SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3  Next
Autor
Mensagem

Badawi

Level 0
379691 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
Warthog Robotics

Badawi

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 11, 2009 4:53 pm
Utilizando baterias LiPo de notebook.
E ae galera...
Participo de uma equipe de robótica industrial do senai de americana e estamos construindo um AGV de precisão, atualmente eu utilizo duas batrias SLA (12V cada), porém 34% da massa total do protótipo consiste nessas baterias.
Pesquisei muito sobre o assunto, porém nao encontrei nada a respeito da utilização de packs de baterias de notebook para alimentação de robôs, também não encontrei material a respeito do carregamento dessas baterias fora de um notebook. Conheço bem os riscos apresentados pelas baterias de Lítio e seu respectivo carregamento, por isso gostaria de saber se eu consigo carregá-las com um carrgador Triton e tambm se existe outro tipo de carregador para células de Lítio mais em conta, mesmo que seja para outros modelos de baterias.

valew

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Fev 11, 2009 10:15 pm
Poucos são os laptops que realmente usam LiPo. Normalmente é outra química com íon de lítio. É bom ficar atento a estas diferenças.

Aqui mesmo no fórum os diversos tipos de baterias foram citados diversas vezes. Desde no Tutorial em Robôs de Combate da RioBotz até em tópicos gerais ou específicos. Vale dar uma procurada pelos termos.

Quanto ao carregador, o Triton é relacionado como carregador ciclador ou carregador inteligente. Existem inúmeros similares, piores e melhores...

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Badawi

Level 0
379691 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
Warthog Robotics

Badawi

Responder com citações
Mensagem Qui Fev 12, 2009 7:29 am
Corrigindo a informação anterior, os notebooks em geral possuem baterias de Li-ion.
Pesquisei bastante aqui no fórum, porem nao encontrei nada que respondesse essa minha dúvida. 
Gostaria de saber se possivel é utilizar esses packs de baterias Li-ion de notebook como fonte energética para um robô e se for possível, preciso saber como fazer a ligação nelas.

valew ae.. espero q ajudem!

GuilhermeBH

Level 4
4033755 xp

Local:
BH / MG

GuilhermeBH

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 13, 2009 10:54 am
Procure em lojas de aeromodelismo por packs de Lipo e seus respectivos carregagores.

espero que ajude

http://www.lemonstore.com.br/loja/

http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/

http://www.lojadoaero.com/loja/

http://www.asaseletricas.com.br/

se preferir da china tem esse aqui

http://www.hobbycity.com/...re/uh_index.asp

abraços!

Badawi

Level 0
379691 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
Warthog Robotics

Badawi

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 13, 2009 12:20 pm
Comentário:
Procure em lojas de aeromodelismo por packs de Lipo e seus respectivos carregagores.
GuilhermeBH, a questão não é comprar packs com carregadores e sim, a utilização de baterias de notebooks já prontas, algo q eu, particularmente, nunca li ou encontrei a respeito. Esse tipo de utilização corresponde a uma tecnica nova, pelo menos para mim. abraços

GuilhermeBH

Level 4
4033755 xp

Local:
BH / MG

GuilhermeBH

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 13, 2009 10:54 pm
intende o que vc disse...
mais nao seria mais "barato" e mais vantajoso comprar essa de aeromodelismo nao?

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Fev 14, 2009 5:02 pm
Badawi,

As baterias de notebooks e celulares normalmente são Lítio-íon, assim como as Litío-íon-polímero. A formula é a mesma:

LiCoO(2) <-> Li(1-x)CoO(2) + xLi+ + xe- 

Ambas possuem grande capacidade por peso, 140mAh/g e cada célula tem tensão nominal de 3.7V.

O problema desse das baterias de Lítio-íon a sua volatilidade, já que o lítio reage violentamente com o oxigênio. Para contornar isso, foi desenvolvida a bateria de Lítio-íon-polímero (LiPO), que o sal de lítio passa estar em um polímero sólido, ao invés de um solvente orgânico. Dessa forma a segurança aumenta, mas a volatilidade da formula continua igual.

Outro problema das baterias de Lítio-íon é o meio ambiente, o cobalto contido no sal de lítio é nocivo a natureza.

Com o passar dos anos outras fórmulas mais seguras foram desenvolvidas, como as baterias de Lítio-Manganês (LiMn) e Lítio-Ferro-Fosfato (LiFePO4). A primeira possui a mesma tensão nominal por célula que as LiCoO2 e um pouco menos de densidade energética, 100mAh/g; já a segunda possui 3.3V por célula e 120mAh/g. O grande diferencial é que ambas não explodem se perfuradas e não fazem mal ao meio ambiente, apesar de ambas serem baterias de Lítio-íon.

Não acho que valha a pena usar baterias de notebooks por diversos motivos. Primeiro pela segurança, já que você teria que desmontar as baterias para usar as células; tais baterias também não são feitas para fornecer grandes picos de corrente, tendo uma taxa de descarga mais baixa que outras baterias de Lítio-íon; por último a questão custo, baterias para notebook são muito mais caras que células individuais ou packs.

Como não sei o tamanho do AGV em questão, mas se for para investir em baterias mais leves iria para as LiFePO4, também conhecidas por A123 M1, ou caso a verba seja curta, células de NiCd, que já seriam muito mais leves que as baterias de chumbo-ácido usadas atualmente. 

Abraços,
Dudu

Badawi

Level 0
379691 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
Warthog Robotics

Badawi

Responder com citações
Mensagem Sab Fev 14, 2009 5:40 pm
Deu pra perceber que as baterias de LiPo são bem melhores que as de Litio-ion.
Conversando com o treindador, decidimos optar pela montagem de packs de LiPo, o investimento inicial vai ser um pouco salgado, considerando que iremos comprar 16 baterias LiPo de 6.500mAh, assim conseguiremos ter packs de reserva, e um carregador Triton2, porém o peso do protótipo reduzirá drasticamente.

obrigado ae galera pela ajuda
abraçoos

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Fev 14, 2009 6:21 pm
Badawi,

Antes de investir pesado nas LiPOs, recomendo seriamente dar uma olhada nas LiFePO4, tenho experiencia com as duas, além de mais seguras, as baterias de Lítio-Ferro, conseguem fornecer mais corrente sem esquentar, com taxas de 30C contínuas e 100C de picos... é absolutamente animal.

Abraços,
Dudu

Badawi

Level 0
379691 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
Warthog Robotics

Badawi

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 15, 2009 1:41 pm
Nossa evristow, muito obrigado pela dica, vou pesquisar mais sobre essas LiFePO4.
No meu caso eu não necessito de uma taxa de descarga alta e nem picos exorbitantes, apenas uma certa quantidade de energia capaz de alimentar o protótipo por uma hora ou um pouco menos. Estou pensando em utilizar baterias que forneçam algo em torno de 3 ou 4 Ah.
Agora se você soubesse o nome de alguns fabricantes ou revendedores desse tipo de bateria me ajudaria muito, porque graças à burocracia da escola, eu preciso de 5 cotações para poder fechar um pedido de compra =/

Valew pela ajuda galera
abraçoos
Ir para página 1 2 3  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido