CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem
3
odranoel16

Level 0
870602 xp

Local:
RECIFE / PE

3
odranoel16

Responder com citações
Mensagem Seg Jun 23, 2008 11:40 pm
Dúvida Motor de Limpador de Parabrisa
Amigos 

Estou com algumas dúvidas a respeito desses tipos de motores, estou tentando montar um robó controlado por RF com cerca de 5kg, e gostaria de usa-los, mais pesquisando no forum, constatei que a corrente de consumo desses motores seria muito alta, para esse meu projeto. Já consegui os tais motores e uma bateria de motor de 12V/5A, mais acho que com esses motores não vai ser possivel motar o tal projeto. Minha pergunta e a seguinte: qual eletronica eu poderia usar para esses tipos de motores; bem os tipos de baterias que posso usar.

desde já agradeço quem possa me ajuda, pois não tenho muita esperiencia com esses tipos de montagens.

Leonardo

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jun 24, 2008 1:11 am
odranoel16,

O grande problema dos motores de limpadores de parabrisas é a sua baixa eficiência, já que todos usam reduções do tipo coroa - sem-fim. Isso acaba resultando em uma corrente consumida muito alta.

É possível montar o projeto com o que você tem em mãos, porém como os motores consomem muito, o tempo de funcionamento do robô seria prejudicado. Uma alternativa é usar uma bateria com mais capacidade ou então duas baterias de 6V em paralelo ao invés de uma de 12V. 

Caso você possa, recomendo trocar os motores por outros que tenham caixas de redução do tipo planetárias ou engrenadas. Alguns dos utilizados nos robôs de combate hobbyweights, que possuem 5.5kg, logo próximo ao peso do seu robô, são: Pittman, Bueller, Action e Banebots. Os três primeiros podem ser encontrados no Brasil. 

De qualquer forma a eletrônica para controlar os motores, independentemente de quais sejam, será similar, uma ponte H. Existem algumas opções, a mais simples delas é usar relés para comutar a polaridade dos motores, contudo você não terá controle de velocidade, apenas de direção. Em seguida existem pontes H transistorisadas, que podem controlar não só o sentido de rotação, como também a velocidade da mesma empregando PWM. 

Recomendo que você pesquise por Ponte-H e ESC no fórum, já que existe muito material a esse respeito.

Abraços,
Dudu

3
odranoel16

Level 0
870602 xp

Local:
RECIFE / PE

3
odranoel16

Responder com citações
Mensagem Sex Jun 27, 2008 1:12 pm
Dudu 

Valeu pela ajuda, vou tentar encontrar os tais motores aqui em minha cidade.

desde já fico grato

Leonardo Fillipe

vano

Level 7
7099441 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
SALVADOR VIPERS

vano

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 28, 2008 9:30 pm
bom quando vi o titulo do topico vim correndo para matar minha curiosidade!
Eu não sabia que parabrisa usava motor! só se ele for para um sistema de articulação do parabrisa, tipo do jipe (mas automático).

na verdade o motor que vc deve estar falador é o motor responsavel por movimentar as paletas do limapdor de parabisas.

esses sim são legais para robotica , pricipalmente pela sua facilidade de aquisição, e por já possuir um sistema de redução e um eixo que fica bem facil de se acoplar uma roda. mas são muito lentos!

se seu robo não exigir muita autonomia a eficiencia dele não vai importar muito, e a corrente não e´ tão alta assim, algo em torno de uns 10 A. aki pro pessoal da GDR isso é uma corrente infima quando comparado aos 100, 200 A de algums middles, mas para outros projetos é uma corrente consideravel, mas facilmente controlavel. 
fets que aguentam 10A são comuns o ou até TBJ´s mesmo, mas neste caso a corrente de gatilho é alta.
3
henryfabricio

Level 0
0 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

3
henryfabricio

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 24, 2010 1:41 pm
Também estou desenvolvendo um robô utilizando estes motores.
Ainda estou no começo do desenvolvimento mas pretendo utilizar uma bateria de carro com 12V/40Ah. No meu caso peso não é problema pois terei tração nas 4 rodas.

Apenas uma observação de um detalhe que sempre observo quando as pessoas falam de bateria. Muitos acham que na bateria vem escrito a corrente que ela suporta mas na verdade quando você lê uma especificação de uma bateria normalmente que vem escrito
12V/40Ah ou então 6V/8Ah, ou nos casos das pilhas usadas em câmeras fotográficas 1,2V/1000mAh não é bem assim. A unidade de medida mAh ou Ah não é a corrente da bateria e sim a carga da bateria. Ela diz quanto tempo a bateria irá durar em função da corrente utilizada. A corrente máxima da bateria é outra informação que normalmente é difícil de ser encontrada. O site abaixo tem uma tabela que mostra para uma determinada linha de baterias o que isto significa.
http://www.energiasegura....cteristicas.php

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Fev 24, 2010 3:59 pm
henryfabricio,

Você tem toda razão, muitas pessoas confundem capacidade com corrente máxima suportada. Contudo a corrente máxima suportada é a Capacidade multiplicada pela Taxa de Descarga que é uma constante denominada pela letra C.

A Taxa de Descarga é inversamente proporcional ao tempo de descarga, por exemplo uma bateria com 20C pode ser descarregada em 1/20 horas, ou seja 3 minutos, a uma corrente 20 vezes superior a sua capacidade, sem apresentar aquecimento expressivo. 

Contudo existem duas taxas de descarga, a contínua e a pulsada (pico). As baterias de Níquel-Cádmio (NiCd), possuem taxa de descarga contínua de 3 a 10C e pulsada de 8 a 25C. Já algumas células de Lítio, como as LiFePO4 (A123), suportam 70C contínuos e 120A de pico. 

Por outro lado baterias de chumbo foram feitas para serem descarregadas lentamente, possuindo na maioria das vezes taxas de descarga de 1/20C, ou seja elas fornecem a capacidade descrita em 20 horas, qualquer descarga mais rápida que isso leva a bateria a aquecer e apresentar um efeito chamado de de-rating factor, onde a tensão fornecida cai proporcionalmente ao aumento de corrente solicitada. 

Se quiser se aprofundar recomendo a leitura do capitulo sobre Baterias do Tutorial RioBotz de Robôs de Combate

Abraços,
Eduardo

raphael91

Level 0
-80190 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

raphael91

Responder com citações
Mensagem Qua Mar 03, 2010 11:25 am
Olá amigo do RoboCore,
Gostaria de saber se é possível 2 motores desses de para-brisa conseguir levar uma "pessoa em cima deles ", exemplo um Segway...

Desde já agradeço todas as pessoas que forem me dar uma explicação...
E se eu estiver errado em alguma coisa que me corrijam por favor...  Smile
3
fpsozio

Level 0
217436 xp

3
fpsozio

Responder com citações
Mensagem Qua Mar 03, 2010 5:32 pm

Pessoal, estou com uma dúvida também. Eu comprei dois motores de limpador de parabrisa em um desmanche de carros e hoje, quando fui testar na fonte da escola, ele não funcionava mais.

Acho que é por que não tinha corrente o suficiente, eu coloquei nos 12 volts que ele precisa,que a corrente  só chega até 3,5A. 

Eu queria saber se é por causa disso que ele não está rodando ou será que me venderam um motor ferrado???

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza

jpvolt

Level 6
6596617 xp

Local:
Campinas / SP

jpvolt

Responder com citações
Mensagem Qua Mar 03, 2010 8:07 pm

bom se você testo e não funcionou é porque eles estão queimados pois até onde eu sei a corrente que um carro usa é 12 volts,so uma pergunta:
quantos fios seu motor de para brisa tem?

raphael91

Level 0
-80190 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

raphael91

Responder com citações
Mensagem Qua Mar 03, 2010 11:47 pm
Tem que ver...
O mas fácil depois que você testou com a bateria e não deu em Nada...

Você pega um Multi-teste ( Multímetro ) e testar pra ver se esta passando alguma corrente...
Se estiver passando provavelmente ele está pegando,
Mas fácil e pedir para alguém que tenha uma experiência melhor para poder testar...

e você tem que ver os cabos certos,
porque não me engano são 3 cabos que vem de um motor de para-brisa.
1 e positivo outro Negativo ( terra ) e o outro para o aumento de  Velocidade.. 

Ok... !!!
Se alguém tiver alguma resposta melhor Coloque ai...
Ou se eu estiver errado me Corrige...

Abraço para Todos...    Very Happy

piloto01

Level 11
11556266 xp

Local:
matão / SP

Equipe:
Speedy Rage

piloto01

Responder com citações
Mensagem Qua Mar 03, 2010 11:53 pm
fpsozio acho que era pára ele ter rodado sim ! 

mas me diga uma coisa . os dois não funcionaram ?
você esta ligando nos fios certos ?

geralmente motores de parabrisas usam a carcaça do motor como um dos pólos de alimentação .
e também possuem vários fios veja se esta ligando nos fios certos , pois alguns deles serve para o
controle do mesmo . 

procure ligar o positivo no fio que sai da carcaça do motor e o negativo ligue em sua carcaça . se funcionar você corta os outros fios e desmonta o motor para desligar o fio que liga um dos seus pólos a carcaça . 

jp você confundiu  corrente com tenção 

a tensão de um carro geralmente e 12V da bateria que geralmente é de 60AH

já a corrente e de centenas de amperes , ainda mas se ele usar uma impact de 1100A de pico .  Twisted Evil .

até

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Mar 04, 2010 9:39 am
raphael91,

Acho que é um pouco acima do limite de motores de limpadores de parabrisas conseguir levar uma pessoa em um sistema de transporte com auto-balanceamento. Mas se você tiver os dados do motor, vale a pena dar uma olhada nesses dois tópicos:

Quais motores devo utilizar?
Cálculo de motores PMDC e reduções

De qualquer forma acho motores com redução composta por coroa e sem-fim uma péssima escolha para esse tipo de aplicação.

fpsozio,

Primeiro verifique a ligação, muitos motores de limpadores de parabrisas possuem relés integrados responsáveis pelo seu acionamento. Se o seu motor tiver relé integrado a forma mais simples é retirar o relé e ligar os fios da saída dele.

De qualquer forma, como os motores são usados, você pode verificar o desgaste das escovas e desmontar as caixas de redução para limpar e trocar a graxa, já que graxa velha as vezes é pior que cola. Se ainda assim não funcionar verifique o estado dos enrolamentos, se tiver fio partido ou queimado, só rebobinando para resolver, o que não vale o preço.

Uma forma de verificar o estado do enrolamento é colocar o multímetro em modo resistência e medir nos fios do motor. Se o valor foi inválido, o circuito está aberto e o enrolamento danificado ou as escovas tão gastas que não há mais contato. No modo diodo também funciona, se não apitar o enrolamento ou as escovas estão com problemas.

JP-Dragon,

Por favor se não sabe a resposta, não poste, já que as chances de confusão são altas:

Corrente = Amper (A)
Tensão = Volts (V)

A tensão normal de operação de um motor de limpador de parabrisas é de 12V, contudo isso não quer dizer que ele não funcione em outra tensão, apenas girará mais devagar ou mais rápido, proporcionalmente a tensão aplicada. A sua depende do torque exercido. 

Piloto,

A corrente desses motores é para ser relativamente baixa, não precisa de uma Impact Wink

Abraços,
Eduardo

3
dinho31rp

Level 0
0 xp

3
dinho31rp

Responder com citações
Mensagem Dom Mar 16, 2014 1:02 pm
boa tade gostaria de saber se alguem pode me ajudar.
montei uma maquina para tingir fio. e pra ela funcionar 
coloquei um motor de limpador de parabrisa do gol G4
e uma fonte de 12volts e 10A . mas depois de uns 5 minutos 
ligados fica mto quente,nao sei oque fazer, se alguem poder me ajudar.
meu email. ( dinho31rp@hotmail.com )
3
pedro160293

Level 0
136616 xp

3
pedro160293

Responder com citações
Mensagem Qua Jun 01, 2016 7:37 pm
Tenho um motor de parabrisa motorcraft wapsa do carro corsel 2.

Testei o motor em bateria de carro 12V funcionou.

Quando testei em uma fonte de pc atx nao funcionou. Por que?

O motor tem 3 cabos:

GND - junto com a carcaça do motor;
Velocidade 1
Velocidade 2
3
MuriloPimenta

Level 0
0 xp

3
MuriloPimenta

Responder com citações
Mensagem Ter Jun 21, 2016 9:10 pm
Ola,estou planejando montar um equipamento utilizando 2 motores de limpador de parabrisa ou 2 motores de vidro eletrico.Tenho as seguinte duvidas:
 Preciso puxar uma carga de no maximo 20 kg com um motor,e com o outro mover a partir de pinhão e cremalheira um "carro" com essa carga por um trilho.Qual motor mais adequado?Soube q a corrente do motor de vidro eletrico é bem menor que a do limpador de parabrisa.

Qual shield devo comprar para não queimar a placa Mega,pois utilizarei baterias com mais corrente do que a placa aguenta.Quais outros cuidados devo tomar para não queimar componentes,principalmente a placa?

Caso o motor que eu vá usar necessite de 7 A ou mais,é possivel utilizar arduino e reles para controlar o sentido de giro de cada um?
Obrigado
Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido