LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5  Next
Autor
Mensagem

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Ter Out 12, 2010 7:52 pm
Sensor IR
Olá,

Pro emissor você pode usar os mesmos que são usados em controle remoto.

Pro receptor você chega e pede um "foto diodo", explicando que é o "par" do controle remoto, ou até mesmo o receptor do led ir

Abraços.

LUCAS_L

Level 7
7422253 xp

LUCAS_L

Responder com citações
Mensagem Ter Mar 15, 2011 10:24 am
Sensor IR
Oi jeff_pimenta, estou começando a montar o seu sensor para um robô que desvia de obstáculos, mas eletrônica não e exatamente o meu forte (ainda  Crying or Very sad  Crying or Very sad) e vendo o esquema do seu circuito fiquei na dúvida de uma coisa. Ele tem três fios que saem dele um é o Vcc (+5v) o outro é o GND (0v) e o PAD1 (??) o que é este terceiro?? 

Desculpe se estou perguntando besteira, mas falta entender só isso para montar o seu sensor.

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Ter Mar 15, 2011 7:39 pm
Sensor IR
Olá,

O terceiro fio é a saída, por esse fio que você terá 5 ou 0V.

Abraços.

LUCAS_L

Level 7
7422253 xp

LUCAS_L

Responder com citações
Mensagem Qua Mar 16, 2011 8:53 am
Sensor IR
Ah, valeu jeff_pimenta!
3
PauloIdeia

Level 0
0 xp

3
PauloIdeia

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 02, 2011 5:46 pm
Sensor IR
Olá,
Já fiz esse esquema váras vezes mas não e está dando certo.A luz fica acesa direto, e  quando algo se aproxima ela apaga, está funcionando ao contrário (como um usuário postou no início). Testei com um potenciometro de 20k também, mas continuou sem dar certo. Do jeito que tá ficou até com um alcance bom, então o jeito foi usar ao contrário mesmo, quando a saida tá em low, é porque tem algo na frente  Very Happy 
Mas alguém sabe o que pode ser? Já ajustei esse potenciometro milimetricamente, mas não achei nenhum lugar onde o led ficasse desligado, e acendesse com luz IR. É sempre ao contrário.  Sad

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 03, 2011 7:04 pm
Sensor IR
Olá,

Tente inverter a saída negativa pela saída positiva.

Ficaria assim:

Os pinos 2 e 3 ficariam trocados entre si, o potenciômetro na entrada negativa e o fotodiodo na entrada positiva.

Como podem ver no vídeo, a placa funciona perfeitamente. 

A dica que dou é usar uns capacitores perto do AMPOP, pois eu não previ os possíveis ruídos que possam aparecer na alimentação.

Abraços.
3
diguaba

Level 0
40198 xp

Local:
iguaba grande / RJ

3
diguaba

Responder com citações
Mensagem Qui Mai 12, 2011 6:34 pm
Sensor IR
olá, sou novo por aqui e gostaria de tirar umas dúvidas

Vi que usando o amp op lm324 se consegue um alcance maior, mas ele tem 14 saidas enquanto o lm741 tem somente 8. Como eu faria para coloca-lo? usaria aqueles adaptadores e deixaria algumas pernas voando?

os resistores usados são de 1k mas em sites que vendem componentes só acho a medição dele por wats 1/2w 1/4w, qual é correspondente a 1k?

R9- 470r qual seria este componente? e se for um resistor qual seria seu valor?( nao em $)

e por ultimo ( juro que agora acaba) queria alguma loja de componentes na internet pra poder comprar tudo de uma vez, moro no interior e nao posso compra ao vivo

andrebot

Level 3
3400904 xp

Local:
Manaus / AM

andrebot

Responder com citações
Mensagem Sex Mai 13, 2011 2:36 pm
Sensor IR
Bem, aconselho fortemente você a estudar o básico de eletrônica, pelo menos a parte de lei de Ohm e potência (W), é um assunto bastante simples. Assim você entenderá como são vendidos os resistores...

Se apenas encaixar o LM324 no lugar de um 741 não dará certo, procure o datasheet desses componentes na internet e veja o porquê.  Wink
3
diguaba

Level 0
40198 xp

Local:
iguaba grande / RJ

3
diguaba

Responder com citações
Mensagem Sex Mai 13, 2011 5:56 pm
Sensor IR
dei uma procurada na internet e achei o que significa o R de 470R.
uma fuçada nas minhas caixinhas e achei 5 resistores de 1k mas 4 deles sao mini, terei problemas se usa-los ou nao fara diferença?

andrebot

Level 3
3400904 xp

Local:
Manaus / AM

andrebot

Responder com citações
Mensagem Sex Mai 13, 2011 9:27 pm
Sensor IR
Não fará diferença, mas atente para a potência que eles irão dissipar, mas creio que não haverá problemas.
3
eliseumga

Level 0
50349 xp

3
eliseumga

Responder com citações
Mensagem Ter Ago 23, 2011 1:18 pm
Sensor IR
Olá pessoal, vou passar uma dica pra vocês porque quem sabe alguns de vocês não encontre o mesmo problema que eu; ao montar o sensor de IR, o resultado era; o LED indicativo acesso, ao regular o trimpot de 1M, com muita precisão e bem lento, o LED apagava, mas o resultado era que de 1 a 2cm era o alcance do IR, isso quando conseguia, ao relar o dedo em uma das fazes do Diodo o LED acendia ou ao relar o dedo na ponto do meio ou até mesmo em cima do tripot, também acendia..., fiquei tempos tentando e nada, acabei montando outro para ver se o problema era de montagem, mesma coisa aconteceu, bom entrei em contato com o Jefferson, e ele disse, vamos mudar de posição os IR, inverter os lados, ou seja, onde esta o Transmissor, coloque o Receptor, e assim mesma coisa com o Receptor no lugar do Transmissor... Ao testar novamente o Resultado foi 100% funcionou perfeitamente, agora no outro sensor que montei o que aconteceu é que inverteu a situação, ele esta agindo como se fosse um LDR, onde fica apagado o LED, mas ao deixar ele no escuro ele acende, se colocar a mão na frente dos IR, ou seja, na ponta dele não acontece nada, mas com 10 a 15cm se colar na lateral dele, acende o LED, mas com uma intensidade menor no LED, esse problema ainda não resolvi, porque o Trimpot que deve estar com problema, vou trocar o trimpot e fazer novos testes, se der certo, posto o resultado, ok, espero ter ajudado se houver alguem com este problema, abraços t+

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Ter Ago 23, 2011 5:04 pm
Sensor IR
Olá,

Houve um erro de comunicação: não era pra permutar o receptor com o transmissor. O sugerido foi que a permuta ocorresse entre as "pernas" dos componentes, você iria "girar" 180 graus o receptor apenas e soldar, de modo que fosse invertido o lado chanfrado.

Foi recomendado também que fosse testado o emissor, com uma câmera mirada para o mesmo.

Abraços.
3
eliseumga

Level 0
50349 xp

3
eliseumga

Responder com citações
Mensagem Dom Ago 28, 2011 7:19 pm
Sensor IR
Olá pessoal, como viram, interpretei o jeffeson errado, mas deu certo funcionou perfeitamente lembrando que a inversão que fiz matinve os pinos conforme o indicado na placa, apenas troquei os compontes IR de Lado diferente. Mas um conselho siga o exemplo indicado pelo Jefferson, ele é o dono do projeto e sabe do que está falando, ok... abraços....

Leodej

Level 0
70173 xp

Local:
Volta Redonda / RJ

Equipe:
UBM Robotics

Leodej

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 14, 2011 7:06 pm
Sensor IR
OTIMO PROJETO, Começarei a fazer tb, e logo postarei tb resultados!!! Parabéns Jeff Very Happy

cybercarvalho

Level 16
16492046 xp

Local:
São Paulo / SP

cybercarvalho

Responder com citações
Mensagem Qua Out 31, 2012 9:30 am
Sensor IR
Oi Aline, 
Respondendo a sua pergunta, pode sim. Neste caso o potenciometro esta sendo usado como divisor de tensão. vc pode usar 2 resistores para fazer este trabalho. Se vc souber com exatidão a voltagem de referencia que vc precisa gerar para 741, vc pode gerar esta voltagem com um zenner por exemplo.
A desvantagem de trabalhar com resistores e que dependendo da voltagem de referencia que vc precisa obter, os valores dos resistores pode ser fora do padrão. Ja com o potenciometro vc pode ajustar a sua bel vontade.
Para 5V eu aconselharia um potenciometro de até no maximo 10K., sendo que um pot de 1k ja esta de bom tamanho.
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido