SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3 4 5  Next
Autor
Mensagem
3
l_netto

Level 3
3423880 xp

Local:
Vitoria / ES

3
l_netto

Responder com citações
Mensagem Qua Out 29, 2008 7:55 pm
controle on/off com r/c
bom eu tenho um controle futaba de 7ch e gostaria de usar um deles para ligar e desligar algo (um rele) isto sem o auxilio de um pic... o canal que irei usar é uma "chave" do controle... valeu;;;

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Out 29, 2008 9:14 pm
controle on/off com r/c
Sem o auxílio de um microcontrolador como o PIC ou de outra familia é complicado, já que você vai precisar converter o sinal de saída do receptor (PPM) para a ação de ligar/desligar a bobina do relé.

Pode ser que tenha alguma forma analógica de fazer isso, mas sinceramente desconheço.

Abraços,
Dudu

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Out 29, 2008 10:47 pm
controle on/off com r/c
O mais básico sem PIC é colocar um servo para acionar uma chave de fim de curso. Se a chave não for suficiente para a carga, aí sim você pode colocar um relé.

É tosco, mas é sem PIC.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Qua Out 29, 2008 11:17 pm
controle on/off com r/c
Po, tosco por tosco dá para fechar contato com a antena do rádio... Rolling Eyes 

l_netto,

Procure por circuitos monoestáveis redisparáveis. Sinceramente nunca usei este circuito nessa aplicação, mas acredito que seja possível implementar uma solução para o seu problema.

Use o sinal PPM para carregar um capacitor ligado à entrada de um buffer schmitt trigger (pesquise sobre). Calcule a constante de tempo desse capacitor para este atingir o nível de acionamento da entrada lógica somente quando a duração do pulso PPM for de 2ms. Use esse buffer para acionar o monoestável (74ls123). Uma vez acionado, seu circuito monoestável gerará um pulso de nível lógico 1 e duração estabelecida por você (a duração deve ser maior que 20ms, que é o tempo até o recebimento do novo sinal de controle). Caso o sinal PPM continue com 2ms, um novo disparo será feito e o monoestável manterá a saída em 1 por mais um período. Use esse sinal para acionar seu relé.

Quando a duração de pulso do sinal PPM for de 1ms, o seu capacitor não deve ser carregado, não redisparando o seu monoestável. Além disso, você deve garantir que com o sinal de controle em nível 0 o seu capacitor descarregue antes do próximo pulso.

Bom, muitos vão dizer que é mais fácil programar um PIC, e eu concordo. Porém vale o aprendizado e uma solução alternativa para quem ainda teme os microcontroladores.

Abç

3
l_netto

Level 3
3423880 xp

Local:
Vitoria / ES

3
l_netto

Responder com citações
Mensagem Qui Out 30, 2008 10:55 am
controle on/off com r/c
valeu... vou dar uma pesquisada neste monoestavel...

Lenz
Site Admin
Level 20
20538307 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Sex Out 31, 2008 7:37 pm
controle on/off com r/c
gordinho_heaven Escreveu:
Vetor Escreveu:
O mais básico sem PIC é colocar um servo para acionar uma chave de fim de curso. Se a chave não for suficiente para a carga, aí sim você pode colocar um relé. É tosco, mas é sem PIC.
Como um administrador do fórum com tanto xp pode sugerir uma idéia dessas para estudantes de engenharia???
Não deixa de ser uma boa solução de engenharia... Pois funciona, é simples e tem um custo baixíssimo (levando em consideração que você já tenha os servos). Agora, utilizar um circuito eletrônico para interpretar o sinal PPM e ativar um relé, é bem mais confiável... Porém não é tão simples desenvolver um circuito destes...

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Sex Out 31, 2008 7:44 pm
controle on/off com r/c
Oi Gordinho...

Essa é fácil de responder... até eu consigo  Wink 

Qd vc faz robôs de combate vc TEM que ter a mente aberta a soluções de todo tipo.
Mesmo q pareça tosco ou inapropriada.

O q é apropriado p uns pode não ser p outros e vice-versa.

O que demonstra inteligência na solução não é a retidão técnica da solução e sim a criatividade !

O q não pode é ficar sem fazer porque não atende aos "preceitos da boa conduta técnica".

jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 12, 2008 2:10 pm
controle on/off com r/c
Pelo que sei esses receptores controlam os servos por meio de pulsos

O que você teria que fazer é um flip-flop.

Todo flip-flop tem um filtro que "barra" espúrios pra que a saída não funcione como um "pisca-pisca"

Na teoria, o flip-flop vai receber o primeiro pulso, tornar a saída em nível alto e bloquear os outros pulsos

Você teria que mudar a chave de posição, aí o flip-flop ia em esdado alto.
Para torna-lo em baixo voce teria que fazer o mesmo.

Nota: considerando uma chave alavanca no controle. Inicialmente virada para a esquerda: você teria que vira-la para a direita (nesse momento vai em alta) e depois coloca-la como no estado inicial (virada pra esquerda). Assim você ia "zerar" a chave para que ela podesse ter a capacidade de tornar o flip-flop em baixa denovo.

Eu já fiz vários teste com o circuito abaixo:

Basta trocar a chave por um BC558 ou BC548 (circuito já testado com esta configuração).
O cap eletrolítico filtra a entrada, creio que os 10uF do esquema lhe serve...
Se o circuito demorar muito pra mudar de estado, tente mudar o valor do cap pra menor

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 12, 2008 2:59 pm
controle on/off com r/c
jeff,

Acho que você não entendeu bem o problema. O circuito estará embarcado em um robô, ou seja, não é possível mudar uma chave no circuito. A dificuldade é justamente fazer isso com um rádio. O receptor está constantemente enviando (a cada 20ms) pulsos que duram normalmente de 1ms a 2ms dependendo da posição do stick de controle do rádio. O circuito tem que ser capaz de diferenciar a duração destes pulsos.

Abraço

jeff_pimenta

Level 11
11674273 xp

Local:
Ubajara-Sobral / CE

jeff_pimenta

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 12, 2008 3:52 pm
controle on/off com r/c
Eu entendi

O circuito que eu propuz é pra ser acoplado por meio de um transistor na saída do receptor (onde seria controlado um servo)

O pulso que iria pro servo entra nesse circuito e aí entra minha explicação...

A chave que eu disse é a mesma do seu controle! (ela fica no controle)

pra ligar _/_     ->   _\_     -> _/_

pra desligar _/_    ->   _\_    -> _/_
Ir para página 1 2 3 4 5  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido