TECHNICAL SUPPORT
Monday to Friday by e-mail:
suporte@robocore.net
CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 4  Next
Autor
Mensagem

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Registrado em:
25/04/2006

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Mensagens:
3997

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Mar 31, 2008 2:33 am
Corte de Alumínio
Pessoal,

Muito cuidado com as adaptações ou gambiarras com qualquer ferramenta! 

A melhores opções para cortar chapas são as serras de fita (observando que a espessura da chapa precisa ser maior ou igual a distância de 3 dentes da serra), para chapas mais finas a guilhotina hidráulica e para chapas muito grossas uma fresadora. 

Claro que as máquinas acima são caras, grandes e sinceramente impossíveis de ter em uma casa brasileira, logo a escolha de baixo custo para cortar chapas de alumínio com até 10mm de espessura) e aço de até 5mm é usar uma serra tico-tico com lâmina apropriada (particularmente gosto muito das Bosch e depois das Starret). 

Adaptar uma esmerilhadeira para o serviço é extremamente perigoso!!! Os discos abrasivos dessa ferramenta são projetados apenas para materiais de alta dureza, como os compostos de ferro. Como o alumínio derrete facilmente, ele penetra entre as fibras do disco e com o aumento de temperatura, dilata e faz o disco trincar! Adaptar outro tipo de disco, como os de aço rápido ou com dentes de vídea, é outra enorme irresponsabilidade, ambos suportam pouquíssima flexão lateral, logo podem partir sem grande dificuldade. Em ambos os casos o resultado não é bonito, basta imaginar que uma esmerilhadeira roda a 20000 RPM!

O mesmo vale para trabalhar alumínio em um rebolo de pedra para esmeril, o material penetrará na pedra e poderá quebra-la! Para isso existem rebolos com cerdas de aço,cujo comprimento ditará o acabamento da superfície. 

Isso também é válido para serras projetadas para cortar pedras, elas não possuem discos projetados para isso. A durabilidade é seriamente afetada , além da máquina perder o uso e a precisão em pouco tempo, acidentes podem acontecer. 

Além desses casos, tenho que citar que quaisquer ferramentas projetadas para trabalhar apenas com madeira não têm rigidez suficiente para trabalhar com metais. 

A sugestão do Vetor, é extremamente válida. Uma furadeira de bancada / coluna com eixo do Mandril apoiados em rolamentos é uma boa substituta para serviços leves e ocasionais que seriam feitos em uma fresadora. Com o tempo é possível melhorar a furadeira ainda mais para suportar as cargas laterais resultantes do processo de fresagem, como trocar os rolamentos por modelos de roletes inclinados, o mandril universal (que normalmente afrouxa com a vibração) por um sistema de pinças ou trava dupla e por ai vai.

Sinceramente, com ferramentas não se brinca, vale mais pagar uma oficina ou torneiro para fazer o serviço, do que arriscar a sofrer um acidente sério. Meu pai trabalhou durante muitos anos como cirurgião da área de traumas do Hospital Miguel Couto (referência para acidentes no Rio de Janeiro) e vocês não têm idéia do estrago que essas ferramentas adaptadas podem fazer! 

Abraços,
Dudu

_________________
1 - Leia as Regras de Conduta do Forum! 2 - Não respondo dúvidas por mensagem privada. Poste-as no fórum! Sério! 3 - Só crie uma equipe se for competir!

Wurs
Moderator
Level 33
33654303 xp

Registrado em:
05/05/2005

Local:
Poços de Caldas / MG



Mensagens:
885

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Mar 31, 2008 12:57 pm
Corte de Alumínio
Ótimo Dudu.
Apoiado 100%


Mesmo com ferramentas normais e fabricadas para os dados serviços, já ocorrem acidentes.
E como dito... ferramentas de abrasão(esmerilhadeiras e esmeril de bancada) são a pior opção para se trabalhar Alumínio.
O Alumínio Recobre o Rebolo do esmeril em pouco tempo.
Estas ferramentas são unica e esclusivamente feitas para materiais ferrosos.
Cada ferramenta é feita para uma dada função.... não é esperto abusar dela.

Mais atenção com isso!

Abraço

Wurs

rudyanderson

Level 5
5872386 xp

Registrado em:
13/02/2008

Local:
campinas / SP

Equipe:
Real.CORE

Mensagens:
171

rudyanderson

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 22, 2008 1:50 pm
Corte de Alumínio
uma outra sugestao é cortar em uma serra fita se vc ter tempo para esperar o prazo. No meu caso eu pedi para um amigo meu cortar na serra fita uma placa de nylon 10 mm  e o serviço ficou prefeito .

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Registrado em:
25/04/2006

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Mensagens:
3997

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Abr 25, 2008 2:51 pm
Corte de Alumínio
Uma serra de fita bem calibrada, com lâmina apropriada e fluído consegue cortar alumínio que bem manteiga. Já cortei placas de 25mm e tarugos de Ø75mm sem grandes problemas, claro que não é tão rápido quanto usar uma Serra Esquadria, mas a capacidade de corte também tende a ser maior, já que na Esquadria as dimensões máximas são bastante limitadas.

Abraços,
Dudu

_________________
1 - Leia as Regras de Conduta do Forum! 2 - Não respondo dúvidas por mensagem privada. Poste-as no fórum! Sério! 3 - Só crie uma equipe se for competir!

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Registrado em:
28/08/2005

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

Mensagens:
686

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 25, 2008 3:20 pm
Corte de Alumínio
Falando em serra de fita, esta semana "achei" uma num canto lá da faculdade, tem q ter algum cuidado especial para usa-la?

O pessoal de minha equipe vinha cortando nylon com tico-tico, acredito que com a fita vai ser bem mais rápido...

_________________
paruvitu:= Paulo Victor;
Pseudo-estudante de Eng. Eletrica...

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade."

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Registrado em:
25/04/2006

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Mensagens:
3997

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Abr 27, 2008 11:54 am
Corte de Alumínio
O maior cuidado é com os dedos! Não use luvas, já que as mesmas podem enganchar e gerar um belo acidente. 
Com o corte: 
Arrow Não corte chapas com espessura menor que a distância entre 3 dentes da serra;
Arrow Utilize a serra apropriada para o material, existem modelos para madeira, materiais moles ou duros;
Arrow Para materiais muito duros como por exemplo titânio (as paredes do Titan foram cortadas na serra de fita!) use serras especiais e fluido de corte apropriado;
Arrow Utilize um esquadro ou um calibrador de ângulo para alinhar o batente;
Arrow No caso de chapas muito grandes, peça ajuda alguém para apoiar a peça durante o corte.

De cabeça é o que consigo lembrar, esta é uma ferramenta muito útil e quando bem usada produz ótimos resultados, apesar de não ser muito rápida.

Abraços,
Dudu

_________________
1 - Leia as Regras de Conduta do Forum! 2 - Não respondo dúvidas por mensagem privada. Poste-as no fórum! Sério! 3 - Só crie uma equipe se for competir!

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Registrado em:
28/08/2005

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

Mensagens:
686

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 28, 2008 8:23 am
Corte de Alumínio
Valeu DUDU!

A principio só devo cortar nylon. qnd for usar para metais procurarei esse fluido de corte.
Vc fala em metais duros como titanio, para aluminio tb pe necessário esse fluido?


abçs!

_________________
paruvitu:= Paulo Victor;
Pseudo-estudante de Eng. Eletrica...

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade."

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Registrado em:
25/04/2006

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Mensagens:
3997

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Abr 28, 2008 11:50 am
Corte de Alumínio
Paruvitu,

Para alumínio não é imprescindível o uso de fluido de corte, mas dependendo da espessura da placa ajuda bastante. 
Procure por óleos solúveis biodegradáveis, pois estes podem ser descartados mais facilmente e sem risco ao meio-ambiente, lembrando que apenas uma gota de óleo comum pode contaminar mais de 1000L de água Wink

Abraços,
Dudu

_________________
1 - Leia as Regras de Conduta do Forum! 2 - Não respondo dúvidas por mensagem privada. Poste-as no fórum! Sério! 3 - Só crie uma equipe se for competir!

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Registrado em:
08/09/2006

Local:
Joinville / SC



Mensagens:
1011

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Abr 28, 2008 5:45 pm
Corte de Alumínio
evristow Escreveu:
Procure por óleos solúveis biodegradáveis, ...
Existe óleo insolúvel? Ao menos todos que conheço são dissolvidos por solventes apolares. O descarte aconselhável para esses óleos e misturas e um aterro... nada de derramar em qualquer bueiro. Algo relacionado ao que o evristow disse é o caso dos fluidos lubrificantes e refrigerantes que são misturas de óleo, água e sabão. O óleo se encarrega da lubrificação, a água da refrigeração e o sabão de compatibilizar as duas substâncias. O bom do alumínio é que ele não irá oxidar com a água como o ferro. Uma outra técnica interessante é a MQF. Uma aspersão de fluido sobre a região de corte normalmente é mais que suficiente. Jorro só serve pra remover cavaco.

_________________
Vinicius Coelho de Almeida
"Não tenho nenhum talento especial, apenas uma ardente curiosidade." Albert Einstein.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Registrado em:
25/04/2006

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

Mensagens:
3997

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Mai 02, 2008 2:12 pm
Corte de Alumínio
Vetor,

Realmente com o solvente apropriado tudo solúvel, mas eu me referia a solúvel em água. 

Quanto ao descarte, só procurar por um fluido biodegradável, que podem ser descartados sem problema pela rede de esgoto. Particularmente gosto dos da Quimatic.

Uma idéia que ainda quero implementar no torno do nosso laboratório é um sistema de refrigeração/lubrificação por nebulização, o que poupará muito óleo. Provavelmente é o tal MQF que você citou não conhecia por esse nome. Para remover o cavaco gosto mesmo de ar-coprimido ou até um pincel... fluido demais faz uma lambança... hahahahahah

Abraços,
Dudu

_________________
1 - Leia as Regras de Conduta do Forum! 2 - Não respondo dúvidas por mensagem privada. Poste-as no fórum! Sério! 3 - Só crie uma equipe se for competir!
Mostrar mensagens desde a última:
Ir para página Anterior  1 2 3 4  Next




Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido
Powered by phpBB © 2001 phpBB Group