SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
joeloko21

Level 0
34000 xp

3
joeloko21

Responder com citações
Mensagem Ter Jun 17, 2008 3:56 pm
Sensor de movimento e tratamento de sinal
Boa Tarde galera,

Há um tempo sou leitor assíduo do Fórum, sempre tirando minhas dúvidas com comentários muito inteligentes e práticos. 

Mas atualmente estou com um problema que não achei no fórum e estou com dúvidas para o projeto. Não entendo muuuito de eletrônica como muitos aqui, espero que minha dúvida não seja algo tão viagem assim.

Bom, atualmente estou projetando um sistema de captura de movimentos, basicamente, o que deve acontecer é capturar o movimento de um cotovelo (por exemplo) e simular ele no PC.  De início, para a captura do movimento, pensei em 2 alternativas: um potenciômetro ou um flex sensor (que são fitas que mudam a voltagem de saída dependendo de qto elas são "dobradas)". Acabei por decidir usar um potênciometro pela facilidade de uso e pelo conhecomento que já possuo. 

Porém necessito tratar esse sinal, para isso pensei em um PIC que pegaria o sinal analógico e converteria em digital. Aí mandaria pra um receptor Jack Rabbit, que por sua vez mandaria para o PC.

Esta última parte é a mais complicada, pois para não ser muito invasivo, estava pensando em utilizar Wi-fi (outra complicação).

O que vocês acham do projeto? O que poderia ser melhorado? Com relação ao PIC, existe um com módulo wi-fi? Alguém com maior conhecimento poderia me ajudar?

Obrigado

JOE

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Jun 17, 2008 8:32 pm
joeloko21,

por ser um sinal relativamente simples você poderia considerar uma solucao que nao necessitasse de um PIC embarcado. POde ser que um conversor A/D e um módulo RF digital bastem, considerando que nao  seja preciso tratar o sinal antes da transmissao.

De fato existem PICs com RF mas nao tenho nenhuma experiência com eles. Segue o linkpara o site da Microchip (por falar nisso, demorou menos de 30s pra achar  Rolling Eyes )

O ideal seria reduzir ao máximo a quantidade de componentes e o consumo total do circuito embarcado. Eventuais tratamentos de sinal podem ser feitos no próprio computador, ou através de um microcontrolador no junto ao módulo de recepcao, caso a velocidade seja um fator crítico.

Nao vejo necessidade de utilizar um módulo Wi-Fi (Wi-Fi nao é a mesma coisa que  RF). Acho que é o típico caso de matar mosca com tiro de canhao.

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Qua Jun 18, 2008 1:19 pm
Oi Joe...

Não sei qual é a aplicação, então vou sugerir 3 opções, que acho muito mais simples do que a que vc quer implementar.

1 Arrow  Solução com fio mais simples: Utilize o conector de jogos do PC. Seu PC não tem ??? É esse aqui ó : http://br.geocities.com/c...GAME%20CONECTOR
Vc tem 4 entradas analógicas neste conector (POSIÇÃO 0,1,2 e 3). Basta pegar os pinos de +5VCC e GND, ligar nos extremos do potenciômetro e ligar o cursor do potenciômetro em um dos pinos POSIÇÃO. Há inúmeros programas q tratam estas entradas de games (além dos próprios games, é claro). Um potenciômetro de 10K tá de bom tamanho;

2 Arrow  Solução com fio menos simples: Compre um controle de PlayStation 2 com fio PARA PC . Abra o controle e vc verá que dentro dele há 4 potenciômetros (2 para cada joystick). Escolha 1 deles e ligue no lugar seu potenciômetro.Um potenciômetro de 10K tá de bom tamanho;

3 Arrow  Solução sem fio: Compre um controle de PlayStation 2 SEM fio PARA PC . Abra o controle e vc verá que dentro dele há 4 potenciômetros (2 para cada joystick). Escolha 1 deles e ligue no lugar seu potenciômetro.Um potenciômetro de 10K tá de bom tamanho.

Se vc só encontrar controle com conector para PS2 (ao invés de PC) vc pode usar este projeto aqui:
http://www.clubedohardwar....br/artigos/759

Boa sorte

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido