SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Sex Jun 13, 2008 11:33 pm
Por que usam aço INOX?
Galera...tava vendo uns datasheets de aços inox e fiquei me perguntando por que usar INOX na armadura?

Tipo...comecei olhando os matersíticos por que eles são mais duros, ví que os que aguentam uma tensão legal ( 1000Mpa ) tem uma elongação muito baixa 2% agora os que tem uma elongação de 20% tem tensões mais baixas que o alumínio 7075. Aí fiquei me pergunatando...não seria melhor usar um 1045 que a gente trabalha com uns 600Mpa com uma elongação em torno dos 20%, **** é que sem temperar dureza fica aquela porcaria, além disso... para entortar uma chapa com uns 2mm de espessura na têmpera é muito fácil.
Moderação: Qualidade da escrita.
Obedecer a gramática (por mais que não a conheça, há um corretor ortográfico disponível na hora da postagem) usar acentuação e a pontuação são questões prezadas por aqui. Favor familiarizar-se com as Regras de conduta do fórum.

Guilherme619

Level 7
7242054 xp

Local:
Lisboa / ZZ

Equipe:
X-bot

Guilherme619

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 14, 2008 5:31 am
Por que usam aço INOX?
Bom, acho que essa é uma pergunta fácil de responder.

Pela mesma forma que utilizam, madeira, cerâmica, UHMV, fibras e até mesmo cortiça.

Depende da função que o material vai estar "desenvolvendo" no projecto, se vai receber impacto, corte...e por ai vai.

Usar uma chapa de madeira em volta do seu robô, quando ele for lutar contra um spinner, no meu ponto de vista, é uma bem valia.

Da mesma forma que utilizar cerâmica contra um robô que tenha um disco de corte, como no caso dos saws.

Ou até mesmo receber calor, com a chama de um Flamethrowers, nesse caso usaria cortiça.

Guilherme

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Jun 14, 2008 11:40 am
Por que usam aço INOX?
A verdade sobre o Inox que que a maior parte das pessoas usa ele devido ao fato de ser um axo que não oxida. Simples assim.

Agora, ele apenas não oxida? Não!

É sempre interessante procurar o datasheet dos metais, bem como os diagramas Fe-C e os gráficos TTT, mas para o inox não se pode adotar o mesmo padrão que os outros aços.
O interessante do inox está abaixo dos 0º C. Devido a sua composição, à temperatura ambiente ele se comporta como em processo de TT. Em temperaturas extremamente baixas ele é insuperável. Por este motivo é usado em cilindros de nitrogênio.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 14, 2008 11:59 am
Por que usam aço INOX?
acho q eu me atrapalhei na pergunta hehehehe

o q eu queria saber é pq o pessoal tem usado inox na armadura de robos....por exemplo o Touro usou uns tempos e o Orion usa .... agora...depois do q eu vih nos datasheets, conclui q o 1045 seria mais interessante q o inox para usar de armadura...soh q como todo mundo usa na armadura...eu queria saber onde q tah errado no meu raciocinio

Hendrikx

Level 4
4526488 xp

Local:
Holambra / SP

Equipe:
Triton Robos

Hendrikx

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 14, 2008 12:32 pm
Por que usam aço INOX?
OI Fabio,

Foram dois motivos para usar Inox no Orion

1- Foi doado por um amigo que tem empresa de aço inox, logo custo zero 

2 - Nos combates do Touro com o Orion 2, partes da armadura do Orion, que eram feitas de aluminio, foram derretidas, ou seja, aqueles milisegundos de contato com o tambor são suficientes para aquecer e derreter o aluminio e assim que começa a derreter, o alumínio se acumulava na parte superior dando uma especie de ponto de apoio o qual fazia o Orion2 ser jogado para cima (tudo isso em fração de segundo), logo, com a colocação do aço inox, este se quebra em pequenos pedaços em contato com o tambor, evitando que o Touro jogue o Orion3 para o alto, esta é a estratégia,

Pode ser que tambem funcione com aço 1045, talvez seja interessante testar um dia...

ANEXOS:
DSC02046.JPG
Tamanho: 505.17 KB
Downloads: 456 veze(s)

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 14, 2008 1:13 pm
Por que usam aço INOX?
peças doadas sempre saum utilizadas...heheheheh

entaum...acho q vamos colocar 1045 mesmo, ainda naum achei justificativas pasa usar inox ( e naum temos doações hehehehe) depois a gente v o resultado

ow...legal essa foto...amassa um bocado, chega a marcar alguma coisa no alumínio?

valeu

Hendrikx

Level 4
4526488 xp

Local:
Holambra / SP

Equipe:
Triton Robos

Hendrikx

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 14, 2008 2:12 pm
Por que usam aço INOX?
sim, para o chassis 1045 é melhor...o aço inox deve ser combinado com outro material, senão ele amassa...

algumas partes do chassis realmente foram marcadas, mas bem pouco...este aluminio é 7075, mais resistente do que o usado no Orion2, ele teve muito pouco estrago

Hendrikx

Level 4
4526488 xp

Local:
Holambra / SP

Equipe:
Triton Robos

Hendrikx

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 14, 2008 2:13 pm
Por que usam aço INOX?
segue foto do chassis Orion2

ANEXOS:
DSC00356.JPG
Tamanho: 416.59 KB
Downloads: 471 veze(s)

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 14, 2008 2:45 pm
Por que usam aço INOX?
tambem estamos usando o 7075 de chassis ( aki na equipe a gente chama de estrutura) ae na  armadura eu tava na duvida... mas entendi o lance de deformar...quanto mais deforma, menos voua

valeu hendrix

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido