SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem

GuilhermeBH

Level 4
4033755 xp

Local:
BH / MG

GuilhermeBH

Responder com citações
Mensagem Sab Mai 03, 2008 8:48 pm
Conversor A/D
Estou usando os analógicos de controle de vídeo game ( playstation ) para controlar os motores da locomoção. A medida que desloco os analógicos ( cima ou baixo ) varia a velocidade do motor..

Fazendo algumas medições com os analógicos obtive os seguintes valores:

Usei um fonte de 5V...que na verdade medindo com o multímetro variava de 4,96V a 4,99V

1º Analógico 

Parado a saída é de --> 2,53V a 2,54V
Todo para cima a saída é --> 4,46V a 4,98V
Toda para baixo a saída é --> 0,00V a 0,01V

2º Analógico 

Parado a saída é de --> 2,50V a 2,52V
Todo para cima a saída é --> 4,96V a 4,98V
Todo para baixo a saída é --> 0,00V a 0,01V

Agora vem a minha duvida,

Irei precisar de um conversor A/D que converteria a tensão DC dos analógicos e enviaria para o PIC essa tensão já convertida...
ou
eu somente o PIC faria isso pra mim, pegar a tensão variante dos analogicos e converter para digital???

caso tenho que usar um conversor A/D andei pesquisando e o tipo Rampa acho que seria o melhor para essa finalidade...

Desde já Agradeço.
Abraços
Guilherme

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Mai 04, 2008 1:22 am
Conversor A/D
Normalmente os conversores AD são feitos com PICs que possuem entradas digitais. Se o seu projeto com PIC permitir o uso de um uC específico, opte por um com entradas analógicas.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 04, 2008 1:24 pm
Conversor A/D
Oi Guilherme...

Há PICs com AD interno de 8,10 e 12bits de resolução. 

Como vc observou o potenciômetro (joystick) que vc tem nas mãos tem o ponto central na metade da tensão de alimentação (aproximadamente), então se vc escolher um AD de 8 bits vc terá de 00 a 7FH indicando o deslocamento do potenciômetro p baixo (sendo 00 o valor mais extremo) e de 80H a FFH indicando  deslocamento para cima (sendo FFH o valor mais extremo).

Pessoalmente eu acho que 128 posições para determinar a variável de asceleração de um motor de GDR uma quantidade razoável, contando que talvez vc implemente uma rampa de asceleração.

Mas... eu não faria (e não fiz) nada disso. Pra que dificultar ?
O controle de PS2 já possui uma interface microcontrolada que faz exatamente o que vc está querendo, ou seja, ler os 4 potenciômetros e as 14 chaves, e enviá-las por uma interface digital (e não analógica).

Basta que vc consiga implementar em seu PIC uma rotina de comunicação com o controle, assim vc não precisa apelar para tratamento de ADs.

Caso precise de uma ajudinha p fazer isso veja:

http://www.geocities.com/...2/e22_page.html

ou em 

http://sophiateam.undrgnd.../psx/index.html

Boa sorte

PauloChip

GuilhermeBH

Level 4
4033755 xp

Local:
BH / MG

GuilhermeBH

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 04, 2008 2:35 pm
Conversor A/D
Vetor,

Essa é que era uma das minhas duvidas, já que os PIC tem somente entradas digitais ( se estiver errado me corrijam ),
sendo assim com ele ira "perceber" a entrada variável vinda dos potenciómetros??

PauloChip,

Havia pensado nisso só que não achei nada na Internet relacionado a isso....
o controle que tenho em mãos é aquele com saída USB, para ser usado em computadores,
O circuito que você postou são muito complexos...não preciso de muito coisa não...
somente controlar a velocidade e inverter a rotação dos motores..de acordo com os sticks.

Quanto a rampa de aceleração de qualquer forma terei que utiliza la, já que irei controlar a velocidade dos motores de modo que não fique muito brusca...

muito obrigado pelas respostas
aceito todas as sugestões!!

Abraços

Guilherme

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 04, 2008 3:20 pm
Conversor A/D
OK... só p ficar claro:

Há PICs somente com "pinos digitais" e há PICs com pinos de entrada para ADs internos.
Desta forma se vc utilizar um PIC com entrada analógica ele vai converter cada nível de tensão presente no pino em um número hexadecimal proporcional à sua tensão.

A dica q te dei é para controles PS/2 e não USB, tratar a interface USB exige muito mais trabalho, não compensa.

Não sei se reparou mas junto com os circuitos postados há toda teoria necessária para interfacear com um controle PS/2, cada página usou o controle p uma aplicação, vc vai usar para outra.

Vá por mim, por experiência própria, se vc quer ter menos trabalho use um controle PS/2, agora... se vc já tem experiência em trabalhar com ADs então é só uma questão de escolha. 

Para montar a interface com o PS/2 vc terá o mesmo trabalho que teria se utiliza-se um AD externo (com interface SPI ou I2C) o que, como já disse, não será necessário.

GuilhermeBH

Level 4
4033755 xp

Local:
BH / MG

GuilhermeBH

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 04, 2008 4:14 pm
Conversor A/D
Ok entende o que vc disse....

obrigado pela sugestão...irei dar uma estudada no custo / beneficio de qual ficaria melhor...

quanto aos PIC's que neles são presentes pinos com ADs internos, vc sabe sabe se tem algum da Microchip com essa função?

Obrigado 
Abraços

Guilherme

Ps: fiz um diagrama em blocos de do que pretendo montar!

GuilhermeBH

Level 4
4033755 xp

Local:
BH / MG

GuilhermeBH

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 04, 2008 4:49 pm
Conversor A/D
ta ai o diagrama

ANEXOS:
Diagrama em Blocos.JPG
Tamanho: 27.33 KB
Downloads: 665 veze(s)

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 04, 2008 5:30 pm
Conversor A/D
Guilherme, dá uma lida neste post:

http://www.robocore.net/m...73&start=15

Sugiro tbm vc dar uma boa vasculhada aqui no forum antes de iniciar seu projeto... tem muito material útil... faça a busca por "PIC" por exemplo.

Em breve estarei colocando um artigo sobre estes módulos de comunicação da Telecontrolli, tbm vai te ser muito útil.

GuilhermeBH

Level 4
4033755 xp

Local:
BH / MG

GuilhermeBH

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 04, 2008 6:27 pm
Conversor A/D
ok vlw pela ajuda...

Estou pesquisando sobre os conversores A/D pois as aulas que tive sobre eles foram muito, mais muito resumidas...

e sobre os PIC's estou começando com essa matéria no curso...são 80 horas dela, vai ajudar bastante!  Laughing 

Quanto aos módulos vai ser muito útil msm, e acho que não vai dar para fazer um controle de velocidade muito bom não, pois estes modos "conversão" no máximo ate 2KHz... passando dessa frequência o receptor não consegue receber os dados enviados pelo transmissor..

vlw pela ajuda!
 Very Happy

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 04, 2008 8:42 pm
Conversor A/D
Não entendi o q quiz dizer...

GuilhermeBH Escreveu:
e acho que não vai dar para fazer um controle de velocidade muito bom não, pois estes modos "conversão" no máximo ate 2KHz... passando dessa frequência o receptor não consegue receber os dados enviados pelo transmissor..
Mas tem cheiro de informação errada Laughing

Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido