TECHNICAL SUPPORT
Monday to Friday by e-mail:
suporte@robocore.net
CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next

Vc solda componentes SMD com ferramentas convencionais ?
Frequentemente, sou um pobre diabo!
15 
 34% 
Não tenho a mínima idéia do que vc está falando.
12 
 27% 
Nunca, prefiro manter minha sanidade mental;
 15% 
Raramente, tento fugir com todas minhas forças;
 13% 
Somente nos dias q topo com o dedão na quina do box;
 9% 
Usuários que votaram : 40
Total de Votos : 44
Alterar seu(s) voto(s)

Autor
Mensagem

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 25, 2009 7:14 pm
Como soldar componentes SMD
Olá amigos...

Estamos em um mundo q muda muito (vixi... já vi q tô inspirado Laughing ). Na eletrônica a maior mudança prática dos últimos tempos é a tecnologia de montagem de superfície SMD ou SMT, se preferir.

De repente nos tiraram os terminais tão cômodos e práticos e nos vemos envoltos a uma coleção de pequenas áreas de soldagem e componentes minúsculos Evil or Very Mad .

Com 45 anos já não é de se esperar q eu enxergue tão bem... e estes malditos pontos de areia não contribuem em nada com minha saúde oftálmica Cool .

Mas não adianta reclamar... temos q nos virar p soldar e dessoldar estes pequenos pedaços de insônia. Se depender dos fabricantes teríamos q comprar estações de retrabalhos de alguns milhares de dólares o q não vai acontecer.

Sinta-se a vontade p sugerir procedimentos q permitem a façanha que é usar ferramentas convencionais p soldar SMD.

Minha contribuição vai na forma destes 3 vídeos, um q mostra os tamanhos de alguns SMDs e os outros q mostram a técnica mais simples e eficiente q conheço e uso.

http://www.youtube.com/wa...h?v=VPZIboHzru0
http://www.youtube.com/wa...feature=related
http://www.youtube.com/wa...feature=related

A propósito, o líquido usado nos vídeos é fluxo de solda do tipo “no clean”.

ewertonluiz

Level 2
2309943 xp

Local:
Cuiabá / MT

Equipe:
RobotTeC

ewertonluiz

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 25, 2009 8:08 pm
Óóóó céus, óóóó vida...

SMD (surface mount device, ou dispositivo montado em superfície) é algo considerado antigo, ultrapassado na área em que atuo (telefonia celular)

A Moda agora são o #@¨%$#%#% tecnologias como o BGA (ball grid array) que são muito mais complexos de remover e recolocar. Estes sim precisam de insanos para manipulá-los.

Bons tempos eram aqueles onde os componentes eram SMD. Hoje o BGA vem tomando mercado... Este nada mais é que uma evolução do SMD, o problema é que vc não vê as perninhas, elas tornaram-se pequenas esferas ficam dispostas em forma de grade, embaixo do componente. E podem se preparar a tendencia é que todos equipamentos adodem essa tecnologia.

Mas não posso apenas falar mal. Pois é graças a inovações como essa que podemos ter a disposição equipamentos tão maravilhos com tamanhos tão reduzidos? Imaginem se cada peça de um iPhone fosse feito em encapsulamento DIP (que é o que mais nos acostumamos a usar em desenvolvimento com algum microcontrolador)

Para remover componentes SMD vc só precisa de uma estação de ar quente, pinça e fluxo (pode ser pastoso ou no clean; pode ser até mesmo breu diluído em alcool isopropílico)

Uma estação de Retrabalho pode ser comprada hoje por menos de R$200,00 no mercado livre http://produto.mercadoliv...sunko-yaxun-_JM

Eu, particularmente, uso uma dessas que ja vem com ferro de solda regulável.

http://produto.mercadoliv...igital-858d-_JM

Flywer

Level 15
15827897 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Flywer

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 25, 2009 8:52 pm
Pois é, com a estação de solda lá do laboratório, fluxo e pasta de solda eu já consegui soldar um PIC 32 de 150 pinos.

Ta certo que foi difícil, mas ainda assim eu fiz.

Antes de ter acesso à estação, eu, com toda a calma e paciência do mundo, soldei um MSP430 (64 pinos). É que eu queimei uns 2 antes de conseguir o 1º que efetivamente funcionou, mas eu fiz.

Dá pra soldar com solda convencional, desde que você use o fluxo, dai não tem problema não. Quer dizer, depende da sua paciência.

Trincabotz te dá asas

Se pude ver mais longe que outros, foi porque me apoiei em ombros de gigantes. - Isaac Newton

ewertonluiz

Level 2
2309943 xp

Local:
Cuiabá / MT

Equipe:
RobotTeC

ewertonluiz

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 26, 2009 8:31 am
Coloque na ponta do lápis o custo dos componentes que você queimou, adicione o tempo que vc perdeu, não esqueça de adicionar os analgégicos que teve de tomar pra curar aquela dor-de-cabeça. Já deu os duzentão que vc poderia ter comprado uma estação de ar.
 Very Happy

Flywer

Level 15
15827897 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Flywer

Responder com citações
Mensagem Qua Mai 27, 2009 10:43 pm
Na verdade os MCUs foram adquiridos em uma época em que a Texas enviava amostras sem muita burocracia, então, quando nós pedimos as amostras, nós levamos em conta que poderíamos queimar alguns CIs.

Quanto ao tempo, realmente, tomou bastante.

Mas, ainda assim, não pagava o valor da estação que eu uso hoje.

Trincabotz te dá asas

Se pude ver mais longe que outros, foi porque me apoiei em ombros de gigantes. - Isaac Newton

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Sab Mai 30, 2009 11:56 am
Eu sei... uma imagem vale por mil palavras... um filme então...

Mas acho ficou faltando uma explicação sobre como ele iniciou a soldagem dos SMDs.
Dá pra ver no filme mas ficou implícito.

Tudo começa com a limpeza da placa e das ferramentas. 
Usando um ferro de solda com ponta fina e uma lupa solda-se os extremos do componente.
Solda-se primeiro um terminal e verifica-se se os terminais estão exatamente acima dos pads de soldagem, se o componente está alinhado. Caso não esteja basta derreter a solda deste terminal soldado até ficar perfeitamente alinhado, quando estiver alinhado solda-se um terminal da fileira do outro lado (ou dos outros lados, pelo menos 1 terminal de cada lado).
Aplica-se o fluxo de solda, de preferência o tipo No Clean (não necessita limpeza) com uma seringa. Este fluxo é essencial p q a solda “corra” entre os pinos sem ficarem curto-circuitados.

Finalmente solda-se todo um lado como mostrado filme.

Vc pode notar q ele usa um ferro de solda potente p soldagem, deve ser de 40 ou 60W, isso é importante p q a soldagem seja rápida e o componente sofra pouco, aconselho dar um tempo pro componente esfriar antes de soldar outra fileira.

Uso o mesmo método pra soldar resistores e capacitores: 
Usando um ferro de solda de ponta fina coloco pouca solda em um dos pads e, com ajuda de uma boa pinça, posiciono o componente acima da solda já colocada;
Derreto a solda novamente p q aquele lado fique soldado;
Como o componente já está preso eu não preciso mais da pinça, então pego a solda (0,5mm de espessura) e soldo o outro lado q não tinha solda ainda;
Se o primeiro lado não ficou bom volto e soldo ele novamente.
As vezes fica muita solda acumulada em cima do componente então passo somente o ferro de solda de forma a retirar o excesso.

GuilhermeBH

Level 4
4033755 xp

Local:
BH / MG

GuilhermeBH

Responder com citações
Mensagem Ter Jun 30, 2009 9:17 pm
Bom pessoal, onde trabalho lido direto com SMD o tempo todo...resistor capacitor e diodo é manha manha de se soldar..o problema é qnd começa os CI's..psoc's, memorias ram, memoria flash e a pior ADSP são 176 terminais muito pequenos e finos. Com um pouco de fluxo e solda fina e um ferro comum fazemos isso...mais demora muitooooooo e sem falar que se corre o risco de arrancar alguma ilha ou ate msm quebrar os terminais dela!!

ewertonluiz

Level 2
2309943 xp

Local:
Cuiabá / MT

Equipe:
RobotTeC

ewertonluiz

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 01, 2009 11:01 am
SMD com ferro de solda é um verdadeiro exercício... Eu não me arrisco mais a testar minha paciência nesse nível...
3
moreno

Level 1
1135756 xp

Local:
sao paulo / SP

Equipe:
OldRatz

3
moreno

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 01, 2009 10:26 pm
ainda sou adepto de soldar smd com ferro e fluxo apenas.

pena que depois dos videos que o paulo mandou eu fiquei um pouco decepcionado.
o cara solda muito rapido lá, e não faz ponte nenhuma.

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Sab Ago 22, 2009 5:32 pm
Oi Pessoal...

Vou ressucitar este tópico:

Achei um outro site, tutorial, em português, muito bom de como soldar componentes TQFP e LQFP do Marcelo Teixeira...

Bom proveito...

http://br.geocities.com/t..._solda_QFP.htmL

Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido