SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
Martins

Level 0
470101 xp

Local:
Sorocaba / SP

3
Martins

Responder com citações
Mensagem Sab Out 18, 2008 6:36 pm
Controle de Eletro imã
E ai galera estive vendo aqui no forum alguns assunto sobre controle de motores Dc e servo motores.
Estou desenvolvento um trabalho para controlar eletro-imãs onde irei controlar a intensidade de corrente que irar fluir pelo enrolamento e também o seu sentido.
Começei fazendo um circuito para controlar um motor de usando um microcontrolador, dai desenvolvi um pequeno eletro imã para simular e coloque no circuito usando um transistor Darlington e o mesmo aqueceu muito mesmo com o trocador de calor so que a corrente do circuito na carga era de 2,5A e o Tip suporta até 5A estou agora fazendo uma simulação no PC com um FET so que ele não esta suportando a inverção contante da corrente.
O circuito e uma ponte H.

Por favor se puderem me ajudar fico grato 

Obrigado

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Out 19, 2008 4:15 pm
Controle de Eletro imã
Oi Martins...

Como diria meu pai: " Se o parafuso não entra, pegue uma marreta maior! "  Laughing 

Há FETs para todo tipo de aplicação, se seu circuito está bem desenhado o problema deve ser as especificações do FET q está usando.

Verifique se o limite de corrente suportado pelo FET não é muito baixo.

Imagino que o que está desenvolvendo não é um produto comercial, então vc pode se dar ao luxo de usar FETs que suporta 10x a corrente limite q precisa controlar...

Mas gde parte dos problemas de aquecimento dos FETs se resume a maneiro como eles são acionados, vc deve saber q os FETs são ativados por tensão e não por corrente e a tensão deve ser bem definida, ou seja, ela não deve ficar "passeando" pela região linear de acionamento do FET, se isso acontecer ele irá fritar mesmo com uma fração da corrente que pode suportar.
Uma maneira fácil de resolver isso é utilizar CI chaveadores (a IR (ON)) possui diversos para esta finalidade (gate drivers).

boa sorte

3
Martins

Level 0
470101 xp

Local:
Sorocaba / SP

3
Martins

Responder com citações
Mensagem Seg Out 20, 2008 12:47 am
Controle de Eletro imã
E ai fera blz fiz as devidas alterações do meu circuito e criei um drive para atuar os FETs e um drive para fazer o PWM separado dos fetes que irão somente trabalhar como chaves (On/Off) e logo que simular irei comentar como ficou .

Desde ja agradeço a força e logo estou aqui para dar uma resp. de como ficou.

Vlw
3
Martins

Level 0
470101 xp

Local:
Sorocaba / SP

3
Martins

Responder com citações
Mensagem Sex Out 24, 2008 3:04 pm
Controle de Eletro imã
E ai galera blz fiz um drive para controlar a ponte H que aciona o Imã sem usar PWM somente um ON/Off basico, porem acredito que seja burrada minha a corrente não esta circulando pela carga e sim pela extremidade da ponte H observei isto durante a simulação no PC.
Estou aberto a ajuda enquanto isso volta para analisar melhor o erro

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Sab Out 25, 2008 8:57 am
Controle de Eletro imã
Ok...

Poste seu diagrama, isso ajudará  muito a descobrir o q está havendo.

3
Martins

Level 0
470101 xp

Local:
Sorocaba / SP

3
Martins

Responder com citações
Mensagem Sex Out 31, 2008 10:28 am
Controle de Eletro imã
E Ai cara blz eu não consigo anexar nada no forum ja tentei !!! como devo proceder pois ainda sou iniciante e não libera esta opção !!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Out 31, 2008 2:09 pm
Controle de Eletro imã
Prezado Martins,

Apenas usuários com nível acima de 1 podem anexar arquivos diretamente a base de dados do fórum. Por favor leia o tópico Level - XP / Permissões

Por enquanto você pode anexar imagens hospedadas fora do fórum, existem diversos serviços de hospedagem de imagens gratuítos. 

Abraços,
Dudu

3
Martins

Level 0
470101 xp

Local:
Sorocaba / SP

3
Martins

Responder com citações
Mensagem Sab Nov 15, 2008 1:20 pm
Controle de Eletro imã
chuckero Escreveu:
Boa noite pessoal, sou novo aqui no forum mas tenho boa experiência em eletrônica e espero poder ajudar alguns colegas. Vi o tópico iniciado pelo Martins e gostaria de fazer algumas observações a respeito: -Sobre o aquecimento excessivo dos transístores: deve-se ter cuidar com a polarização dos transístores para que trabalhem na região de saturação e corte, tanto transístor bipolar quanto FET, nunca na região ativa; -Para melhor eficiência atualmente não se usa mais controles analógicos para esse tipo de aplicação, usa-se sempre PWM, é mais fácil de controlar e gasta menos energia. Os microcontroladores PIC têm esse tipo de controle e é bem fácil de usar; Tenta colocar mais detalhes do teu projeto.
E ai fera desculpe a demora estava enrolado!!! O projeto e o seguinte tenho que fazer um controle de um eixo onde irei controlar o sentido (direita ou esquerda) e sua velocidade de vai variar de de 0 até 10ms e também irei controlar suas posições ou seja ando 20 mm para ou a cada 40mm acelero 2ms isso será controlado via software por um uC da familia pic 18f eu terei que utiliar um drive na saida do PIC para poder controlar a Ponte H que ira controlar o eletroimã para movimentar o carro !!! Se vc ja fez algo ou conhece alguma aplicação parrecida por favor me ajude !!

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido