Retornar
ao topo
ao topo
Autor
Mensagem
Galera, to fazendo um projeto de um robo autonomo. Tava qrendo fazer o robo seguir alguma coisa, sem fio. Tipo, a pessoa fica com um transmissor e o robo com o receptor. Nesse receptor ele iria distinguir entre frente,traz e lados. To com uns sensores de presença, msm com a logica na programação vai dar erro pois varias pessoas podem passar ao seu lado, e eu so qria q ele seguisse uma pessoa so. Algum poderia me ajudar. Abraços
Oi Rafael... Se for só por hobby ai vai minha sugestão: Coloque 3 sensores de infra-vermelho na frente do robô; Monte uma pequena caixa com pilhas e 1 transmissor infra-vermelho; Este transmissor vai preso no calcanhar da pessoa a ser seguida; O robô compara quais dos 3 sensores está recebendo o sinal de maior intensidade e aciona os motores p corrigir o curso. Não me pergunte como vc vai montar porque eu não tenho um circuito exemplo... essa parte fica com vc e o Sr. Google !
Se tá certo ? Vamos fazer diferente: 1 - Que tipo de sensores eu uso? R: Vc usará 3 sensores e um transmissor; Sensor é aquele que sente ! Sentir (desde o ponto de vista eletrônico) é uma atividade passiva; Então use 3 sensores passivos porque o robô não vai enviar o sinal infravermelho, lembra q eu escrevi que o transmissor vai ficar no calcanhar da pessoa que está senso seguida ? Transmissor é aquele que transmite (tipo eu agora). Vc vai usar 1 transmissor infravermelho (veja, eu já estou te falando o tipo de transmissor e receptor (sensor) vc deve usar) !!!!!! 2 - Se vc é um iniciante e não conhece nada de eletrônica, desista, por enquanto. Para montar qualquer circuito é necessário o mínimo de conhecimento e ninguém aqui vai ficar ensinando eletrônica p vc, isso vc tem q trazer na bagagem. ok ? Não me leve a mal, mas aqui é um fórum de robótica, não de eletrônica básica.
25/04/2006
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Tenho que concordar com o PauloChip, já que possuir experiência em eletrônica, por mais vago que essa frase seja, implicaria em não ter grandes dificuldades com a implementação dos sensores. Um sensor como o proposto nada mais será do que uma entrada analógica no microcontrolador, que será responsável por processar os dados e ativar as rotinas pertinentes aos sinais das entradas. Tal façanha envolve um bom conhecimento em eletrônica, programação e criatividade. Caso você não saiba por onde começar, recomendo estudar microcontroladores, como Microchip PIC, Atmel AVR, TI MSP430, dentre outros. Abraços, Dudu
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |