SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem

robertordf

Level 4
4738347 xp

Local:
São Paulo / SP

robertordf

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 29, 2009 8:51 am
Sabertooth - Dimension Engineering
Olá pessoal!

Gostaria de saber se alguém ja usou ou sabe algo a respeito desse controlador, em comparação ao da Banebots.

Imaginando que os dois tenham a mesma capacidade, eles tem alguns pontos em comum e algumas diferenças. O que me preocupa é de não ter achado nenhuma referência do Sabertooth sendo usado para combate de robôs, ao contrário da Banebots, PucRio inclusive, né?

Sabertooth
- Regeneração e freio > Pode diminuir um pouco o consumo, mas pode carregar a bat com mais de 1C... Acredito que por ser pulsado não trará maiores problemas, além de ter outros sistemas no robô q vão consumir a energia.
- Falta de robustez > É uma placa aberta, parece bem fragil.
- Tamanho grande
- Controla 2 motores
- Canal pra flip
- Mais barato e consigo importar sem imposto

Banebots
- Tem freio?
- Robusta > Envolta por termoretratil, evita q lixo caia dentro e da pra "jogar" dentro do robo
- Tamanho pequeno, cabe mais fácil em algum espaço livre.
- Controla 1 motor, precisaq de duas.
- Mais caro (2x) e NÃO consigo importar sem imposto

Pessoal, o que acham desses dois ESCs?

Abraço!

Equipe ThundeRatz - POLI-USP

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 29, 2009 10:18 pm
robertordf,

Eu acho que, quanto mais funções possue um controlador, maior é a chance da que você precisa não funcionar. Eu nunca ouvi dizer desse sabertooth, mas concordo que ele só falta ser acionado por voz. Esse negócio de KERS é pra fórmula 1, sinceramente me assusta um controlador tentar devolver energia para uma bateria de LiPo. O flip é facilmente implementado no rádio, não precisa ser na eletrônica. Freio para um feather é desnecessário.

O preço da sabertooth que eu vi num site inglês é até mais caro do que duas banebots. 

Quanto às banebostas é um caso complicado. Começa pelo seu odioso BEC linear, que diz mentirosamente que aguenta até 24V. É só fazer uma pequena conta para ver que você possue um forninho na sua eletrônica. E como um regulador de tensão problemático gera um comportamento da eletrônica também problemático temos que ela às vezes simplesmente fica sem sinal (não "entende" o sinal do rádio)  Evil or Very Mad . Porém, tenho que concordar que elas são bem práticas para se encaixarem no robô.

A solução temporária que achamos foi colocar um BEC chaveado no robô para ver se melhora o problema dela. Mas, depois de muito garimpo achamos o CI que tanto procuramos, que vai nos possibilitar fazer uma eletrônica (isso mesmo, fazer  Shocked )  do tamanho de uma banebot (um pouco mais gordinha) que aguente 44A contínuos e assustadores 90A de pico. Quem quiser esperar, a idéia é colocá-la a preço quase de custo para vender no fórum caso ela funcione legal e sobreviva aos testes do Lenz. Estimo que o preço de venda seja um pouco mais baixo que o de uma banebot.

Bom é isso, qualquer dúvida é só falar.

Abração

Alexandre

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Abr 30, 2009 12:35 pm
Alexandre,

legal saber que desse novo projeto de vocês, principalmente pelo espírito de cooperacao.
Nao sei se vocês já pensaram nisso, mas na hora de vendê-las eu sugeriria disponibilizar diferentes níveis de finalizacao, como por exemplo, com tudo soldado, ou só os SMDs, ou só a placa, ou só os componentes. Enfim, a idéia seria flexiblizar o máximo possível para atingir um número maior de interessados.

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Abr 30, 2009 1:36 pm
[Só para constar, esqueci de enviar essa mensagem, ela ficou perdida em uma aba, logo o contexto não condis com as duas acima, apenas com a do Roberto]

Fala Roberto,

Tudo depende dos seus motores. Comparativamente acho os limites de 18V, 10A contínuos e 15A de pico da Sabertooth um pouco baixos, principalmente o último Já a Banebot 12-45, suporta 24V, 12.5A contínuos e 45A de pico. 

O tamanho da Sabertooth é realmente um pouco grande, ocupando um área maior que um Victor e bem maior que duas BB 12-45 empilhadas. Fora que depois de usar OSMCs, Banebots e Victors passei a gostar mais de eletrônicas que controla apenas um motor, são normalmente menores e em caso de algum problema é mais fácil de trocar. 

A frenagem regenerativa eu desabilitaria caso a alimentação seja por bateria de lítio.  As Banebots não tem freio, o circuito é bem simples e compacto. Se o uso for para robôs de combate, o uso do freio muitas vezes colabora no sobreaquecimento dos motores, o que não é bom.

Robustez é ralativo, não posso falar da SaberTooth por nunca te-la usado, mas nunca tivemos problemas físicos com as BaneBots, o fato dela estar envolta em termoretrátil é bastante interessante. Contudo o BEC delas é linear, portanto esquenta muito, assim sendo não recomendo para baterias acima de 15~16V, nestes casos é melhor um BEC chaveado. 

O flip na eletrônica não é essencial, dependendo do rádio e estudando bem o manual dá para programar, é assim que fazemos nos nossos robôs. Totalmente independente da eletrônica. Wink

Preço é um fatos complicado, realmente duas BB 12-45 são mais caras que uma Sabertooth, principalmente colocando o fator com e sem imposto (curiosidade, como você conseguirá comprar na Dimension Engineering sem imposto e não na BB?).

Apesar das diferenças ambos são produtos interessantes, espero ter ajudado.

Abração,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Abr 30, 2009 1:50 pm
A eletrônica é basicamente a mesma que usamos nos sumôs sem a parte autônoma, mais simples e separada em dois módulos. Mas isso é assunto para outro tópico no futuro. 

Abraços,
Dudu

pedse

Level 19
19248653 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 30, 2009 5:00 pm
Ormiga Escreveu:
Mas, depois de muito garimpo achamos o CI que tanto procuramos, que vai nos possibilitar fazer uma eletrônica (isso mesmo, fazer Shocked ) do tamanho de uma banebot (um pouco mais gordinha) que aguente 44A contínuos e assustadores 90A de pico. Quem quiser esperar, a idéia é colocá-la a preço quase de custo para vender no fórum caso ela funcione legal e sobreviva aos testes do Lenz. Estimo que o preço de venda seja um pouco mais baixo que o de uma banebot. Bom é isso, qualquer dúvida é só falar. Abração Alexandre
Ormiga, Legal que vocês vão montar eletrônica e vender no fórum. Eu por exemplo, estou a dois dias sem dormir direito com medo que as quatro scorpions que eu comprei não cheguem. Tendo eletrônica para vender aqui no Brasil vai ser bem mais fácil. Eu acho que, como o bruno_favoreto disse, vocês poderiam vender a placa pronta e também apenas os componentes e a placa para serem montados pelo comprador, talvez até com um manual com algumas fotos das etapas. Isso seria bem interessante para pessoas que, como eu, desejam montar sua eletrônica mas não sabem por onde começar.

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 30, 2009 6:51 pm
pedse,

A idéia é por aí, mas não conte com o ovo antes da galinha. Está difícil de achar os CI's para comprar, tem um monte de empresa de hong koong que manda cotação falsa.. Evil or Very Mad Mas finalmente achamos um lugar aparentemente confiável vendendo o CI.

Após conseguir os componentes ainda falta a fase de testes. O meu otimismo diz que ela vai ser boa e confiável. Mas caso não seja ela não será colocada à venda.

Quanto a vender a placa e os componentes separados é uma opção, mas adianto que isso não vai abater o preço, uma vez que ela será relativamente rápida de se montar (apesar de ser toda SMD). Além disso, o preço de venda vai ser muito próximo do preço de custo, logo se abatermos qualquer coisa a mais já estaremos beirando o "zero a zero".

A idéia dessa placa é também facilitar o desenvolvimento de robôs autônomos como o sumô, possuindo maneiras de ativação mais robustas que o PPM. 

Seguem as especificaçõe de projeto:

-Corrente:
40A contínuos
70A pico

-Tensão: 45V (max)

-1 canal

-Ativação: PPM, I2C, PWM+DIR

-Logger com os picos de corrente drenados e carga consumida estimada da bateria (exige um módulo externo de leitura, se a galera gostar da idéia eu faço, senão não)

-BEC: Não

-Proteções: Curto circuito, sobre tensão, térmica

-Tamanho: ~30x35mm

É claro que todas as especificações estão sujeitas a teste, e se vermos que ela não aguenta essa corrente as especificações vão mudar.

Abração

Alexandre

pedse

Level 19
19248653 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 30, 2009 6:59 pm
Ormiga Escreveu:
Quanto a vender a placa e os componentes separados é uma opção, mas adianto que isso não vai abater o preço, uma vez que ela será relativamente rápida de se montar (apesar de ser toda SMD). Além disso, o preço de venda vai ser muito próximo do preço de custo, logo se abatermos qualquer coisa a mais já estaremos beirando o "zero a zero".
Alexandre, A ideia de vender os componentes e a placa separados não é pelo custo não, e sim pelo aprendizado, o que eu acho muito importante. Boa sorte com os testes, tomara que de tudo certo. Abraço, Pedro

robertordf

Level 4
4738347 xp

Local:
São Paulo / SP

robertordf

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 03, 2009 1:06 am
Fala Dudu e Alexandre!

Também não gostei nenhum pouco da regeneração para lipo (pelo que eu vi, não dá para desabilitar), e já estava pensando em cortar fora o fiozinho do flip.. hehe
Quanto ao freio, não gostei muito da alta eficiência das reduções planetárias, é bem mais difícil parar o robô, jã testei com e sem freio e com freio eu pessoalmente acho bem melhor para pilotar. O ruim é o motor e o ESC esquentar mais.
Por enquanto, o único motivo que me fez gostar delas era o preço final, as banebots dariam quase 3x o valor.
Bom saber do problema do BEC dela, um componente a mais para por no robô e fabricar =/

Bom, resumindo, acho que as Banebots ganharam um novo cliente.. hehe

evristow Escreveu:
(curiosidade, como você conseguirá comprar na Dimension Engineering sem imposto e não na BB?).
É que a RMP vende peças da Dimension Engineering Razz
Ormiga Escreveu:
que aguente 44A contínuos e assustadores 90A de pico
Opaaaa que fet milagroso chinês é esse? ainda mais smd, são melhores que os top da IRF? Ateeeeh!

Equipe ThundeRatz - POLI-USP

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 03, 2009 11:58 pm
robertordf,

Nenhum FET é milagroso não hehehauheua. Esses são os limites dele, mas sabemos bem que isso funciona desde que controlemos a sua temperatura  Wink . Na placa que projetei eu não faço o uso de dissipadores, e nem ventilação forçada. Daí, segundo minhas contas, para ele ficar dentro do limite aceitável de temperatura, ele não deve passar de 20A contínuos. Mas usar dissipador e ventilação é sempre uma opção. 

Abração

Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido