CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2 3 4  Next
Autor
Mensagem

iagoranieri11

Level 2
2186594 xp

Local:
belem / PA

Equipe:

iagoranieri11

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 11, 2008 7:45 pm
Ajuda para construir um robô sumô
Queria que vocês me ajudassem com um projeto para um robô sumô e com sugestões para os motores e rodas e armas.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Mai 12, 2008 7:10 am
iagoranieri11,

Só para esclarecer, robôs de sumô - ao contrário dos de combate - não podem ter armas ativas, logo um motor para arma é desnecessário.

Existem diversos tópicos no fórum tratando da construção de robôs de sumô, nos quais as suas dúvidas já foram discutidas e até respondidas, logo recomendo usar a função de busca do fórum, antes de criar um tópico. 

Abraços,
Eduardo

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 12, 2008 1:30 pm
Recomendo você ir no orkut, lá tem a comunidade de sumô de robôs e também o site www.sumoderobos.org.

Abraços

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade."

penante

Level 1
1201404 xp

Local:
Belém / PA

penante

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 12, 2008 7:06 pm
Acho que esse link aqui da uma ajuda!!!

http://www.campus-party.c...os_para_sum.pdf

Abraço,
William Penante

igorgiassi

Level 0
550935 xp

Local:
Criciúma / SC

igorgiassi

Responder com citações
Mensagem Sab Jan 31, 2009 12:51 pm
Olá!
Fiz uma placa micro controladora com um PIC16F876A juntamente ligada a um L293D para controlar dois motores, gostaria de saber se tem como utiliza-la como uma placa de um robô de sumô? 
E gostaria se pudessem  me mostrar um exemplo da programação, se possível em Assembler, principalmente mostrando como ele detecta seu oponente e o persegue tirando o mesmo da arena de combate sem que ele caia junto.

Grato!  Idea 

igorgiassi@gmail.com

IX ENECA esse eu não perco!!!

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Sab Jan 31, 2009 2:50 pm
igorgiassi,

Qualquer placa microcontrolada com pontes H e entradas para sensores são suficientes para fazer um robô sumô. Porém, caso você queira fazer um robô da categoria 3Kg competitivo você vai precisar mais do que isso. O L293 aguenta apenas 1A contínuo, o que não é nem de longe o que um motor de um bom robô precisa. Recomendo que você veja pontes H mais potentes.

Quanto à programação aconselho a fazê-la em C. Um bom programa de controle (que não seja o básico) escrito em assembler te consumiria um tempo absurdo para funcionar. Para você ter uma idéia o código fonte em C do nosso robô de sumô tem 1200 linhas, o que em assembler daria aproximadamente umas 7000 linhas de código. Existem bons compiladores em C que são free.

A estratégia é a parte em que entra sua criatividade, você deve contar com sensores de linha para detectar o limite da arena (esses sensores são infravermelhos), e sensores de distância para detectar o oponente.

Boa sorte e que você aumente a categoria de sumô.

Abraço

igorgiassi

Level 0
550935 xp

Local:
Criciúma / SC

igorgiassi

Responder com citações
Mensagem Sab Jan 31, 2009 3:59 pm
Ormiga,

Valeu pelas dicas, você poderia me indicar alguns livros, tutoriais ou sites sobre programação em C para robôs, onde tenham exemplos?

Grato pela atenção!

igorgiassi@gmail.com

JohnNinja

Level 5
5410736 xp

Local:
São Luis / MA

Equipe:

JohnNinja

Responder com citações
Mensagem Sab Jan 31, 2009 6:22 pm
Eu estava vendo o site www.sumoderobos.org que Paruvito postou e me parece que houve umas atualizações, acabei por não encontrar o link p/ download de um tutorial postado lá...(até onde eu vi foi só isso que foi retirado...)

Bem, de qualquer forma estou deixando o tutorial sobre sumôs que estou me referindo, particularmente gostei dele. Segue em anexo no post  Wink 

(como eu disse, me desculpe caso você venha a encontrar pelo site esse tutorial...)

Boa sorte Exclamation

ANEXOS:
Sumo de robôs.pdf
Tamanho: 4.02 MB
Downloads: 6401 veze(s)

Equipe Zeus AeroDesign- Universidade Estadual do Maranhão
Gas Turbine Project - Hanyang University

" Hoje eu acordei pra vencer! " (Professor Chicão)

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 01, 2009 9:39 am
Igor,

Segue um livro bem básico de programação em C para PIC

http://www.editoraerica.c...al.asp?cod=9352

Abraços

Ormiga

Level 7
7398410 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Ormiga

Responder com citações
Mensagem Dom Fev 01, 2009 1:18 pm
Igor, 

Mais uma dica, se você quiser você pode usar essa placa para participar da categoria sumô VEX ou Lego, basta fazer a mecânica com um desses dois kits. Os motores de ambos os kits são suportados por sua eletrônica.

Abraço

laerciovp

Level 3
3265887 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
LVP Labs

laerciovp

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 03, 2009 7:40 am
Comentário:
Bem, de qualquer forma estou deixando o tutorial sobre sumôs que estou me referindo, particularmente gostei dele. Segue em anexo no post
JohnNinja, este tutorial é bem simples, foi concebido basicamente para apresentar os componentes e ajudar no caminho das pedras. É parte de um mini-curso que apresentei na semana de engenharia da faculdade. Aconselho ler o tutorial sobre robôs de combate da Riobotz, que é, incomparávelmente, muito mais rico em informações. Mas agradeço por ter gostado deste tutorial Very Happy

JohnNinja

Level 5
5410736 xp

Local:
São Luis / MA

Equipe:

JohnNinja

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 03, 2009 2:21 pm
Laerciovp

De fato, esse tutorial preza a parte ideológica no processo de criação do sumô (se entendi bem, você criou esse tutorial?  Surprised ), e que o tutorial da RioBotz, mesmo não sendo específico para essa classe, ajuda e muito tambem  Very Happy 

Mas parece que a dúvida central do igorgiassi está na programação (e a minha tambem)  Laughing  
Vou esperar para ver se alguem posta algum tutoriais sobre C direcionado a sumô...  Wink 

Um abraço Exclamation

Equipe Zeus AeroDesign- Universidade Estadual do Maranhão
Gas Turbine Project - Hanyang University

" Hoje eu acordei pra vencer! " (Professor Chicão)

laerciovp

Level 3
3265887 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
LVP Labs

laerciovp

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 03, 2009 3:25 pm
JohnNinja
Correto, eu fiz este tutorial visando a parte administrativa da coisa, pra evitar os desprazeres ocorridos no eneca de 2006.

Para o robô de sumô por rádio controle não tem segredos: recebe a mensagem do controle e aciona os motores.

Já o sumô autônomo precisa de alguns componentes a mais para detecção das bordas e oponentes. A maneira mais fácil para isso é usando um LDR (Light Dependent Resistor) em conjunto com um led branco de alta intensidade em cada canto da base do robô. Liga-se este LDR em série com um resistor fazendo um divisor de tensão por Thevenin, e então compara a tensão num xx393 ou xx339 (xx porque varia conforme o fabricante). Conforme a ordem da séride do LDR com o resistor, o comparador apresenta 0 para o preto e 1 para faixa branca, ou contrário. Envia estes bits para o uC e adota-se a lógica de funcionamento do robô.

Para detectar outro robô, pode ser através de ultra-som que determina a distância entre 20 e 200 cm (conforme modelo), através de reflexão de infra-vermelho, sensor capacitivo (embora a distância de detecção seja muito pequena), ou através da solução mecânica mesmo: uma chapa pendurada por uma dobradiça e uma chave de fim-de-curso, quando o robô encosta no oponente e empurra a placa, a chave fim-de-curso aciona.

Para o aprendizado, o livro do Fábio Pereira (citado anteriormente) é muito rico em informações, comece brincando com entradas digitais ( variavel = input(pin_xx);  ) , trabalhando com rotinas infinitas, interrupções, etc. certamente é o melhor caminho.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 11, 2010 8:09 pm
JV,

A escolha do motor depende muito de como será a locomoção, sem maiores informações sobre o que você pretende fica complicado ajudar. 

Abraços,
Eduardo

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Ago 13, 2010 10:22 am
JV,

Vamos por partes Wink

Comentário:
...usar um servo para mover o sensor...
O melhor é usar mais de um sensor, já que o movimento do servo vai adicionar uma demora para encontrar o adversário.
Comentário:
Estou pensando em usar dois servos para locomoção, o que vocês acham?
Acho fraco, servos serviriam para sumôs de até 500g. Como aqui a única classe aberta é a de 3kg (a de 1kg é apenas para projetos de Lego/VEX), você vai precisar de motores fortes. Como disse antes a escolha do motor depende intrinsecamente da forma de locomoção e suas dimensões. Sem ter ao menos uma ideia do que você pretende é extremamente complicado indicar algum componente.
Comentário:
Vou usar um micro-controlador para o sumo, qual vocês indicam?
De preferencia um microcontrolador que você tenha familiaridade. Caso você esteja começando uma boa alternativa pode ser usar uma placa de desenvolvimento Arduino. Contudo também depende do que você pretende e de quanto quer gastar.
Comentário:
Quero usar uma bateria de NiMH também
Células de NiMH possuem baixas taxas de descarga. Como em sumô o que vale é o torque, que é proporcional a corrente, eu não as usaria. Se você tiver disposto a investir, procure células de LiFePO4 (A123), que tem taxas de descarga com picos de até 52C, ou mesmo LiPo (Lítio Polímero), cujas melhores baterias atingem 90C de pico. Caso a verba seja curta, procure células de NiCd. Contudo apenas algumas marcas possuem células com taxas de descarga altas (>=8C), neste caso recomendo as Sanyo CP. O maior problema com as células de Níquel (NiCd ou NiMH) é a densidade energética, elas são muito pesadas e produzem relativamente pouca energia. Usando células com uma química mais moderna você terá mais peso para investir no resto do robô. Vale a pena dar uma lida no capítulo do Tutorial RioBotz de Robôs de Combate que trata sobre baterias.
Comentário:
Só mais uma pergunta, como eu corto o PEAD ?
Simples, usando um arco de serra e uma serra para metais (dentes pequenos). Dependendo da espessura você pode usar uma serra tico-tico. Abraços, Dudu

Última edição feita por evristow em Sab Ago 14, 2010 7:10 pm; editado 1 vez no total
Ir para página 1 2 3 4  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido