LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3 4  Next
Autor
Mensagem

tilt

Level 3
3017323 xp

Local:
São Carlos / SP

tilt

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 19, 2008 10:06 am
H#1-Carrinho elétrico Solar+Carregador baterias
Já faz um ano que me cadastrei e este será meu primeiro post...

Bom, outro dia estava lendo o tópico “c4 – carrinho elétrico” e isso me motivou a escrever este tópico para iniciantes.

Em época de preocupação com o meio ambiente e para fazer algo diferenciado resolvi montar um carrinho elétrico movido a energia solar e junto um carregador de baterias para meu celular  Very Happy 

Segue fotos: (desculpe-me pela baixa qualidade das fotos)
As chaves estão soltas porque ainda não deu tempo de furar um suporte.... Mas serão presas.

MONTAGEM:

Para a montagem eletrônica utilizei:
2 painéis solares de 3V e 35mA,
1 diodo 1N5817,
3 chaves liga/desliga,
3 bornes,
1 plaquinha protótipo,
1 motor.

Para a montagem mecânica:
O chassi montei em acrílico. Recomendo não utilizar acrílico de Box de banheiro porque deforma com o sol. Pode-se utilizar alumínio, madeira ou qualquer outro material que não deforme como sol e seja leve,
O eixo traseiro, engrenagem e rodas foram tirados de um carrinho que meu sobrinho quebrou : )
A roda dianteira achei na rua e montei entortando uma agulha...

CIRCUITO:

O funcionamento é bem simples. Como meus painéis solares são de apenas 3V liguei em série para obter 6V. A chave S1 é utilizada apenas como liga/desliga do circuito, alimentando diretamente o motor ou carregando a bateria. A chave S3 faz a escolha entre carregar baterias ou alimentar o motor. Caso a opção seja alimentar o motor, a energia gerada (a partir do sol) irá direto ao motor fazendo com que ele funcione. Se a opção for carregar baterias o carro não andará e ele deverá ficar exposto ao sol por algumas horas.A chave S2 faz a ligação entre a bateria e o motor. Neste caso, independentemente da posição das chaves S1 e S3 o carro irá andar. O diodo serve para impedir que ocorra dissipação de energia da bateria na célula, havendo apenas uma perda de tensão muito baixa no diodo.

Nota sobre carregar baterias: O ideal entre segurança e velocidade de carregamento é que a corrente seja de 10% do valor da bateria, ou seja, se a bateria for de 1000mA, a corrente que será enviada deverá ser de 100mA. Se a corrente for maior, a bateria carrega mais rapidamente, mas poderá provocar aquecimento, sobrecarga e diminuir a vida útil da mesma. Se for muito abaixo de 10% ela irá carregar bem lentamente, porém evitará danos na bateria. Para o exemplo do carrinho, a corrente é muito baixa e isso faz com que demore muito para carregar minhas baterias. A tensão que deverá ter na saída carregador pode ser calculada da seguinte forma: uma bateria AAA normalmente possui 1,2V e 2700mA. Para carregar 2 baterias: 1,2 + 1,2 = 2,4V + 10% da corrente = 270mA. Então um painel solar de 3V e 250mA (o que não é difícil de encontrar) é o ideal. Caso queira carregar vários tipos de baterias o ideal é utilizar um regulador de corrente para evitar os problemas descritos acima.

Bom, espero ter contribuído de qualquer forma com o fórum e com o pessoal que está iniciando.

No que puder ajudar estou a disposição.

Dúvidas, críticas, comentários e sugestões serão bem vindos.

Vlw.

Última edição feita por tilt em Seg Nov 10, 2008 8:11 am; editado 1 vez no total

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Mai 19, 2008 11:22 am
Parabéns!

É um ótimo projeto, obrigado por compartilha-lo conosco.

Abraços,
Eduardo

HeavyGear

Level 0
605300 xp

Local:
Santo Antonio do Jardim / SP

Equipe:

HeavyGear

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 19, 2008 5:23 pm
Parabéns TILT, já que é um projeto que preserva o meio ambiente, por que não fazer um painel solar?
Como fazer ele?

Moderação:
Prezado usuário, melhore a qualidade da sua escrita. O uso de acentos e pontuação faz parte da língua portuguesa e facilita muito a compreensão da sua mensagem.

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Mai 19, 2008 9:39 pm
HeavyGear Escreveu:
Parabéns TILT, ja q é um projeto que preserva o meio ambiente por que não fazer um painel solar como fazer ele? Question Question Question Question Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Você realmente está propondo a fabricaçao de um painel solar? Paineis solares seguem o mesmo princípio dos diodos. Silício dopado. Uma janela sobre a zona de depleção é suficiente para gerar alguma tensão. Entender o processo de geração de energia é simples... fazer o painel então... rsrs

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

rdesda

Level 8
8339256 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

rdesda

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 19, 2008 10:02 pm
Nesse site tem mais detalhes do funcionamento e da produção de células fotovoltaicas.

http://educar.sc.usp.br/l...1999/princ.html

abraços
Delay

Equipe RioBotz - PUC-Rio
Uma idéia à frente

http://www.riobotz.com.br

tilt

Level 3
3017323 xp

Local:
São Carlos / SP

tilt

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 20, 2008 8:32 am
Obrigado a todos,

Cada painél que utilizei custou 12,00. é possível comprá-lo no mercado livre ou no site www.engenhariadegaragem.com

Uma vez pelo google encontrei dois artigos que ensinavam a fazer painéis caseros. Posso ver se encontro novamente e passo por email se for o caso.

Apesar de ter visto estes artigos, nunca fiz um painél, o máximo que fiz foi pastilhas supercondutoras para fazer uma "réplica" do maglev (aquele trêm que flutua), no fim não fiz a réplica, mas utilizei como trabalho de conclusão de curso  Very Happy 

Abraço

Twisted Evil TILT  Exclamation

tilt

Level 3
3017323 xp

Local:
São Carlos / SP

tilt

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 20, 2008 8:38 am
sn4p Escreveu:
muito legal o seu carrinho... eu só tenho uma duvida: preço dos painéis solares, e onde encontrá-los... agradeço a quem me responder... abraço!
Olá, os painéis custaram 12,00 cada. Você pode compra-lo pelo mercado livre ou no site www.engenhariadegaragem.com Neste site há painéis com maior potência, rigidos ou flexiveis. Abraço

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Mai 20, 2008 11:45 am
Muito interessante mesmo, foi para os bookmarks Wink

Obrigado!

Abraços,
Eduardo

giselleveras

Level 3
3827333 xp

Local:
Recife / PE

giselleveras

Responder com citações
Mensagem Sab Mai 24, 2008 3:26 pm
oi, tava vendo o projeto e achei muito massa!!! Smile  
fiquei com uma duvida: as baterias de 1,5V, são pilhas recarregaveis?

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Mai 26, 2008 4:36 am
Olhando a foto do circuito postada pelo Tilt, na parte de baixo tem uma frase que soluciona a dúvida de vocês dois, basta ler com atenção Wink

Abraços,
Eduardo

tilt

Level 3
3017323 xp

Local:
São Carlos / SP

tilt

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 26, 2008 8:24 am
giselleveras Escreveu:
oi, tava vendo o projeto e achei muito massa!!! Smile fiquei com uma duvida: as baterias de 1,5V, são pilhas recarregaveis?
Olá giselleveras, As baterias são iguais a pilhas recarregaveis. No meu caso elas são de 1.2V. Inclusive andei fazendo uns testes e notei que preciso dar uma regulada melhor na tensão porque quero carregar a bateria do meu celular Smile Abraço, tilt

tilt

Level 3
3017323 xp

Local:
São Carlos / SP

tilt

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 26, 2008 8:39 am
sn4p Escreveu:
Comentário:
fiquei com uma duvida: as baterias de 1,5V, são pilhas recarregaveis?
Eu também estou com uma dúvida parecida com esta... Em ora alguma (pelo que eu pude notar) foi dito "explicitamente", de onde vinha a energia digamos "secundária", e gostaria de saber... desculpe qualquer engano... abraço!
Olá sn4p, O motor pode funcionar somente pela energia solar ou bateria. Ele não possui um chaveamento inteligente capaz de ficar alternando a fonte de alimentação, aliás seria bem interessante fazer um, vou pensar no caso. Se olhar bem no centro da placa, próximo ao parafuso há dois terminais. O que está próximo ao diodo é o positivo. No caso, não coloquei o suporte para baterias para poder aliviar o peso. Caso queira carregar as baterias, conecto o suporte no terminal e deixo hooooras. Se quiser mover o carrinho com a energia secundária proveniente das baterias preciso apenas conecta-las e fechar o circuito através de S3. Um ponto importante é que em vários horários diferentes medi a tenão nos terminais e notei que está variando muito o que é de se esperar, hora o sol esta mais forte hora mais fraco, e para carregar meu celular vou precisar ter um controle melhor. E esse é o motivo da placa ser tão grande Smile espero ter resposndido sua pergunta, Abraço, Tilt

tilt

Level 3
3017323 xp

Local:
São Carlos / SP

tilt

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 26, 2008 8:48 am
Olá Eduardo,

A foto ficou muito ruim. Estou aprendendo a usar o software (Protel) e não conseguia salvar uma imagem. Tentei o printscreen e a tecla parou de funcionar, tive de tirar uma foto da tela do notebook.

Abraço,

tilt

tilt

Level 3
3017323 xp

Local:
São Carlos / SP

tilt

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 26, 2008 2:31 pm
Beleza sn4p,
no que eu puder ajudar estou a disposição.
Abraço!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Mai 26, 2008 3:36 pm
Snap e Tilt, 

Por favor, dêem uma maneirada no uso de [quote], o tópico fica muito poluído Wink

Abraços,
Dudu

Ir para página 1 2 3 4  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido