CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6  Next
Autor
Mensagem

Derick

Level 3
3953268 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Derick

Responder com citações
Mensagem Ter Out 20, 2009 10:11 pm
Liberado Build Reports Uai!rrior
desculpe, eu acho que não fui claro o suficiente.

o robô que me refiro seria um hobby e ele teria duas rodas.

Wurs
Moderator
Level 33
33652800 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Out 20, 2009 10:51 pm
Derick Escreveu:
eu estive "pesquisando" reduções e percebi que as reduções planetárias são as mais eficientes, mas eu não consegui entender o princípio de funcionamento muito bem (onde está a redução) e nem o porque da redução dos motores que funcionam assim ser dessa forma (trabalham no mesmo eixo/ mesma posição)
Bem Derick, as planetárias são um sistema de redução Doido, e que mata qualquer aluno no curso de dinâmica. Calcular um sistema de planetária é chato porque é difícil de enxergar o que está acontecendo... Tem um vídeo que mostra muito bem como ela funciona, segue abaixo:
Legal deste vídeo porque ele mostra o que ocorre quando a engrenagem que "Orbita" fica travada, o que ocorre... quando o "Colar" de fora é travado, e por fim quando o motor é travado e o sistema é movido...todas estas mudanças. Melhor que isso só pegando estas engrenagens na mão e vendo com os próprios olhos...
Derick Escreveu:
Ela ser quase do tamanho do motor, logo, usando-a, vc teria um robô super largo. Então, logicamente depende do projeto, mas, se formos projetar uma caixa de redução, qual o melhor modelo que vocês indicariam?
Realmente elas ficam longas.... porque os jogos de planetárias ficam uns sobre os outros, gerando uma caixa cilíndrica e longa. Quanto mais longa.... mais planetárias. Agora........ Qual a mais fácil de Projetar?? Dentes retos em linha! Sem sombra de dúvida! E de preferencia com 2 estágios. Muito mais simples de projetar e fabricar do que as planetárias. (na verdade as "planetárias"são simples... o complicado é o "Colar" com dentes internos, sai bem caro.) Grande abraço Wurs

Derick

Level 3
3953268 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Derick

Responder com citações
Mensagem Qua Out 28, 2009 9:49 pm
Wurs, 
tem bastante tempo que eu li/vi mas eu não agradeci, brigadão!

mas eu não to postando à toa: 
como é um tópico dos projetos da uai!rrior, então lá vai.
seguinte: o Butcher usa motores da action na locomoção, e como ele é um shell spiner a locomoção "não é" tão importante, porém, em rounds em que a arma/ele foram danificados, em certas vezes apresentou um "bom" desempenho. 
Enfim, Que motores são esses e você indicaria para um hobby (logicamente) com quatro motores destes para locomoção? eu encontro os dados dele no site da action?

numero 2:
estou tendo um pouco de dificuldade em achar os motores ideais para um feather, provavel que De Walt's, mas não sei muito pois não me apresentaram outras opções ainda. "Você"/ alguém pode me ajudar?

Marcuscnj

Level 6
6033173 xp

Local:
Bonito / MS

Marcuscnj

Responder com citações
Mensagem Qua Out 28, 2009 9:58 pm
Derick,

Eu vou usar, para o meu feather, motores DPG (o de 6.8000 rpm). Achei leves e "potentes"...

Fica ai a dica Wink 

Abraços
Marcus

Wurs
Moderator
Level 33
33652800 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Out 28, 2009 11:03 pm
Derick Escreveu:
seguinte: o Butcher usa motores da action na locomoção, e como ele é um shell spiner a locomoção "não é" tão importante, porém, em rounds em que a arma/ele foram danificados, em certas vezes apresentou um "bom" desempenho. Enfim, Que motores são esses e você indicaria para um hobby (logicamente) com quatro motores destes para locomoção? eu encontro os dados dele no site da action?
Fala Derick, que bom que as informações foram úteis. Bem, antes queria te passar um link do tópico onde soltamos mais informações sobre o Butcher: http://www.robocore.net/m...opic&t=2090 Ele também remete a uma pagina com fotos e comentários, espero que ajude. Usamos motores da Action mesmo. No site deles existem todos os dados sobre os motores. Procure por "Action motors" Porém.... as engrenagens de bronze não suportaram muito bem os trancos, veja: Assim, resolvemos refaze-las em aço. A engrenagem ao lado, preta é em aço. Porém, só fizemos isso pois tivemos acesso a usinagem de engrenagens pequenas. Do contrário não valeria a pena. Mesmo assim, vimos que o torque desta caixa de redução era um exagero... assim retiramos um "jogo" de engrenagens e diminuímos a redução pra 1/3 do original. Assim ganhamos velocidade!!! Nota-se que mudamos muito os moto-redutores. Logo, não recomendo comprar as caixas da action e usa-las em robôs de batalha sem antes muda-las. Talvez fosse vantagem usar outro sistema de moto-redução... Sairia mais barato!
Derick Escreveu:
numero 2: estou tendo um pouco de dificuldade em achar os motores ideais para um feather, provavel que De Walt's, mas não sei muito pois não me apresentaram outras opções ainda. "Você"/ alguém pode me ajudar?
De uma olhada no fórum, o Biribinha se saiu bem, assim como o Touro Feather, veja quais motores eles usaram. Pesquise... que sempre vou falar isso pois é a verdade nua e crua! Pesquisar é tudo! Porém a galera usou Devalts 18V na locomoção do Ufo com sucesso. E posteriormente no Jubileu... embora a caixa tenha "agarrado" um pouco. Para este feito usamos uma caixa doida, mista! Foi uma destas ideias doidas que vc tem, constroi e dá certo! Juntei meio sistema planetário com uma redução em linha. Tudo dentro da mesma caixa... usando rolamentos... e buchas! Uma enorme salada de frutas de itens mecânicos! Funcionou! Shocked Mas foi um caso raro. Afinal tínhamos acesso a este tipo de usinagem. Sem isso seria impossível fabricar esta caixa. E usar Dewalts. Tente trabalhar com o que existe, caso não existe veja se é possível criar... Esta é a filosofia! Wink Grande abraço Wurs

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Out 29, 2009 7:28 am
Derick, 

Como o Wurs disse é tudo pesquisa, mas vala também dizer que um sistema de locomoção muitas vezes funciona melhor em um tipo de robô do que outro. Por exemplo o Biribinha possui 4 rodas ativas, o que seria impossível e não tão eficiente colocar no Touro Feather. Logo pesquise e estude bastante. 

Wurs,

Lindas as caixas!!!! Como li certa vez no fórum da RFL "Great minds think a like", cheguei a desenhar uma caixa com exatamente o mesmo princípio do primeiro estágio planetário para usar com DeWalts no Touro Light! No final acabamos abandonando a idéia e partindo para uma caixa de 3 estágios com engrenagens de dentes retos, já que havia espaço e peso. 

A grande diferença foi que pensei em usar dois estágios de uma caixa de 42mm da Banebots, mas tirando isso o projeto era muito parecido, impressionante! Hahahah 
Até o problema de não caber um rolamento devido ao rebaixo na caixa para a engrenagem orbital também tive! Usar bucha resolve, mas por que não um rolamento de agulhas? A sacada de usar a engrenagem orbital do primeiro estágio foi Ninja. vocês não tiveram nenhum problema com ela ser de plastico? 

Quanto a caixa da Action isso daria um bom tutorial Very Happy Fizemos algo parecido nas BB 42mm do Feather, que por serem inicialmente do Light tinham uma redução muito grande (36:1), logo tiramos o estágio intermediário e ficamos com algo próximo de 12:1 e uma caixa um pouco mais curta. Sinceramente poucas são as coisas que não precisam ser modificadas para serem usadas em robôs de combate, caixas de redução principalmente! 

Abração,
Dudu

Wurs
Moderator
Level 33
33652800 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Out 29, 2009 4:53 pm
Evristow Escreveu:
Lindas as caixas!!!! Como li certa vez no fórum da RFL "Great minds think a like"
Opa! valew! Wink É realmente muito curioso isso! Pessoas em locais diferentes chegarem a mesma solução. Loucura! Realmente não pensei nos rolamentos de agulha, como não tinha noção do preço dos mesmos, e a bucha resolveria de maneira satisfatória.... foi a bucha. Mas esta é uma ótima ideia...anotado! Sobre o "Colar" das planetárias, não ouve nenhum problema, nem de desgaste nem de quebra. Embora sejam de plástico (nylon) é uma peça resistente, e tb existe um fator importante na sua durabilidade. Ela não tem apenas o esforço concentrado em um dente... Como esta caixa tinha 5 pequenas engrenagens planetárias... a força era dividida entre as 5 engrenagens... consequentemente em 5 dentes em contato com o colar. Desta forma o esforço no "Colar" era bem menor. E assim, mesmo sendo em plástico, não teve problemas. E como vc mesmo disse.... são poucas as peças que entram "Originais" nos robôs. Quase tudo é modificado! Ou para sobreviver...... ou para caber! hehhehe Grande abraço Wurs

Wurs
Moderator
Level 33
33652800 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Jun 10, 2010 9:28 pm
Olá Welerson!

São Boas perguntas. Logo, vamos a elas sem delongas...
Welerson Escreveu:
Arrow Essa diferença entre as velocidades de trabalho de um rolamento auto-compensador e um comum é tão grande assim?
Vamos tomar como base um rolamento conhecido, fica mais fácil comparar. Dados de entrada: - Diâmetro interno 10mm e Diâmetro externo 30mm. - 9mm de largura. Um rolamento simples(1 carreira de esferas) que atende estes números seria o modelo #6200 Um rolamento auto-compensador de esferas que atende estes números seria o modelo#1200 Vamos comparar:
modelo #6200 #1200rotação limite (RPM)* 24.000 22.000Carga radial (kgf) 520 570
*Baseado nos valores de rolamentos abertos com graxa. O que tiramos disso? Primeiro que as diferenças são pequenas. O 6200 aceita pouca rotação a mais que o 1200 e a carga que o 1200 suporta é pouco superior ao 6200. E segundo, que a maior diferença deles é a função! Um é rígido e o outro aceita movimentação.
Welerson Escreveu:
Arrow Se os rolamentos comuns desalinham com tanta facilidade, por que mesmo assim são tão utilizados?
Os rolamentos comuns não desalinham. Eles são rígidos! Quem costuma desalinha é a fixação e com ela vai junto o rolamento provocando esforços tanto no rolamento como no eixo etc.... Em casos onde você sabe que é possível que o eixo desalinhe e com isso destrua os rolamentos usa-se um rolamento compensador. Este rolamento continua preso rigidamente no mancal, mas desloca o seu centro alguns graus para que possa corrigir o erro e evitar que o eixo sofra esforços e quebre, ou evitar que o rolamento desgaste muito e quebre. E porque os Simples são mais usados? Bem, eles são muito mais baratos. E eles são ótimos quando você quer que o seu sistema não se mexa. hehehhe Um exemplo são as caixas de redução Se o eixo desalinhar e o rolamento também... isso vai entortar a linha de engrenamento das engrenagens, com isso a engrenagem pode travar, moer, quebrar, e outras coisas não muito felizes. Logo, uma caixa com engrenagens de dentes retos(pequenas, não os redutores gigantes de grandes maquinas, lá é outra história... rolamentos cônicos, outro assunto) costuma usar rolamentos simples. E o custo manda muito também. Grande Abraço Wurs

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Jun 14, 2010 9:49 pm
Para armas sempre gostei muito dos rolamentos de rolo e de agulha. No Touro e Touro Light de 2006 (2007 no caso do Light) a 2008 usamos os de rolos cilíndricos da NSK e da SKF, depois passamos para os de agulha da INA, que já usávamos no Feather e Jr. Recomendo ambos. 

Abração,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jun 29, 2010 3:48 pm
welerson,

Usávamos os de rolos comuns, nunca tivemos problemas com eles. 

Apenas mudamos para os de agulha por que eles permitiam uma parede do tambor maior, resultando em mais rosca para prender o dente, que era o nosso ponto fraco.

Quanto ao motivo de usar rolamentos de agulha sem anel interno, você mesmo já disse, o eixo pode ser mais grosso, suportando melhor os carregamentos. Particularmente, neste caso, prefiro projetar um sistema que suporte o máximo de carregamento possível do que um que se acomode as deformações Wink

Abração,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Jun 30, 2010 10:36 pm
Welerson,

Acho pouco provável o rolamento de agulhas ser o calcanhar da redução, minha experiência com eles é muito boa, nunca tive problemas. Só para ter uma ideia já tivemos eixos empenados e mesmo assim eles continuaram funcionando, claro que com um pouco mais de atrito. O segredo é nunca usar graxa nesse tipo de rolamentos, apenas lubrificantes líquidos. Wink

Buchas de bronze são interessantes para sistemas com carregamentos e velocidade baixas, que também não sofram impactos. As buchas mais resistentes são as de Bronze SAE660, muito provavelmente as utilizadas pelo Brian no Billy Bob, ainda sim estão anos luz de um bom rolamento. Nos usamos buchas de SAE660 no limitador de torque do TiTAN2, tadinhas... Se for Oilite é pior ainda.

Abraços,
Dudu

Kobawsky

Level 2
2017182 xp

Local:
Uberaba / MG

Kobawsky

Responder com citações
Mensagem Qua Set 29, 2010 9:02 pm
Sou só eu ou os builds do Dragster e do Kako/Docinho estão corrompidos ou algo assim?

Na verdade quando chego no finzinho do download ele trava, e já testei em três máquinas, inclusive uma com ruindows.

Att,

André

Wurs
Moderator
Level 33
33652800 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Set 29, 2010 10:31 pm
Olá Kobawsky,

Testei rápido aqui e baixou inteiro de primeira.

Pode ser que sua conexão tenha oscilado e caído, ou outro problema.
Até o servidor do site pode ter caído enquanto você baixava, vai saber.

Entretanto, está funcionado, hehehheh

Grande abraço  boa pesquisa.

Wurs

Kobawsky

Level 2
2017182 xp

Local:
Uberaba / MG

Kobawsky

Responder com citações
Mensagem Qui Set 30, 2010 7:28 pm
Ué...agora funcionou...

Você arrumou né?!?! Twisted Evil 

Brincadeira, valeu!!

Att,

André

Wurs
Moderator
Level 33
33652800 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Jan 24, 2011 11:14 pm
Muitas pessoas me procuraram nestes ultimos tempos atrás de dados ou imagens do sistema de partida elétrica. Assim, estou soltando um vídeo que ilustra muito bem o sistema de partida, espero que gostem.
Gostaria de mandar um abraço ao Estevão que fez estas imagens noturnas.

Mais informações e fotos, confiram no Blog: http://oficinadowurs.blog...tosserra-2.html Grande abraço Wurs
Ir para página Anterior  1 2 3 4 5 6  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido