SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem
3
marcoaureliorb

Level 0
98228 xp

3
marcoaureliorb

Responder com citações
Mensagem Sex Ago 22, 2008 6:28 pm
Fonte para motor RS380S-4128
Pessoal,

retirei um motor de uma parafuzadeira eletrica que era alimentada por 3 pilhas. No motor nao tem nenhuma informação sobre fabricante. So tem as segintes informações

RS380S-4128
                 DC 3.6V

Quando eu ligo ele nas baterias ele funciona normalmente. Quando ele passo a alimentar via eleminador de baterias ele nao funciona corretamente. Eu seleciono 3V e 4,5V e ele inicia a rotacao e para, inicia a rotacao e para, mas nao consegue girar continuamente. Alguem sabe o motivo? Será que o eliminador de bateria nao consegue gerar a corrente necessaria para fazer o motor funcionar?
3
xinguiling

Level 1
1397395 xp

Local:
Santa Barbara d´ oeste / SP

Equipe:
Politronic

3
xinguiling

Responder com citações
Mensagem Sex Ago 22, 2008 9:04 pm
Olá amigo tudo bem?

Um CEBou circuito eliminador de bateria, serve para fornecer potência eletrica para outro circuito sem a presença de uma bateria elétrica. Num modelo R/c rádio controlado, o CEB ele percebe quando a bateria esta com pouca carga, corta a tração de rotação no motor para fornecer "á direção " aos servos num aeromodelo.

o CEB são dispositivos ultilizados para alimentar equipamentos movidos a bateria, de eletricidade.
Se ele tem que lidar com perdas, essa diferença V  esperada de 5V, bem como eles são proporcionais a corrente fornecida.

Uma bateria com 12V com uma corrente de pico 5A o CEB terá perdas de (12V-5V)*5A =35W.Sendo um regulador linear esse 35W vai ser convertido em calor.

Olha que aula em !!! srsrsrsrsrs.

Amigo, o que acontece nesse caso, que é substituido a bateria e em seu lugar operam CAPACITORES, que suavisam os pulsos eletricos vindos de um alternador,"Sem gerarem parcialmente energia.

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Ago 23, 2008 1:50 am
Acho que o eliminador que o Marco Aurélio se referiu são as fontes de tensão variável (1,5 - 12 V) mais comuns do mercado. Se for, essas fontes suportam no máximo 100 mA, o que é muito pouco para um motor utiizado em parafusadeiras.

Recomendo o uso de uma fonte de PC para testes com pequenos motores. Normalmente em 5 V a corrente máxima é em torno de 20 A e em 12 V são 13 A.

O CEB citado pelo xinguiling é também conhecido pela sigla em Inglês BEC.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Ago 23, 2008 10:11 am
Também fiquei na dúvida, mas acho que o marcoaureliorb se referiu ao famoso BEC (CEB em português), que nada mais é do que um regulador de tensão.

O problema é que esses dispositivos disponibilizam pouquíssima corrente, o que certamente não é o suficiente para alimentar um motor, tendo em vista principalmente os picos de corrente na partida.

Vetor,

o problema em utilizar fontes de computador é que , até onde eu sei, elas têm uma proteção contra curto circuito baseada na derivada da corrente, além da proteção normal. Ou seja, se a corrente variar muito bruscamente a fonte interpreta como o início de um curto circuito e desarma, o que é muito mais eficiente do que cortar apenas quando a corrente atingir determinado valor.
Como os componentes alimentads por essas fontes não variam sua demanda por corrente tão bruscamente, as fontes cumprem seu papel.
No entanto, os motores apresentam grandes picos de corrente quando partem e quando se aproxima do stall, o que pode acabar desarmantdo a fonte. Lógico que não dá pra afirmar que 100% dos motores vão desarmar 100% das fontes, mas se por acaso não funcionar esse é provavelmente o seu problema.

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Ago 23, 2008 10:57 am
Eu imagino que é uma fonte devido a ele ter citado a seleção de voltagem.
marcoaureliorb Escreveu:
... Eu seleciono 3V e 4,5V e ...
Existe BEC com seleção de voltagem? Pelo que sei, é padrão. Realmente as fontes de PC tem proteção contra sobrecorrente. Isso é bom! A fonte que tenho para os testes suporta 16 A em 12 V, mas pelo fato de eu usar PWM com rampa de aceleração, elimino os picos. Ao testar sem o PWM um capacitor basta para não dar um tranco na fonte. Bom, isso é o meu caso. Assino em baixo quanto não poder generalizar fontes e motores.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!
3
marcoaureliorb

Level 0
98228 xp

3
marcoaureliorb

Responder com citações
Mensagem Sab Ago 23, 2008 11:12 am
Eu tenho uma fonte que é de 5V 2A. Ela não consegue iniciar o motor. Porque uma associacao de 3 pilhas em serie de 1,2V consegue?

Brody

Level 1
1474818 xp

Local:
Governador Valadares / MG

Brody

Responder com citações
Mensagem Dom Ago 24, 2008 11:42 am
marcoaureliorb

só por curiosidade, a saída dessa fonte é AC ou DC?
3
marcoaureliorb

Level 0
98228 xp

3
marcoaureliorb

Responder com citações
Mensagem Dom Ago 24, 2008 12:45 pm
É uma fonte DC. Era usada para carregar bateria de um MP3.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Ago 25, 2008 3:14 am
Muito provavelmente a fonte tem proteção contra curto circuito, como durante a partida um motor elétrico puxa um pico de corrente, a fonte deve desarmar. 

Abraços,
Dudu

3
xinguiling

Level 1
1397395 xp

Local:
Santa Barbara d´ oeste / SP

Equipe:
Politronic

3
xinguiling

Responder com citações
Mensagem Seg Ago 25, 2008 8:20 pm
Ponho minha mão no fogo se uma fonte de Pc não fornecer a corrente necessária pra esse motor!!!.

O BEC, só foi citado mesmo pelo amigo e o pessoal abriu uma dúvida em cima do mesmo,incrusive eu.É o amigo está citando uma fonte "sobre-corrente", que tem incluso um circuito de proteção de pico de "A".

Teste com uma fonte de Pc citado pelo "Vetor", como se trata de um motor DC comun nada mais de especial.

Agora só uma perguntinha besta!!!.O motor está funcionando ultilizando o antigo PÉQ; de Bateria?

SRSR cheira queimado?´.´

Abraços
Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido