SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

Dietrich

Level 3
3004214 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:

Dietrich

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 07, 2008 11:47 am
Freio Motor (locomoção)
E ae galera,

Tenho um motor com redução e gatilho de uma parafusadeira skill 9,6volts. Ela consome sem carga 2.2A. Pretendo usá-la para locomoção de um hobby. 
Esse motor possuí ventilação forçada própria.
Pelo que pude analisar ela possoí um freio motor (os terminais do motor ficam ligados no negativo da bateria quando o gatilho desacionado). Porem quando fico fazendo muitas reversões e muitos acionamentos com 12v seguidos ele esquenta um pouco (um pouco muito uns 50-60º). Quero utilizar um overvolt de 9.6 para 12v ou 11.1v

Minha dúvida é a seguinte: 
-vale a pena fazer outro esquema sem freio motor? (acho que eu economizo energia quando só desligo o motor e avanço no mesmo sentido, porem gasto mais na reversão, certo?). 
-Outro ponto é se há viabilidade de fazer um dissipador ou mesmo um um ventilador para eu minimizar esse aquecimento! 
-Qual o limite aconselhavel de temperatura? até quanto eu posso forçar sem me preocupar com a temperatura?

Grato,

André Dietrich

PS. como exatamente eu utilizo o Acronym?[/acronym]

victorsave

Level 0
-129850 xp

Local:
joinville / SC

victorsave

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 07, 2008 5:47 pm
Freio Motor (locomoção)
sei lá meu!

Moderação:
Se não sabe responder, por favor não o faça, isso apenas polui o tópico e não leva a nada.

Victor de Mendonça
S.A.V.E. (IST - Joinville)

rdesda

Level 8
8339256 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

rdesda

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 07, 2008 5:56 pm
Freio Motor (locomoção)
Dietrich

Primeiramente verifique se as engrenagens são de matal, pois se forem de plastico não recomendo fazer overvolt.

Quanto a temperatura, o que pode acontecer de ruim é a desmagnetização dos imas, cada tipo de ima tem uma temperatura (temperatura de desmagnetização) na qual se desmagnetiza.

abraço
Delay

Equipe RioBotz - PUC-Rio
Uma idéia à frente

http://www.riobotz.com.br

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Abr 08, 2008 12:53 am
Freio Motor (locomoção)
Dietrich Escreveu:
...Pelo que pude analisar ela possoí um freio motor (os terminais do motor ficam ligados no negativo da bateria quando o gatilho desacionado). ...
Freio motor é o curto entre os terminais. Afirmar que ele faz parte do motor é dizer que o curto permanece mesmo quando ligado à bateria.
Dietrich Escreveu:
Minha dúvida é a seguinte: -vale a pena fazer outro esquema sem freio motor? (acho que eu economizo energia quando só desligo o motor e avanço no mesmo sentido, porem gasto mais na reversão, certo?).
Freio é útil em armas com grande energia cinética.
Dietrich Escreveu:
-Outro ponto é se há viabilidade de fazer um dissipador ou mesmo um um ventilador para eu minimizar esse aquecimento!
Como disse o Delay, uma das coisas que aquece de maneira perigosa é o overvolt. Aquecimento é o efeito da perda de eficiência de um motor. Normalmente baixas rotações (reversões, acelerações, freio e stall) são pontos onde a eficiência vai ao chinelo.
Dietrich Escreveu:
-Qual o limite aconselhavel de temperatura? até quanto eu posso forçar sem me preocupar com a temperatura?
A temperatura que mais importa é a do verniz dos enrolamentos. Ele torra causando curto antes mesmo da fusão dos fios ou desmagnetização dos imãs. Certa vez alguém da WEG me disse qual era a temperatura máxima desse verniz, mas realmente não lembro.
Comentário:
PS. como exatamente eu utilizo o Acronym?
Tendo um termo no glossário, basta usar a palavra do título do tópico. Código: Caso não queira digitar o código, pode dar um clique no botão Acronym, escrever a palavra e clicar denovo ou seleciona-la e clicar no botão. Esta opção coloca o código antes e depois da seleção de uma só vez. Ah... e isso vale para qualquer código.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Abr 08, 2008 3:28 am
Freio Motor (locomoção)
Só para complementar a ótima resposta do Vetor. 

O maior problema das altas temperaturas em motores DC são os imãs. A temperatura máxima de trabalho dos imãs é dada pelo seu material:

Neodímio-Ferro-Boro (NdFeB) - 150°C (pode ocorrer fratura do material)
Cobalto-Samaro (CoSm) - 300°C (Começa a desmagnetizar)
Alumínio-Níquel-Cobalto (AlNiCo) - 540°C (começa a desmagnetizar)
Ferrite ou Cerâmicos - 300°C (começa a desmagnetizar)

O problema é que o tipo de imã que gera os campos mais fortes, logo motores mais potentes com a mesma massa, é justamente o primeiro.

Respondendo a pergunta do Dietrich, 

60°C graus não oferece perigo aos motores, porém ela foi atingida durante um teste sem carga, quando os motores tiverem que carregar o robô, sofrer reversões constantes e disputar com um adversário que esteja te empurrando, a coisa tente a ficar mais quente.  
O problema de configurar a locomoção de um hobby para freiar quando não estiver sendo acionada, ou seja colocar os motores em curto, é que toda a energia que estiver nos motores será dissipada em sua carcaça, logo os imãs podem sofrer. O mais usual é deixar os motores livres quando não estiverem sendo acionados. 

Abraços,
Dudu

Dietrich

Level 3
3004214 xp

Local:
Joinville / SC

Equipe:

Dietrich

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 08, 2008 6:48 am
Freio Motor (locomoção)
É acho que já consegui tomar minha decisão sobre qual medida tomar a respeito desse assunto...

Vou diminiur um pouco a tensão para algo mais perto da tensão nominal do motor, fazer um circuito sem freio e fazer novos testes para adquirir novos resultados. 
Obrigado pelas informações e pelas respostas!

Valeu ae,
André Dietrich

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 08, 2008 2:05 pm
Freio Motor (locomoção)
Dietrich,

Dietrich Escreveu:
Outro ponto é se há viabilidade de fazer um dissipador ou mesmo um um ventilador para eu minimizar esse aquecimento!
Ventilação sempre é bom. Eu aconselho usar fans de 50x50mm (daqueles fininhos) ocupam pouco espaço e peso, além de fazer uma ótima circulação do ar. Nossa equipe usa 2 no novo hobby. Um que puxa o ar, e outro que solta: EDIT: A próxima vez vou lembrar de não colocar "ç" ou "ã"no nome do arquivo
Dietrich Escreveu:
-vale a pena fazer outro esquema sem freio motor?
Sim, freio motor nas rodas não vale muito a pena. Vai esquentar o motor sem necessidade.
Dietrich Escreveu:
Qual o limite aconselhavel de temperatura? até quanto eu posso forçar sem me preocupar com a temperatura?
evristow Escreveu:
Neodímio-Ferro-Boro (NdFeB) - 150°C (pode ocorrer fratura do material) Cobalto-Samaro (CoSm) - 300°C (Começa a desmagnetizar) Alumínio-Níquel-Cobalto (AlNiCo) - 540°C (começa a desmagnetizar) Ferrite ou Cerâmicos - 300°C (começa a desmagnetizar)
] Eu acho que você pode fazer Overvolt em se preocupar muito. Você só precisa que o robô funcione 3 minutos. Pode colocar 2,4V a mais que não vai transformar seus motores em aquecedores. É claro que falo sem base, não vi e nem conheço o motor. Mas por experiência própria eu aconselho fazer o Overvolt. O motor vai esquentar sim. Mas não acredito que chegue perto dos valores da tabela do evristow. Eu faria o Overvolt sem medo de ser feliz Laughing Falou!
Moderação:
Este tópico foi separado para Ventilação com coolers

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Abr 08, 2008 8:48 pm
Freio Motor (locomoção)
Só para dar uma idéia, já usamos motores de parafusadeiras de 18V com overvolt para 24V sem grandes problemas. Porém já tivemos problemas com motores menores, de 12V em overvolt para 16V.8V, não deixa de ser um pouco de loteria. 

Como o Vido bem disse, é bom investir um pouco em ventilação.

Abraços,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Out 20, 2009 8:52 am
Freio Motor (locomoção)
espartano,

Tanto o Lacraia, quanto o Lacrainha usavam os GPBs a 12V com baterias de Chumbo-AGM de motos. Logo não estavam em overvolt. 

Como disse acima overvolt é loteria, alguns motores agüentam, outros não. Para saber, só testando. De qualquer forma overvolt sempre diminui a vida útil dos motores.

Para minimizar os efeitos do overvolt existem algumas coisas que podem / devem ser feitas:
- Brake-in das escovas, de forma que fiquem concavas e bem assentadas no comutador. Isso é feito deixando o motor trabalhar por diversos minutos em diversos níveis de tensão, até o limite desejado. Com isso evita-se a formação de arcos voltaicos entre as escovas e o comutador, que poderiam levar ao superaquecimento do motor.  
- Uso de um ESC no lugar de Bang-Bang. Inversões rápidas com 100% da tensão é uma das coisas mais prejudiciais aos motores.
- Programar uma curva de aceleração exponencial no controle.

Abraços,
Dudu

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido