Retornar
ao topo
ao topo
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo

Autor
Mensagem
Level 26
26100863 xp
Local:
Joinville / SC
26100863 xp
Local:
Joinville / SC
Realmente é bem pensado o esquema. Tão simples que a princípio nem precisa de tutorial. A questão de passar uma folha de papel alumínio em uma fotocopiadora que não me parece muito sensata. Não é em qualquer lugar que vão assumir o risco. Nas centrais de cópias da facul não aceitam nem papel adesivo. Tenho experiência com esse tipo de máquinas (uso e manutenção). Fiz testes com diversos tipos de papeis, mas nunca com algo que realmente é capaz de colocar a máquina em curto. As tensões e cargas no interior da máquina me parecem incompatíveis com essa técnica, mas se dizem que funciona... tentativas em breve. Atualmente uso um processo serigráfico. Emulsão+sensibilizante+escuro+transparência+luz UV+percloreto+muito trabalho=plaquinha perfeita.
16/05/2007
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
7398410 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Vetor, Você usa emulsão fotográfica ou cola branca com sensibilizante? Já perdi muuuuito tempo com esse método usando cola branca... Não acho emulsão para vender aqui no rio... Uma vez vi vendendo placas de cobre já sensibilizadas, bastava abrir a embalagem no escuro colocar a transparência e pronto, era só dar um banho de sol e revelar. Atualmente utilizo o processo de transferência térmica mesmo, comprei um papel no ML. Mas como todos sabem sempre passa um toner pelo ralo da pia...Abraços
08/09/2006
Local:
Joinville / SC
26100863 xp
Local:
Joinville / SC
Eu comprei uma emulsão azul que já vem com o sensibilizante. Aqui em Joinville existem duas lojas fortes nesse ramo, porém algumas lojas de tintas também vendem o produto. Veja se não existe aí no Rio uma loja chamada Serilon
A questão de passar uma folha de papel alumínio em uma fotocopiadora que não me parece muito sensata. Não é em qualquer lugar que vão assumir o risco. Nas centrais de cópias da facul não aceitam nem papel adesivo.
Tenho experiência com esse tipo de máquinas (uso e manutenção). Fiz testes com diversos tipos de papeis, mas nunca com algo que realmente é capaz de colocar a máquina em curto. As tensões e cargas no interior da máquina me parecem incompatíveis com essa técnica, mas se dizem que funciona... tentativas em breve.
Atualmente uso um processo serigráfico. Emulsão+sensibilizante+escuro+transparência+luz UV+percloreto+muito trabalho=plaquinha perfeita. |
Level 26
26100863 xp
Local:
Joinville / SC
26100863 xp
Local:
Joinville / SC
Vetor, ao invés do percloreto, você pode utilizar uma solução de água oxigenada com ácido clorídrico, é muito mais limpo e eficiente que o percloreto. Já fiz corrosão de placas utilizando esse método e foi muito rápido (demorou menos de 3 minutos para corroer). Vou verificar com um professor meu qual é a proporção de cada componente dessa solução e posto aqui depois.
08/09/2006
Local:
Joinville / SC
26100863 xp
Local:
Joinville / SC
Já vi usarem a solução de H2O2 com HCl. Fica uma mistura azul cristalina. Acredito que tenha sobrado peróxido naquela mistura pois ela soltava continuamente bolhas (reação típica do peróxido concentrado exposto à luz. A proporção eu ainda quero calcular pela química mesmo pois na internet nunca achei algo que fosse confiável, mas se seu professor souber.. hehe
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |