CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2

Você concorda que a competição vinculada ao ENECA seja restrita somente a instituições de ensino?
Não
30 
 76% 
Sim
 23% 
Usuários que votaram : 4
Total de Votos : 39

Autor
Mensagem

meggi

Level 9
9148384 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
RioBotz

meggi

Responder com citações
Mensagem Sab Ago 11, 2007 2:56 pm
Por que só Instituições de ensino na competição do ENECA?
Eu também votei Não. Cada um pode ter a sua filosofia quanto a proteger as universidades, restringindo a elas as inscrições, ou abrir para todas as equipes, temos que respeitar. Mas filosofias à parte, todos sabem que é a concorrência que estimula o crescimento, e isso vale também nessas competições. A gente aprendeu muito interagindo com os engenheiros/técnicos/hobbistas da RoboGames. Muito mais do que aprendemos com as equipes da UCLA e MIT. Ter contato com boas equipes privadas é bom para todos. Fará os estudantes das universidades amadurecerem como engenheiros antes mesmo de se formarem.

Concordo com a sugestão de privilegiar a inscrição de universidades, para evitar que uma universidade inteira fique de fora pelo excesso de equipes privadas (apesar que todas as equipes têm mesmo valor e mesmos direitos, essa diferenciação seria só pelo caráter estudantil do ENECA). Mas na prática isso não vai atrapalhar em nada as equipes privadas, sempre tem havido vagas para todos. É só minha opinião!  Smile

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Sab Ago 11, 2007 3:18 pm
Quando quero entender o porque fulano tem o nome q tem não adianta pegar um dicionário de nomes !
Tenho q perguntar p os pais porque deram aquele nome ao filho...

Posso pensar em razões muito razoáveis para apoiar ou para refutar a regra em questão, mas o mais importante, antes mesmo de me posicionar, é descobrir porque o “pai-da-criança” colocou esta regra.
Estamos no meio de pessoas inteligentes (não ?) então acredito q deva haver boas razões q sustentem esta regra, e gostaria de conhece-las !

Se isso não for verdade, e a decisão está em nossas mãos, então, teoricamente, podemos colocar em pauta os prós e contras e decidir retificar esta regra.

Com a palavra: O Pai-da-criança...

Quem é o pai da criança ?

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Dom Ago 12, 2007 3:05 pm
Pau10,
Gostei do bom humor. hehe

Agora o Pai-da criança... só indo no Ratinho para fazer DNA.
Contudo o possível motivo já foi mencionado no tópico:
Comentário:
Essa restrição as equipes particulares no eneca surgiu pura e simplesmente por medo de que alguem mais velho e com mais recursos e conhecimento tivesse muita vantagem sobre os alunos de eng. Eu sei porque eu tava lá e vi.

robertordf

Level 4
4738347 xp

Local:
São Paulo / SP

robertordf

Responder com citações
Mensagem Ter Ago 14, 2007 2:22 pm
Concordo em não haver restrições, porém o ENECA é um encontro de profissionais e estudantes na área e não seria bom a maioria das equipes serem particulares.

Cultura inútil... hehe... 4 faculdades fundaram a guerra de robôs (foi fundada com esse nome mesmo) e resistiu aos atentados do WTC com esse mesmo nome. Não estava lá, mas ouvi, na época queriam fazer um "campeonato de robôs".

Voltando ao assunto, o único detalhe que ninguém tocou e é muito importante é o seguinte: o que fazer se 500 (exagerado) equipes quiserem participar??? Qual será o critério de escolha??? Quem chegar primeiro, como vergonhosamente foi adotado ano passado???
E se tiverem 20 vagas, 10 pra instituições de ensino e o resto pra particulares??? Quem vai decidir isso??? E se alguma equipe antiga ficar de fora??? Vai virar a mesa??? E se uma equipe tiver azar e ficar de fora alguns anos seguidos???

Acho a idéia desse tópico boa, mas primeiro deve-se garantir a estrutura necessária para atender a demanda atual. Depois ampliar. No Eneca do ano passado umas 4 equipes ficaram de fora, uma delas a do robô do logotipo do winterchalenger desse ano.

Coisas a se pensar.

Equipe ThundeRatz - POLI-USP

meggi

Level 9
9148384 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
RioBotz

meggi

Responder com citações
Mensagem Ter Ago 14, 2007 10:33 pm
robertordf,

realmente foi uma pena que a organização do ENECA 2006 tivesse limitado as inscrições a 20 equipes, deixando algumas de fora. Mas isso foi porque a competição ocorreu em apenas 1 dia. Com o esquema de 2 dias de competição há possibilidade de inscrever até 32 equipes para middle, na minha opinião, e 32 para hobby. Além disso, a organização do evento tem conseguido gerenciar o tempo cada vez melhor.

De qualquer forma, para não deixar instituições de ensino (IE) de fora, uma sugestão é abrir inscrições para equipes vinculadas a IE, e uns 3 dias depois abrir para todos. Na hipótese (acho que remota por enquanto) de 32 equipes se inscreverem, as equipes teriam que efetivar as inscrições em um prazo (curto), e as vagas não efetivadas reabririam para todos.

Assim não há como injustiçar as IE, se o receio for apenas devido à possibilidade de ficar de fora. Se houver mais algum receio, seria bom deixá-lo claro para podermos melhorar esta proposta.

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 15, 2007 7:48 am
Sem dúvida eu concordo que as IE deveriam ter preferência na hora da inscrição para guerras vinculadas ao ENECA.
No entanto discordo do argumento a respeito do ENECA 2006. Como todos sabem o número de inscrições foi limitado, gerando grande revolta por parte de quase todas as equipes. No entanto, as incrições foram abertas, algumas equipes se inscreveram e por DIAS, repito DIAS, ainda havia vagas livres e ninguéms se inscreveu. Até que que o prazo final para inscrição foi se aproximando e as vagas restantes acabaram sendo preenchidas.
Isso demonstra que realmente houve prejuízo para as equipes que não puderam participar, mas mostra principalmente que ou houve um desinteresse das mesmas ou estas ainda não tinham certeza se poderiam participar (seja lá por qual motivo).
Por isso acho esse argumento do ENECA 2006 meio fraco. Se realmente houvesse um déficit significativo de vagas elas teriam sido preenchidas quse que instantaneamente, o que ficou longe de acontecer.
Mais um detalhe:
Comentário:
E se alguma equipe antiga ficar de fora??? Vai virar a mesa???
Não entendi esse comentário. Se o critério adotado para seleção das equipes participantes decidir que uma equipe "antiga' for ficar de fora não vejo porquê isso geraria um problema adicional. Ou uma equipe "antiga" deve ter preferência sobre uma equipe "nova"? Shocked Flw,

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

Flywer

Level 15
15827897 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Flywer

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 16, 2007 9:45 am
meggi Escreveu:
De qualquer forma, para não deixar instituições de ensino (IE) de fora, uma sugestão é abrir inscrições para equipes vinculadas a IE, e uns 3 dias depois abrir para todos. Na hipótese (acho que remota por enquanto) de 32 equipes se inscreverem, as equipes teriam que efetivar as inscrições em um prazo (curto), e as vagas não efetivadas reabririam para todos.
Concordo plenamente. Desse modo, as equipes provenientes de IE não seriam lesadas, digo, não seriam prejudicadas, e as vagas remanescentes seriam preenchidas. Além disso, o evento afirmaria sua caracteristica principal, que é justamente a de competição universitária, além de abrir um espaço para equipes particulares.
bruno_favoreto Escreveu:
Como todos sabem o número de inscrições foi limitado, gerando grande revolta por parte de quase todas as equipes. No entanto, as incrições foram abertas, algumas equipes se inscreveram e por DIAS, repito DIAS, ainda havia vagas livres e ninguém se inscreveu.
Não creio que o fato de as inscrições serem feitas no fim seja um problema, o importante é que as mesmas sejam feitas, seja logo quando forem abertas ou no último dia. Muitas vezes as equipes deixam para se inscrever no fim por falta de dinheiro, ou, como você mesmo disse, por outros motivos que não vem ao caso. O fato é que não se pode culpar as equipes por conta disso. Creio que todos possuem interesse e vontade de competir e ganhar, mas é preciso entender que há diversos fatores que podem atrasar um projeto e, consequentemente, a inscrição de uma equipe pode ser prejudicada por isso (como foi o caso da Robocefetmg no WC2007). Concordo que inscrever a equipe no fim do prazo não é o melhor a ser feito, porém nem sempre é possível que se inscreva antes e não cabe a ninguém julgar os motivos que levam as equipes a fazê-lo

Trincabotz te dá asas

Se pude ver mais longe que outros, foi porque me apoiei em ombros de gigantes. - Isaac Newton

et

Level 20
20903081 xp

Local:
São Paulo / SP

Equipe:
ANDROIDOSS

et

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 22, 2007 5:37 pm
Pau10

Nunca existiu um bom motivo(medo!) para essa regra, e os "pais da criança"(prefiro não citar nomes) já nem participam mais dos eventos.
 participei varios anos dos enecas mesmo já tendo me formado no tecnico e não fez a minima diferença pra ninguem.

Igor Duran
Equipe ?
3
DaniloM

Level 0
0 xp

3
DaniloM

Responder com citações
Mensagem Sab Set 29, 2007 10:53 am
Nunca participei de uma guerra de robos por nao conhecer  Sad  Mas agora que conheço quero participar mais do que nunca. Mas seria apenas 1 vez por ano no WC. Sad  Tenho que esperar o ano todo para isso. voto NÃO pois se o ENECA fosse aberto a todos os alunos poderiam aprender mais com os participantes de "fora". Porque ele ainda é fechado? Se bem que se ele for aberto a todos nao podera mais se chamar ENECA Laughing E mais uma pergunta: Porque só existem 2 guerras de robos por ano? Sendo que muito so podem participar de apenas uma. Não poderia haver mais de um evento desse por ano? tipo um a cada 3 meses? Poderia haver fases de classificação como se fosse uma Copa do mundo. So entra que se classifica e tals. Não seria legal?

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740215 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Set 30, 2007 1:22 pm
Comentário:
Porque só existem 2 guerras de robos por ano? Sendo que muito so podem participar de apenas uma. Não poderia haver mais de um evento desse por ano? tipo um a cada 3 meses? Poderia haver fases de classificação como se fosse uma Copa do mundo. So entra que se classifica e tals. Não seria legal?
Dinheiro nao nasce em arvore e o frete da arena nao eh exatamente barato.

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Dom Set 30, 2007 2:45 pm
Realizar 2 por ano já dá um bocado de trabalho para a organização, imagine 4.
Realmente, seria muito legal mais eventos. Porém tudo esbarra nos custos, principalmente nos de transporte. Além dos custos para a organização, há os custos para as equipes. Caso a organização crie mais 2 eventos, poucas equipes participarão dos 4 eventos. Nada impede a criação de mais ENECAS e WCS, porém ainda não é o momento. Certamente no futuro teremos mais eventos e quem sabe até uma segunda ou terceira liga.  

[]’s

Fabio_ThundeRatz

Level 5
5391106 xp

Local:
São Paulo / SP

Fabio_ThundeRatz

Responder com citações
Mensagem Ter Out 02, 2007 7:02 pm
eu sou a favor de entrar quem quiser. Lá fora eh aberta e no entanto os robos daki vaum bem. O WC é aberto e naum há nenhuma discrepância. Diferença de recursos...bom....a Riobotz tem mais grana q muita equipe junta. No WC e no Eneca naum tivemos 20 robos em cada categoria. Se o Marco tiver certo, e puderem participar 32 robos...mesmo abrindo as inscrições...vai demorar para lotar. Ainda...o legal de ver guerra de robos é ver robo batendo...atualmente saum raros robos q de fato batem

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido