SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3  Next
Autor
Mensagem

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Sab Nov 01, 2008 12:40 am
Circuito analógico para acionamento de relé através do rádio
Pessoal,

Em um outro tópico sugeri um meio de se fazer um circuito para acionar um relé com sinal PPM usando um monoestável. Fiquei curioso e resolvi ver se era mesmo possível. Acabei projetando este circuito e simulei. Na simulação funcionou. No entanto não montei o circuito por falta de tempo. Se alguém se dispuser a montar e postar o resultado no fórum eu agradeço. Esse circuito é de baixíssimo custo.

Uma coisa que eu observei é que alguns parâmetros do ci no simulador não batem com os reais. É possível que o resistor R1 tenha que ser substituído por um valor maior. O ideal é até mesmo colocar um tripot para calibrar o circuito, pois foram feitos sacrifícios nos cálculos ideais para uso de valores comerciais de resistores e capacitores.

Na saída eu utilizei um transistor BJT (TIP122) apenas pela facilidade de ser encontrado, pois o ideal é utilizar um mosfet (não coloquei no circuito por que são muitos modelos e muitos deixariam de usar por achar que só aquele modelo serviria). Na verdade serve qualquer buffer ou circuito polarizável com 5v e 5mA.Não se esqueçam que esse circuito ou buffer deve ser capaz de suprir a corrente drenada pela bobina do relé

A programação do rádio deve ser feita para gerar um pulso de 2,1ms na posição on e um pulso de 0,9ms na posição off.

Os cálculos dos componentes R1 e C1 foram feitos de modo que com 2,1ms o capacitor C1 carregue até o nível de acionamento da entrada schmitt trigger e com 0,9ms não. 

Uma vez que foi disparado, o monoestável gera um pulso de saída com duração estabelecida pela relação de R2 e C2 (ver data sheet), que foi calculado para mais de 20ms. Como o período do sinal PPM é de 20ms, o circuito será redisparado (caso o pulso continue com 2,1ms) e manterá a saída em nível alto.

Bom espero que este circuito ajude as equipes iniciantes e as que ainda tenham esse problema. Espero também que o circuito funcione hehehe Laughing .

Abç

ANEXOS:
PPM_2_RELE.JPG
Tamanho: 161.32 KB
Downloads: 870 veze(s)

Última edição feita por Ormiga em Qua Nov 19, 2008 5:21 pm; editado 3 vezes no total
3
l_netto

Level 3
3423880 xp

Local:
Vitoria / ES

3
l_netto

Responder com citações
Mensagem Sab Nov 01, 2008 7:41 pm
blz cara, eu tinha pesquisado um pouco sobre este circuito... mas fiquei um pouco de dificuldade com o calculo do r e do c por justamente pelos valores comerciais...
vou testar aqui e posto o resultado...
valeu...

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Dom Nov 02, 2008 9:28 pm
l_netto,

Não se esqueça de ver se o 74ls123 possui mesmo entrada schmitt trigger, eu não conferi no datasheet para ver se são todos os modelos que possuem (olhe os sufixos). Algum com certeza tem.

Abração

3
l_netto

Level 3
3423880 xp

Local:
Vitoria / ES

3
l_netto

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 03, 2008 10:30 pm
Ormiga Escreveu:
l_netto, Não se esqueça de ver se o 74ls123 possui mesmo entrada schmitt trigger, eu não conferi no datasheet para ver se são todos os modelos que possuem (olhe os sufixos). Algum com certeza tem. Abração
é cara... eu testei aqui e n deu nada n... obs: testei com um pot de 1k tentando regular... mas nada aconteceu... a saida sempre fica em alta e tanbem o ci começa a esquentar muito... vai saber... detalhe eu usei um resistor de 2k2 ao inves do de 3k3 (n tinha um de 3k3 na hora)sera que tem alguma coisa a ve? acho que n te alguma ideia? abraço

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 03, 2008 10:53 pm
Cara,

Eu ainda falei que o resistor R1 poderia ter que ser maior do que 3k3. Você usou 2k2...
Com 2K2 com certeza a saída ficará sempre alta, pois mesmo com um pulso curto do sinal do rádio o capacitor vai carregar e ativar a saída. Se não tiver 3k3 teste com 3k9, tem mais chances de funcionar. 

O potenciômetro deve ser ligado em série com o resistor 3k3, para o valor de R1 variar de 3k3 até 4k3 (no caso de um pot de 1k).

Quanto ao ci esquentar verifique sua alimentação (se está em 5v) e a pinagem no datasheet do ci, pois eu confiei na pinagem do modelo do simulador. Coloque também um resistor de 4k7 entre a entrada 'R' e a alimentação (eu esqueci).

Me dá o código do ci que você comprou (algumas coisas variam de família para família às vezes).

Caso continue esquentando desconecte a sa´da e verifique o funcionamento com um multímetro.

Abç

3
l_netto

Level 3
3423880 xp

Local:
Vitoria / ES

3
l_netto

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 04, 2008 8:34 am
é realmente eu tinha esquecido disto... mais uma coisa os capacitores sao ceramicos ou eletrolitico (qual a polaridade deles) pq pelo q eu sei n tem capacitores ceramicos nestes valores 100uF e 1uF so eletrolitico... oq eue usei foi o proprio 74ls123 vou testar outra vez e posto o resultado valeu...
3
l_netto

Level 3
3423880 xp

Local:
Vitoria / ES

3
l_netto

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 10, 2008 9:06 am
novamente n obtive nenhum resultado...

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 10, 2008 10:23 am
Quando tiver tempo eu monto e posto o resultado. Você conferiu a polaridade dos capacitores? O terra do receptor está ligado?

Abç

3
l_netto

Level 3
3423880 xp

Local:
Vitoria / ES

3
l_netto

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 11, 2008 8:52 am
Ormiga Escreveu:
Quando tiver tempo eu monto e posto o resultado. Você conferiu a polaridade dos capacitores? O terra do receptor está ligado? Abç
eu veririfiquei mais de uma vez a polaridade dos capacitores.... e e receptor este ligado certo eu o alimentei com o proprio circuito 5V(protoboard) ou seja o terra esta sim ligado ao circuito...

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 11, 2008 11:33 pm
I_netto e demais usuários,

Desculpem a falta de atenção, mas o circuito que eu postei realmente continha erros. O circuito RC que determinava a duração do pulso de saída estava completamente errado, não percebi pois o simulador não leva em conta esta polarização. Qualquer componente que coloque ali na simulação vai funcionar.

O circuito continha um erro na ligação de R2 ao ci, assim como os valores de R2 e C2 estavam errados, não respeitando os limites impostos no datasheet. 

Mais uma vez peço desculpas, o circuito foi corrigido e está disponível para download no primeiro post.

Não garanto que o circuito funcionará pois ainda não montei. Caso alguém queira se adiantar é bem vindo. No final da semana posto os resultados.

Abraços

Ir para página 1 2 3  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido