SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4  Next
Autor
Mensagem

Guilherme619

Level 7
7242054 xp

Local:
Lisboa / ZZ

Equipe:
X-bot

Guilherme619

Responder com citações
Mensagem Sex Mai 02, 2008 2:35 pm
Corte de Alumínio
A ultima vez que usei ar comprimido para limpar uma peça no torno tive que limpar o laboratório TODOO, o torno ficou limpo, mas o laboratório...rsr

bom...no meu caso quando fui usar serra de fita ou qualquer outro material cortante, ensinaram-me que para alumínio o ideal é usar petróleo (nome dado em Portugal, pela consistência do material parecia algum combustível) como "lubrificante", não aconselharam óleo por um motivo que agora não lembro.

nota: o senhor que me deu a dica é bizarro rsrs, tem uns 70 anos e faz peças quase sem olhar para as medidas dos manípulos...o cara deve ter um paquimetro nos olhos, nunca duvido do que ele me fala hehe

Guilherme

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Mai 02, 2008 4:17 pm
Corte de Alumínio
Provavelmente o "petróleo" seja óleo leve ou querosene, realmente são bons fluidos de corte, mas não podem ser descartados pelo ralo ou pia, precisam ser engarrafados e levados ao posto de combustível para coleta apropriada.

Outro bom fluido de corte para alumínio é o álcool, o problema é ficar mareado com o vapor... hehehehe

Voltando ao descarte, é uma boa idéia passar o fluido por um filtro antes de descarta-lo, assim são evitadas contaminações adicionais. 

Tinhamos um torneiro na PUC com a mesma habilidade do senhor que você citou, pena que ele se aposentou por força maior, mas nunca vi ninguem perceber 0.2mm de desnível num torno sem usar um relógio apalpador!

Abraços,
Dudu

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Mai 02, 2008 6:35 pm
Corte de Alumínio
evristow Escreveu:
Uma idéia que ainda quero implementar no torno do nosso laboratório é um sistema de refrigeração/lubrificação por nebulização, o que poupará muito óleo. Provavelmente é o tal MQF que você citou não conhecia por esse nome. Para remover o cavaco gosto mesmo de ar-coprimido ou até um pincel... fluido demais faz uma lambança... hahahahahah
MQF (mínima quantidade de fluido) é uma boa para poupar óleo. O problema dele é a lambança! Se por um lado o jorro lava até a alma, o MQF lança no ar uma boa parte do fluido que é aplicado. É bom usar em máquinas fechadas. Existem equipamentos próprios para MQF. Os melhores aplicam quantidades realmente mínimas! Digamos que uma gota dura muuuuuuuiiiiiito.
evristow Escreveu:
Provavelmente o "petróleo" seja óleo leve ou querosene, realmente são bons fluidos de corte, mas não podem ser descartados pelo ralo ou pia, precisam ser engarrafados e levados ao posto de combustível para coleta apropriada.
Lembrando que o mesmo vale para as estopas e flanelas que são usadas nos laboratórios e ficam ensopadas com o fluido.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Mai 03, 2008 2:21 pm
Corte de Alumínio
Vetor, 

Bem lembrado! Estopas, panos, esponjas e pinceis cheios de óleo devem ser descartados no posto de coleta ou de combustível.

Quanto ao MQF, tenho vontade de fazer um usando um T e duas válvulas de agulha... é o mesmo princípio das canecas de pintura.

Mudando um pouco de assunto, esbarrei com um esquema caseiro de sistema de fluido de corte muito interessante:

Basta um pouco de mangueira, algumas conexões, uma bomba de aquário ou máquina de lavar e um sistema de filtro - neste caso um pano. O bom é que com um pouco de estudo isso pode ser adaptado virtualmente a qualquer coisa.

Abraços,
Dudu

ANEXOS:
moz-screenshot-2.jpg
Tamanho: 34.96 KB
Downloads: 467 veze(s)
moz-screenshot-1.jpg
Tamanho: 33.12 KB
Downloads: 431 veze(s)

Guilherme619

Level 7
7242054 xp

Local:
Lisboa / ZZ

Equipe:
X-bot

Guilherme619

Responder com citações
Mensagem Sab Mai 03, 2008 3:04 pm
Corte de Alumínio
Bom, mas com esse balde atrás só da para trabalhar peças pequenas.
claro que com modificações tudo fica melhor hehe

Guilherme

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sab Mai 03, 2008 3:44 pm
Corte de Alumínio
Imagino que a proteção traseira feita de balde sirva para evitar que o fluido respingue na bancada, de qualquer forma ela pode ser removida.

Pretendo fazer algo desse gênero na nossa furadeira, gostei muito da idéia.

Abraços,
Dudu

chucky

Level 2
2224856 xp

Local:
NOVA ALMEIDA / ES

chucky

Responder com citações
Mensagem Sab Mai 03, 2008 6:59 pm
Corte de Alumínio
Uma boa forma de fazer uma furadeira frezadora eu já acrescentei a mesa X Y na minha mas a do fluido não tinha pensado nisso, ate então utilizava uma garrafa pet para esguichar manualmente, mas acho que tenho uma bomba de uma maquina de lavar louça aqui.. Vou fazer uma adaptação ainda esse fim de semana....rsss

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 05, 2008 7:35 am
Corte de Alumínio
Muito interessante esse sistema, gasta pouco oleo, pode-se até usar um filtro de motocicleta para limpar o óleo aspirado.

abçs

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade."

ricardo_r_moura

Level 2
2685569 xp

Local:
salvador / BA

Equipe:
Mecatron

ricardo_r_moura

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 24, 2009 1:42 pm
Corte de Alumínio
Alguem já tentou cortar uma barra de Al 7075 de 1" na serra esquadria??

me refiro a serra esquadria de braço articulado, que permite cortes em diversos ângulos!

RWP

Level 4
4790059 xp

Local:
Campinas / SP

RWP

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 24, 2009 3:02 pm
Corte de Alumínio
Brasileiro é ****... Sempre dá um jeitinho para tudo...Gostei da mesinha de freza, mas nao é muito "fragil" não?
Mas para quem tem maquinas profissionais, fica mais fácil.

Dá uma olhada em umas das que trabalhamos nos Bots:

Ir para página Anterior  1 2 3 4  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido