CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3 4 5 6  Next
Autor
Mensagem

pedse

Level 19
19248653 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 19, 2009 4:36 pm
Antweight e Beetleweight
Olá a todos,

Eu estava pensando se não seria interessante a implementação da categoria Antweight aqui no Brasil, talvez já em 2010. Um dos fatores que tornam essa categoria interessante é o baixo custo, inferior ao de um Hobbyweight. O que vocês acham?

OBS.: Já tinham tópicos mais ou menos sobre isso mas como eram antigos estavam desatualizados, por isso achei mais interessante criar um novo.

Só para dar uma ideia do custo:

http://www.robotmarketpla.../package05.html

O kit com motores, rodas, controlador de velocidade, bateria, radio controle e carregador sai por 242 dólares. Sendo que sem o radio controle e o carregado fica em cerca de 100 dólares, bem mais barato que um Hobbyweight (Só um controlador Scorpion XL já custa mais que isso.)

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Mai 20, 2009 3:17 pm
Antweight e Beetleweight
Antweight já é uma classe de peso complicada para construir algo competitivo. Nós participamos dessa classe na Robogames 2007 com o Micro Touro e foi um baile... para os adversários!

Atualmente o Micro Touro está sendo refeito, com chassi mais baixo de magnésio AZ31-B, motor Brushles inrunner mais forte, tambor de S7, etc... posso te falar que não é barato.

Uma classe que acho mais interessante é a Beetleweight, com 1.36kg já dá para usar componentes mais ordinários e ter um bom resultado.

Abraços,
Dudu

pedse

Level 19
19248653 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Qua Mai 20, 2009 7:17 pm
Antweight e Beetleweight
evristow Escreveu:
Antweight já é uma classe de peso complicada para construir algo competitivo. Nós participamos dessa classe na Robogames 2007 com o Micro Touro e foi um baile... para os adversários! Atualmente o Micro Touro está sendo refeito, com chassi mais baixo de magnésio AZ31-B, motor Brushles inrunner mais forte, tambor de S7, etc... posso te falar que não é barato. Uma classe que acho mais interessante é a Beetleweight, com 1.36kg já dá para usar componentes mais ordinários e ter um bom resultado. Abraços, Dudu
Concordo que fazer um Antweight para ser competitivo internacionalmente pode ser bem caro, mas para uma competição aqui no Brasil, não seria necessário o uso de componentes tão caros. A Beetleweight pode ser mais interessante, mas a Antweight também é possível. Eu fiz uma tabela (Isso mesmo, uma tabela) com alguns dos componentes principais para a construção de um Antweight com arma ativa, e o custo não foi muito elevado, se comparado a um Hobby. Sem arma ativa fica bem mais barato.
Produto*Preço**Peso***Link
Twin Motor Gearbox10,9970http://www.robotmarketplace.com/products/0-70097.html
36mm Tire Set of 44,6915http://www.robotmarketplace.com/products/0-70101.html
Sabertooth Speed Controller59,9918http://www.robotmarketplace.com/products/0-SABER2X5-RC.html
1350mAh LiPoly 3S 11.1V44,9985http://www.robotmarketplace.com/products/LP-TP1350-3SPL2.html
Standard Switch6,29http://www.robotmarketplace.com/products/0-EXRA050.html
Park 370 Brushless Motor49,9945http://www.robotmarketplace.com/products/0-EFLM1205.html
Brushless Speed Controller65,9917http://www.robotmarketplace.com/products/0-PHX25.html
VDD5 Crosscut Blade1857http://www.robotmarketplace.com/products/VDD-BL5.html
Total260,93307
*Não Garanto que os produtos que estou passando são os melhores, afinal eu nunca usei a maior parte deles e me baseei apenas nas especificações. **Preço em US dólars. ***Peso em gramas. VIVA!!! Consegui fazer uma tabela!!! Bom continuo com a ideia, não importa se for Antweight ou Beetleweight, eu só acho que seria interessante que uma dessas duas categorias fosse criada aqui no Brasil, se possível.

dieliton

Level 8
8279947 xp

Local:
Colinas / MA

dieliton

Responder com citações
Mensagem Seg Jun 08, 2009 6:58 pm
Antweight e Beetleweight
Também acho uma boa ideia uma dessas classes de peso no Brasil!!!

teríamos + competidores por ser um peso acessível!!!

também apoio a ideia!!! Very Happy

Última edição feita por dieliton em Dom Jul 04, 2010 4:37 pm; editado 1 vez no total

isac555

Level 2
2194932 xp

Local:
Novo Hamburgo / RS

isac555

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 22, 2009 2:13 pm
Antweight e Beetleweight
Tava dando uma olhada nos topicos e vi esse, concordo com vcs, realmente classes como as citadas seriam bem mais acessiveis, considerando tambem que muito mais pessoas participariam Wink 

Abraços, Isac Very Happy

Braun

Level 4
4855819 xp

Local:
Angra dos Reis / RJ

Braun

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 22, 2009 4:15 pm
Antweight e Beetleweight
Também acho muito interessante essa classe!

-"Procure ser uma pessoa de valor em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso."-

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jul 28, 2009 1:29 am
Antweight e Beetleweight
Mais ou menos... como escrevi antes um antweight não é tão barato assim, pelo menos não um competitivo e/ou interessante.

O kit da RMP é fraco, além de não levar em consideração o chassi e armadura do robô. 

Os últimos 3 números da Servo Magazine (2009 - Julho, Junho e Maio) possuem matérias que embasam bem a minha opinião. 

Duas são sobre os componentes e custos para montar um Antweight, a primeira aborda uma configuração muito boa, denominada "Ultimate", já a segunda aborda uma configuração mais básica, chamada de "Value". Já a última aborda a construção de dois beetleweights no mesmo molde "Ultimate" e "Value", resultado, sem incluir o rádio e o carregador para as bateria:

Value:
Antweight: US$ 238,00  
BeetleWeight: US$ 317,00

Ultimate:
Antweight: US$ 481,00
BeetleWeight: US$ 565,00

Isso com componentes melhores que a lista da RMP. Mas o que quero mostrar é que a diferença não é tão grande. 

outro fator é que a escala do Beetleweight permite o uso de materiais menos nobres, como alumínio e aço, ao invés de magnésio e titânio. Além de possibilitar o uso de componentes menos específicos.

Pensando bem uma eletrônica feitas com um L298 ou relés de 12V, motores de carrinhos chineses e sucata fazem bons robôs de combate de 3Lbs, como pude comprovar nos projetos dos alunos de introdução a engenharia de 2005.2 aqui na PUC. Foram projetos muito bons até 1500g, bem perto dos 1351g da classe Beetleweight. 

Abraços,
Dudu

pedse

Level 19
19248653 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Ter Jul 28, 2009 8:19 am
Antweight e Beetleweight
Eduardo,

Em momento algum eu disse que Antweight seria melhor que Beetleweight. Eu só acho que seria interessante acrescentar uma dessas classes menores, qualquer uma das duas (ou as duas) já estaria ótimo. Gostaria de aproveitar e pedir para trocar o título do tópico por "AntWeight e BeetleWeight", o que vocês acham?

Abraço,
Pedro

isac555

Level 2
2194932 xp

Local:
Novo Hamburgo / RS

isac555

Responder com citações
Mensagem Ter Jul 28, 2009 10:00 am
Antweight e Beetleweight
Na minha singela opinião Very Happy , mudar o titulo seria uma boa idéia Wink 

Beetleweight's são muito interessantes tambem, pena que são muito poucos que investem nessa classe.

Um abraço, Isac

pedse

Level 19
19248653 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Ter Jul 28, 2009 10:16 am
Antweight e Beetleweight
evristow Escreveu:
Os últimos 3 números da Servo Magazine (2009 - Julho, Junho e Maio) possuem matérias que embasam bem a minha opinião.
Sei que não tem nenhuma relação com o tópico mas... Servo Magazine? Essa revista é boa? Acha para comprar aqui no Brasil? Você assina? Caso sim, como funciona? O frete é muito caro? É que eu estava pensando em assinar alguma revista sobre o assunto... Abraço, Pedro

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jul 28, 2009 2:54 pm
Antweight e Beetleweight
Pessoal,

Sinceramente sou contra a abertura de muitas classes e explico o porque. Ao contrário dos EUA, aqui os componentes são difíceis de encontrar e substancialmente mais caros, além de não termos uma cultura nacional de DIY (Do It Yourself). Esses fatores explicam a discrepância entre o número de construtores de robôs lá e aqui. 

Assim, apesar de estarmos crescendo, o nosso teto tende a ser mais baixo que nos EUA. Logo não faz sentido diluir os construtores em classes de peso próximas. Vejam por exemplo  Reino Unido (para onde estou indo em breve por 2 anos ou mais), lá existem apenas duas classes de peso fortes: feather e heavy, e outras quase sem competições, como middle, light,  hobby, etc. Com isso os competidores tendem a constuir robôs nas duas primeiras classes, resultando em competições com até 70 robôs em cada uma delas!

Isso ocorreu por pura seleção natural. Já que o custo de um feather é próximo de um hobby ou até de um light, e o de um heavy pode chegar perto de um middle. O processo já ocorreu na robogames, porém de forma diferente, com a extinção da hobbyweight naquela competição em 2008.

Logo a meu ver a criação de duas classes tão próximas, no nosso cenário,  pode não ser a melhor solução. O mesmo problema foi abordado pela organização na época da criação da categoria featherweight, escolhida preterindo a lightweight, que competiria diretamente com a middle. 

Como já existe a areninha, usadas nos hobbies em 2006, e os robôs da beattleweight não são muito caros de construir e transportar,  fica ai a minha opnião Wink

Pedro, 

Em nenhum momento disse que você achava antweight melhor, apenas quis mostrar que a diferença não compensa, principalmente por aqui. A escala do beetleweight apenas é mais próxima da de brinquedos e modelos que muitos tem acesso. Wink Quanto a troca do título, acho bastante pertinente, farei agora mesmo. Também mudarei o tópico para a seção de sugestões. 

A servo vale muito a pena assinar, dá uma olhada no site deles. Outra boa revista é a Robot. 

Abraços,
Dudu

pedse

Level 19
19248653 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Ter Jul 28, 2009 3:54 pm
Antweight e Beetleweight
evristow Escreveu:
Quanto a troca do título, acho bastante pertinente, farei agora mesmo. Também mudarei o tópico para a seção de sugestões. A servo vale muito a pena assinar, dá uma olhada no site deles. Outra boa revista é a Robot.
Obrigado por mudar o título, mover para sugestões, e pela dica da revista. Very Happy Abraço, Pedro

jeff_pimenta

Level 11
11674211 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Ter Jul 28, 2009 7:08 pm
Antweight e Beetleweight
Creio eu que o Pedro (pedse) não está conseguindo se expressar direito...

A idéia que você tem na cabeça é que pessoas como nós dois, sem muito capital, possa se divertir com "brincadeira de adulto".

A minha sugestão é criar um classe só pra menores de 18 anos, com um limite de peso baixíssimo e uma maior tolerãncia para radios e até mesmo o peso.

Só não é "negócio" pros organizadores do evendo criar uma categoria dessas porquê iria baixar o nível do evento (exemplo: lutas entediosas), mas está aí a minha sugestão...

Outra coisa que eu iria comentar é que, na visão de um visitante, a responsabilidade social do evento é meio baixo, poderia melhorar. Também os anúncios dos patrocinadores das equipes, banners do tipo "Marca X apóia esta idéia" para empresas que investiram pesado nas equipes eram bem vindas.

Me desculpem se fui meio preconceituoso ao me expressar...

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jul 28, 2009 7:55 pm
Antweight e Beetleweight
Jéfferson,

Na verdade a sua idéia é algo que já existe na Robogames, a junior league, dedicada apenas a competidores com menos d 18 anos. Não é uma má idéia, mas também não sei se é interessante para a Robocore. Afinal hoje em dia nada impede um menor, devidamente acompanhado de participar de qualquer classe. 

A classe de peso de 1.35kg (3Lbs) é interessante justamente por poder usar motores e componentes mais fáceis e baratos de comprar / encontrar. Não acho que tolerância no peso deva ser dada, afinal esse é o desafio! Tampouco acho que devam ser abertas exceções aos rádios, já que isso é uma questão de segurança, robôs com armas ativas precisam ter fail-safe e um sistema de transmissão decente. 

Quanto ao patrocínio, nenhuma empresa investe pesado nas equipes, algumas apoiam, muitas nem isso. além disso a divulgação dos patrocinadores fica a cargo das equipes, mas já levamos banners e cartazes divulgando mais de uma vez.

Quanto ao Pedro, não sei se você está acompanhando o outoro tópico dele, mas falta de capital no momento acho que não é uma questão proibitória. 

Abração,
Dudu

pedse

Level 19
19248653 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Ter Jul 28, 2009 8:05 pm
Antweight e Beetleweight
evristow Escreveu:
Afinal hoje em dia nada impede um menor, devidamente acompanhado de participar de qualquer classe.
Eu, eu, eu! Very Happy jeff, Não é bem isso não. Eu dei a sugestão porque essas categorias, são mais baratas que as demais, o que as torna mais acessíveis tanto para adultos, como para menores. Eu acho que fazer uma classe somente para menores de idade seria interessante, afinal, iria atrair mais pessoas. Porém, como você mesmo disse, iria ficar meio chato... Eu acho que criando uma dessas categorias talvez já fosse o suficiente para que pessoas de idades e recursos diferentes pudessem competir de igual para igual. Sem falar que não é muito demorado para construir, os riscos são menores... Boa parte das equipes poderia construir sem atrapalhar os projetos maiores. Mas enquanto isso não acontece, já estou construindo meu hobbyweight e iniciando o projeto de um featherweight e um antweight. E pretendo iniciar o projeto de um beetle em breve. Abraço, Pedro
Ir para página 1 2 3 4 5 6  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido