LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3 4 5  Next
Autor
Mensagem

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Sex Mai 29, 2009 11:38 pm
Sensor IR
Bom pessoal, por inúmeras dúvidas de iniciantes com relação a sensores IR resolvi postar um sensorzinho de baixo alcance desenvolvido por mim mesmo!

Primeiro vamos ver se o esqueminha presta mesmo ou é "rabo de foguete":

Segue o esquema e o desenho da placa: Passo-a-passo da confecção da placa: Lista de componentes: R1 - 1K R2 - Potênciômetro de 1M R3 - 1K R4 - 1K R9 - 470r IC1 - LM741 LED1 - Foto Diodo LED2 - Led Comum LED3 - Led Infra-Vermelho Agora o sensor prontinho sendo testado:
Se não deu pra entender eu tava testando umas "propriedades" desses sensores ir: quando eu coloco a faca com um ângulo de aprox 45 graus em relação ao receptor o sensor não consegue "ver" a luz ir não detectando nada. Segue em anexo o esquema e desenho da placa para o eagle.

ANEXOS:
Sensor.zip
Tamanho: 31.89 KB
Downloads: 964 veze(s)

Última edição feita por jeff_pimenta em Sex Nov 20, 2009 3:14 pm; editado 2 vezes no total

trovao

Level 3
3973330 xp

Local:
serra azul / AC

trovao

Responder com citações
Mensagem Ter Jun 02, 2009 4:15 pm
Sensor IR
Parabéns !!!
Você desenvolveu uma grande ideia, que servirá muito há todos aqueles iniciantes, que não sabem por onde começar, e que estão sempre perguntando por ideias, para projectos escolares !!
Você esta de parabéns !!
Abraços !!

http://www.youtube.com/wa...h?v=qwN9w9I97Zk

DrSheldonCooper

Level 0
444310 xp

Local:
Pasadena / CA

Equipe:
The Big Bang Team

DrSheldonCooper

Responder com citações
Mensagem Qua Jun 03, 2009 7:09 pm
Sensor IR
Seria muito interessante se voce postasse uma explicação sobre sua técnica para fixar o layout na placa de cobre! 
Seria de grande ajuda para todos!

[]'s

jeff_pimenta

Level 11
11674149 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Sex Jun 05, 2009 2:42 pm
Sensor IR
Obrigado pelos elogios!!

Aqui no fórum sempre tem gente que sabe, porém não tem tempo pra desenvolver essas coisinhas que ajudam os iniciantes. Já que eu to aprendendo ainda, não custa nada postar os métodos que eu usei passo-a-passo.

Comentário:
Seria muito interessante se voce postasse uma explicação sobre sua técnica para fixar o layout na placa de cobre! Seria de grande ajuda para todos!
O método que eu usei foi aquele esqueminha do ferro de passar roupas, não tem segredo nenhum, a dica que dou pro pessoal que não tem sucesso com essa ténica é esfregar bem o ferro na plaquinha e em seguida jogar na água a temperatura ambiente. Fica aí ai idéia: usando dois desses sensorzinhos com um CI ponte-H dá pra montar um folow line bot...

Carianha

Level 0
500245 xp

Local:
SALVADOR / BA

Carianha

Responder com citações
Mensagem Dom Set 13, 2009 9:59 am
Sensor IR
Esse sensor era justamente o que eu estava procurando muito obrigado.

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Seg Set 14, 2009 4:11 pm
Sensor IR
chiasman Escreveu:
jeff_pimenta sou iniciante e estou precisando muito de uma placa como essa porém não entendo aquela linguagem eletronica tipo aquelas setinhas vocÊ sabe onde eu aprendo aquilo?
Chiasman, Basta vc acessar o GOOGLE e digitar algo como eletrônica, simbologia, etc, que vc descobre o que são essas setinhas e outros desenhos... Wink aquela setinha lah em cima, apontando para um "zigue zague" é um dos terminais de um potenciômetro. aquelas setinhas com raios sainda dela são LEDs (diodos emissores de luz) e aquela seta gigante cheia de perninhas eh um amplificador operacional. vc aprende isso em eletrônica básica, analógica e tbm alguma coisa em digital... basta pesquisar... aproveite que hj existe o GOOGLE e ele te dará a resposta, e bem mais rápido que alguem aqui... fora que vc aprende muito mais quando busca uma informação por meio de pesquisa do que perguntando com preguiça e pesquisar... daí, caso vc não encontre a resposta no GOOGLE (coisa dificil de acontecer...) vc vem aqui e perguna, ok? Wink abraços.

A EQUIPE MAIS UNIDA DO BRASIL!!! =)

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

Carianha

Level 0
500245 xp

Local:
SALVADOR / BA

Carianha

Responder com citações
Mensagem Ter Set 15, 2009 9:32 am
Sensor IR
Olá eu fiz o sensor aqui só que estar funcionando ao contrário tipo o led fica sempre aceso e quando eu passo a mão ele apaga  Shocked e só funciona com as luzes da minha casa apagadas  Rolling Eyes  o que será que estar acontecendo ? Eu usei um trimpot de 20k(R2), qual é o ideal para esse sensor? .

Carianha

Level 0
500245 xp

Local:
SALVADOR / BA

Carianha

Responder com citações
Mensagem Ter Set 15, 2009 11:14 am
Sensor IR
Eu inverti os fios nos pinos do ci 2 e 3 só para testar e consegui um ajuste no trimpot que o led acende quando eu passo a mão mais só funciona quando eu coloco o dedo na perna do meio do trimpot ai fica funcionando normalmente , quando eu tiro o dedo o led fica bem fraco e quando eu passo a mão na frente do ir ele fica mais forte. Alguém tem uma idéia do que esta acontecendo será que ouve um engano no esquema do pimenta  e realmente os fios são invertidos e eu devo colocar um trimpot com um valor maior, não sei o que fazer e tipo porque o sensor só funciona quando eu desligo as luzes do ambiente a luz de nossas casa emite infra vermelho? se for por isso será que alguém da uma dica de como esconder os led para protegelo da luminosidade ambiente pois quero usar esse sensor no meu robo de sumo e na competição deve estar tudo iluminado.

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Ter Set 15, 2009 12:36 pm
Sensor IR
se tiver um potenciometro de 1M, troque esse que vc está usando por ele e faça o teste regulando o mesmo... se funcionar, verifique o valor da resistência e então, se for o caso, mantenha ele ou substitua por um de valor que se adeque mais à faixa determinada.  Wink 

abraços.

A EQUIPE MAIS UNIDA DO BRASIL!!! =)

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

Carianha

Level 0
500245 xp

Local:
SALVADOR / BA

Carianha

Responder com citações
Mensagem Ter Set 15, 2009 11:36 pm
Sensor IR
Eu já resolvi meu problema o esquema de pimenta esta correto eu só não estava tendo "delicadeza" Embarassed  para regular o trimpot e funcionou até com as luzes ligada  e com um alcance de  mais de 1m  Shocked.

Mais uma vez obrigado por postar esse esquema aqui Pimenta.

Flw

Eduardo Carianha

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Ter Set 15, 2009 11:40 pm
Sensor IR
Ola Pimenta, gostaria de saber uma pergunta qual a faixa sensovel do seu esquema, porque teho alguns mas esta com mais ou menos 1 cm, mas eu gostaria de ter um com uns 10cm pelo menos. 
Grato.

Che

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Qua Set 16, 2009 12:15 am
Sensor IR
Desculpe pelo post anterior lendo-o não entendi nada, então estou organizando melhor minhas ideias.
Minha pergunta é:  qual a faixa de distância com a qual opera seu sensor, pois tenho um robo que estou melhorando e estou trocando sensores de toque por chave por I.R, montei alguns esquemas mas não estou contente, pois a distancia de operação esta em 1cm em media, selecionei alguns circuitos com LM339, BC547, BC549, LM358, LDR e o seu, vou testar para ver qual apresenta a maior faixa de deteção, esses dispositivos de amplificação de sinal eu já testei alguns o melhor desenpenho com o pra emissir recptor montados para operar com reflexão foi com BC549, se não obter o resultado desejado vou apelar pra teoria Malvino A.P. que eu já esqueci boa parte. mas o seu parece estar legal.
E isso, valeu.
Che

Carianha

Level 0
500245 xp

Local:
SALVADOR / BA

Carianha

Responder com citações
Mensagem Qua Set 16, 2009 7:41 am
Sensor IR
rodrigosexbot Escreveu:
Desculpe pelo post anterior lendo-o não entendi nada, então estou organizando melhor minhas ideias. Minha pergunta é: qual a faixa de distância com a qual opera seu sensor, pois tenho um robo que estou melhorando e estou trocando sensores de toque por chave por I.R, montei alguns esquemas mas não estou contente, pois a distancia de operação esta em 1cm em media, selecionei alguns circuitos com LM339, BC547, BC549, LM358, LDR e o seu, vou testar para ver qual apresenta a maior faixa de deteção, esses dispositivos de amplificação de sinal eu já testei alguns o melhor desenpenho com o pra emissir recptor montados para operar com reflexão foi com BC549, se não obter o resultado desejado vou apelar pra teoria Malvino A.P. que eu já esqueci boa parte. mas o seu parece estar legal. E isso, valeu. Che
Oi Rodrigo sua duvida eu posso te responder eu acabei de montar esse sensor e posso te garanti um alcance de mais de 1m se você posicionar o obstáculo numa posição de 45° em relação ao led, se você quiser que o sensor detecte algo a sua frente é só posicionar o sensor meio inclinado 45° para baixo de maneira que a frente do seu robô fique 45º em relação ao sensor, pelo menos é isso que eu vou fazer, use um trimpot para R2 de 20k é um pouco chato de regular o trimpot a dica é bem a faixa que o led apagar. Abraços; Carianha

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Qua Set 16, 2009 9:45 am
Sensor IR
Ok. Grato pela atenção, vou aproveitar a dica.
Nesse sabado estarei montando o bixo depois eu posto os resultados obtidos, por enquanto e só.

Che.

rodrigosexbot

Level 5
5031151 xp

Local:
Araraquara / SP

Equipe:
Automatron

rodrigosexbot

Responder com citações
Mensagem Seg Set 21, 2009 9:56 am
Sensor IR
Olá meus caros, então Pimenta testei i seu ircuito eos demais seu sensor se comportou muito bem nos testes depois de alguns ajustes usando um pot de 10k mesmo pq era o unico que eu tinha em mãos no momento ele funcionou muito bem, mas ele se comporta melhor para presença de obstaculos que pra faixa preta e branca, na faixa ele funciona legal também mais da mais tyrabalho para ajustar, agora como sensor de obstaculos funciou muito bem.

Grato. e continue com esses bons posts.
Che.

Ir para página 1 2 3 4 5  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido