TECHNICAL SUPPORT
Monday to Friday by e-mail:
suporte@robocore.net
CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
pedmar

Level 0
500784 xp

3
pedmar

Responder com citações
Mensagem Dom Jan 11, 2009 7:02 pm
Circuito com pic para medição de corrente
Gostaria de saber como captar a corrente que será fornecida para uma maquete  e armazena-la em um pic para realizar algumas operações?

corazzi

Level 2
2156404 xp

Local:
são paulo / SP

corazzi

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 12, 2009 10:20 am
Vc pode  explicar melhor o que pretende ?

Level 0
500784 xp

3
pedmar

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 12, 2009 10:28 am
Tenho que calcular a potência da instalação de uma maquete(casa), sendo que a medida que ligo algum equipamento da casa a potência utilizada é atualizada em um display, por isso preciso da corrente,já montei um circuito com shunt mais não deu certo..

Baum

Level 1
1408712 xp

Local:
São Paulo / AC

Baum

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 12, 2009 7:02 pm
Você pode utilizar sensores de efeito Hall para determinar a corrente.
3
pedmar

Level 0
500784 xp

3
pedmar

Responder com citações
Mensagem Sex Jan 16, 2009 3:18 pm
Baum  li alguns datasheets e não encontrei nenhum sensor com a capacidade de corrente que eu preciso, será que nessa familia tem outros que sejam o suficiente pára meu projeto.?
Outra coisa eu preciso que a corrente siga o percurso dela,mas esse valor de corrente tem ir para entrada do pic ? o sensor faz isso ? pensei em utilizar tipo um amperimetro mais não deu certo(resistor shunt).

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Jan 18, 2009 11:03 am
pedmar,

Qual a capacidade que você precisa?

Abraços,
Dudu

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Jan 18, 2009 1:54 pm
Oi...

Há basicamente 3 métodos para se medir a corrente de um circuito:

Transformador de corrente: Muito usado em circuitos AC;
Sensores Hall: Usado em circuitos DC e AC;
Shunts: Usado em circuitos DC e AC.

Os 2 primeiros métodos exigem que vc trabalhe um pouco mais para montar o hardware ou que vc compre no mercado algum componente pronto que te atenda e isso pode ser uma tarefa bastante desgastante.

O shunt é, sem dúvida, o mais simples de ser montado, basta um resistor de valor adequado (no máximo alguns ohms) ligado ao GND e todo circuito que se quer medir ligado ao GND por intermédio deste resistor.

A queda de tensão sobre o resistor é diretamente proporcional à corrente, como reza a Lei de Ohm.

Basta injetar esta tensão no circuito que irá mostrar a corrente (que pode ser um voltímetro com a escala re-escrita para potência, claro q vc terá q fazer as contas).

Se vc precisa jogar em um microcontrolador basta ter certeza de que a tensão máxima em cima do resistor não irá ultrapassar a tensão de alimentação do microcontrolador.

Vc disse que já tentou usar um shunt e não deu certo. "Não deu certo" é uma frase bastante vaga, vc há de convir comigo, e não ajuda em nada. Explique o q aconteceu, isso irá nos ajudar a te ajudar.

3
pedmar

Level 0
500784 xp

3
pedmar

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 19, 2009 2:31 pm
Bom , sua sugestão eu não havia tentado, creio que assim deverá dar certo, vou testar, mas essa "joga essa tensão no circuito(tensão no shunt)"vc se refere a entrada analógica do pic, pois com a tensão eu acho a corrente ? posso também colocar uns diodos zener para proteger o pic.

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Seg Jan 19, 2009 3:07 pm
Isso mesmo... vc já sabe o valor do resistor (porque vc irá determinar isso) e vai conseguir o valor da tensão em cima do shunt (resistor) medindo com um voltímetro ou com o AD do PIC, q mede tensão.
Usando a fórmula da lei de Ohm http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm vc pode chegar ao valor da corrente.

O PIC já possui diodos internos de proteção em seus I/Os, no entanto estes diodos suportam, no máximo, 20mA. Se a corrente passar disso vc vai fritar a entrada do PIC ! Twisted Evil 

Mas a regra é ter certeza de que a tensão aplicada à entrada do PIC não ultrapasse a tensão de alimentação, ou seja, se o PIC estiver sendo alimentado por 4,5Volts a tensão na entrada do AD (ou I/O) não pode ultrapassar esta tensão. Para garantir isso o ideal será montar um circuito típico para instrumento (com amplificadoers operacionais). Se quiser fazer isso "meia boca" Confused  pode usar um divisor resistivo mesmo.

Entendeu ?

Idea Se sua aplicação for "profissional" eu recomendo comprar resistores desenhados especialmente para serem usados como shunt (eles possuem valor exato e variam muito pouco sua resistência em função da temperatura), mas se for hobby ou algum trabalho escolar um resistor convencional ou de fio irá resolver perfeitamente..

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido