CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5  Next
Autor
Mensagem

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 23, 2009 12:42 pm
Sensor IR
Desculpem o texto monstruoso, mas peço que leiam.

Grato.

pedse

Level 19
19248591 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 23, 2009 2:13 pm
Sensor IR
Rodrigo,

Fico feliz em ver que resolvemos o mal entendido e que você corrigiu o PDF. Veja bem, em momento algum tive intenção de criticar sua pessoa, mas sim de relatar minha opinião pelo seu ato.

rodrigosexbot Escreveu:
lembrem-se grandes amizades podem sair de grades encrencas, fiz varios amigos assim. (sem o duplo sentido).
Digo o mesmo. Very Happy
rodrigosexbot Escreveu:
Espero que isso se resolva aqui, pois com certeza vamos nos encontrar ainda em competições, eventos e congressos. Creio que ainda vamos sair para tomar uma birita juntos depois.
De minha parte está resolvido. Wink A birita não vai dar não mas quem sabe um Guaraná... Laughing Abraço, Pedro

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 23, 2009 4:33 pm
Sensor IR
Queria uma oportunidade de réplica também:

Quando escrevi o meu post anterior eu estava de cabeça quente e não medi direito minhas palavras, peço desculpas se atingiu alguém.

Mal entendido desfeito.

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 24, 2009 11:14 am
Sensor IR
OK pessoal da minha parte desfeitas por completa todas as hostilidades.

Grato.

Che. Shocked

jpvolt

Level 6
6596617 xp

Local:
Campinas / SP

jpvolt

Responder com citações
Mensagem Seg Dez 14, 2009 9:42 am
Sensor IR
muito bom!

vou usar para meu projeto!
3
JTanaka

Level 0
-275503 xp

Local:
Manaus / AC

3
JTanaka

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 17, 2010 8:46 pm
Sensor IR
amigo, grato pelo post do circuito, mas eu comprei o material do circuito do jeff porem com o potenciometro de 2k, alguém sabe me dizer em que isso vai dar diferença??

grato novamente

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 18, 2010 10:04 am
Sensor IR
Qual amigo? Jeff, pedro, eduardo, rodrigo, jp.....etc......

Sobre o potênciometro: ele está no circuito porque ele calibra o sensor , a função dele nesse circuito e a seguinte, ele fica na entrada do amp. op assim vc regula a tensão da porta para detectar o nivel de tensão que vem do receptor de IR, po risso um poteênciometro e não um resistor fixo pois algumas caracteristicas fisicas do ambiente em que está imerso o sensor influenciam no seu funcionamento, como por exemplo a iluminação do ambiente, logo vc terá que dar uma mexidinha no pot. para ajustar o amp .op com o sinal que está sendo recebido pelo recptor na outra porta.

Isso funciona assim porque esse circuito faz a comparação das tensões nas suas portas inversora e não inversora, ai dependendo de como vc polariza o bixo ele seta e limpa a saida.
esse tipo de coisa so montado para ver.

Não sei se da para entender o que eu quis dizer, qualquer coisa estamos ai.
Mas recomendo se vc tiver acesso uma consultada no livro do malvino vol 2, pois ele explica bem melhor que eu.

E isso.

Valeu.

Obs: Praticamente não irá mudar nada o pot de 2K , caso não encontre a calibração com ele compre um pot de valor maior tipo 5k, mas com dois é para funcionar.

Che.

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 18, 2010 10:23 am
Sensor IR
Cara dei uma olhada com mais calma acho que vai ficar melhor se vc usar um pot maior porque  a tensão do divisor é em torno de 2,5 V, que a metade da alimetação de 5V. cara caso não de para arrumar o pot maior vc pode colocar um divisor junto com o pot, vc poem um rsistor antes do pot., coloca o pot, e outro resistor depois do pot, e retira a tensão do divisor. Assim pot trabalha mais folgado para calibrar.

Mas tenta com 2k, talves de.

falou.

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 18, 2010 5:42 pm
Sensor IR
Oi Rodrigo...

Desculpe-me, mas não acho justificativa para defender que um valor de potenciômetro maior será melhor para ajustar ou qq outro motivo.

Como vc mesmo já explicou muito bem, o potenciômetro está funcionando como divisor resistivo, então tanto faz o seu valor porque qd o cursor do potenciômetro estiver no meio vc terá sempre 2,5V (se a tensão de alimentação for 5V) independente se o potenciômetro for de 2K, 5K, 10K, 1M...

O que podemos alegar é que: se o valor do potenciômetro for muito abaixo (abaixo de 1K) a corrente que passará por ele (entre VCC e GND) será muito alta (5mA para 1K) desnecessariamente então não tem porque ser tão baixa.

Se fosse uma entrada de microcontrolador precisaríamos tomar cuidado com a impedância de entrada, mas um operacional tem uma impedância de entrada lá na estratosfera... então isso não será problema... tbm não vamos exagerar colocando um potenciômetro de 4,7M Twisted Evil  porque neste caso um ruído externo poderia facilmente bagunçar a referência de tensão gerada pelo potenciômetro.

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 18, 2010 6:58 pm
Sensor IR
É Paulo a pressa é inimiga da perfeição, eu me equivoquei nessa, obrigado pela correção realmente pouco vai importar nesse caso o valor, e se eu não me engano a impedancia de entrada do LM741C e de 2M, bastante coisa, ai é só para calibração mesmo. E que pelo que eu lembro do malvino esse divisor junto da uma força com o ruido que pode aparecer. 
Mas realmnte nosso amigo ai em cima pode mandar bala, cara valeu a revisão.

E obrigado pela parte do bem explicado!

Che.

3
JTanaka

Level 0
-275503 xp

Local:
Manaus / AC

3
JTanaka

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 19, 2010 1:59 am
Sensor IR
obrigado a todos. Circuito montado ... não no protoboard =/ mas espero que funcione.

vamos aos teste ...
agora só uma duvida que já eh meio tarde por aqui então fica pra amanha o teste.

eu liguei os três fios (lembrando: é o primeiro circuito, do jeff) igual como ele ligou o dele nas fotos.. como eu faço pra ligar o sensor?? qual destes eu ligo em que?? meu irmão disse que precisa de um -5v, ele ta certo? onde eu consigo isso? ou eu preciso apenas de um Vcc (5v) e um gnd? eu tenho esses dois no meu microcontrolador Arduino Mega que eu ligo ele e ele me fornece isso.

e só pra não pensarem que eu sou muito burro mesmo, eu não faço eletronica, eu sou de informática mas eu pretendo terminar esse circuitinho pra colocar ele em conjunto com o micro (que aew eu sei programar legal Very Happy)

muito obrigado novamente

Tanaka.

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Sab Fev 20, 2010 10:49 am
Sensor IR
Para testar o circuito, basta liga a alimentação (VCC no 5V e GND no 0V) que o led indicativo irá mostrar as leituras. (isso depois de ser ajustado de acordo com a precisão)

Uma dica é colocar um capacitor entre a alimentação do circuito e do terra, já que o princípio do sensor é comparação de tensão, ele fica muito sucetível a ruídos.

Quanto ao seu irmão ele está certo e errado: alguns circuitos com AMPOP precisam de fontes simétricas, mas não é este caso.

Poste fotos!! Todos nós estamos curiosos e é uma forma de agradecer a ajuda! Wink

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 21, 2010 1:21 pm
Sensor IR
Esse circuito é um amp. op. com alimentação simples, logo você colocará no +Vee = Vcc (5V) e no -Vee= GND, assim o seu sinal de saida será 5 e 0 V.
Rcomendo que dê uma relida no topico pois o jeff explicou bem como fazer as ligações que vc perguntou.
Também no pdf ai em cima vc pode encontrar uma pequena revisão do Malvino que te ajudará a entender o funcionamento do circuito com isso muitos duvidas de ligações serão dirimidas.
Mas qualquer coisa poste com imagens que podemos te ajudar.

Valeu.

Che.

3
JTanaka

Level 0
-275503 xp

Local:
Manaus / AC

3
JTanaka

Responder com citações
Mensagem Dom Mar 14, 2010 12:31 am
Sensor IR
Ai pessoal, depois de muito tempo eu voltei a mexer no meu circuito de novo. Eu consegui montar o circuito, mas só na protoboard, pois o circuito que eu fiz na PCB não funcionou, não sei o que foi que errei. Mas eu irei refazer, e quando fizer, posto as imagens pra vocês verem Very Happy

Mas claro, muito obrigado a todos ai...
E continuem ajudando, pois nós "newbies" precisamos.

Valeu.

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza

DONNYBOT

Level 0
792461 xp

Local:
SALVADOR / AC

DONNYBOT

Responder com citações
Mensagem Dom Set 26, 2010 11:36 pm
Sensor IR
Desculpe, mas alguém poderia descrever qual diodo fotosensor é usado? E qual o receptor também? Agradeço.
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido