! Atenção: Muitos acham que CNC é quase uma impressora, não é! Máquinas desse tipo podem ser extremamente perigosas quando em mãos sem o conhecimento para construí-las e/ou opera-las. Portanto CUIDADO! Abraços, Dudu
Galera muito obrigado pela ajuda de todos com meu projeto. Agora estou com mais uma duvida. Sei q n parece ser uma boa ideia isso que eu vou colocar aqui mas para a minha ferramenta eu pretendo usar para fresar os circuitos um motor DC acoplado a uma ferramenta de corte. O motivo para eu fazer isso é porque eu não tenho dinheiro para comprar uma retifica para usar como ferramenta de corte e estou pensando em adaptar um motor de boa velocidade com uma ponta para realizar o corte. Dai o meu problema, eu sou uma mer... em mecânica e n tenho ideia de como eu posso estar acoplando uma ferramenta como uma broca por exemplo na ponta do eixo do meu motor DC. Eu tive um chefe q usou uma cola de dentista para fixar uma mini-broca no eixo do motor, mas para mim essa ideia n é valida eu quero algo que me possibilite trocar de ponta quando necessário. E ai pessoal alguma ideia quanto a isso?
Muito simples... Se não me engano, existem mandril de furadeira de vários diamentros de furo que vai no eixo da furadeira. Procure um que de certo no eixo do seu motor, ou faça uma bucha que junta o furo do madril com o eixo do motor. Qualquer coisa me mande por PM as medidas do mandril e do motor que te faço a bucha.
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |