Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo

Autor
Mensagem
Pessoal estou passando por uma situação complicada agora que me formei. O que acontece é que eu fiz o curso de Engenharia Mecatrônica só que o Crea esta emitindo o documento como se eu fosse de Automação!!!. Sei que são cursos semelhantes mas de certa forma me sinto lesado por isso, fiz 6 anos de curso para no final não poder ter direito a ser Engenheiro Mecatrônico. Quero saber de vocês o que deve ser feito nesse caso ou se alguém está passando pela mesma situação minha, pois alem de mim muitos alunos estão na mesma situação la na faculdade e gastar mais de 40mil para no final não ser devidamente reconhecido e uma grande revolta. Meggi gostaria de uma opinião sua também pois sei que você é um professor de grande responsabilidade e que pode dar uma forcinha não só para mim mas para todos do fórum. Aos demais os comentários também serão bem vindos. Abraços!!!
Level 5
5032401 xp
Registrado em:
06/01/2009
Local:
Araraquara / SP
Equipe:
Automatron
Mensagens:
131
5032401 xp
Registrado em:
06/01/2009
Local:
Araraquara / SP
Equipe:
Automatron
Mensagens:
131
Olá Leo estou me formando esse ano também e realmente aqui há muitas duvidas meu curso tem o nome de engenharia mecatrônica, porem nos documentos é automação e sistemas, houve uma grande confusão no inicio desse ano, pois alguns queriam assinar plantas mecânicas outros plantas elétricas o coordenador só enrolava, enfim situação do peru. Ai fomos eu é um colega do terceiro ano no CREA de Araraquara-SP e a informação que nós foi dada por uma funcionaria de lá foi que todo curso de automação e mecatrônica perante o CREA é reconhecido como controle e automação, ela diz que no Brasil não existe outra definição formal e que o engenheiro de automação (mecatrônico) é um engenheiro eletricista com restrições, porque no CREA a automação é uma área da elétrica. Ela nos mostrou isso em uma tela do seu sistema numa das resoluções do CREA. Como são eles que mandam aceitamos o tal fato e ficamos quieto, achei o seu tema de debate interessantíssimo, pois dizem as más línguas que esse assunto está em discussão em Brasília por conta do pessoal de Santa Catarina. E o pessoal da elétrica não quer perder o direito sobre as plantas de controle que passariam a ficar ao cargo apenas dos engenheiros de controle e automação. Se alguém puder contar algo interessante, somos gratos. Ate mais. Che.
_________________
HASTA SIEMPRE.
|
Level 111
111245049 xp
Registrado em:
25/04/2006
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Mensagens:
3997
111245049 xp
Registrado em:
25/04/2006
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Mensagens:
3997
Não tenho uma informação concreta para fornecer. O sistema de reconhecimento de engenheiros no Brasil é uma completa bagunça e varia de estado para estado. O pior é que os alunos não são informados desses percalços durante o curso e acabam, com razão, se sentindo lesados. Em 2004 o CREA-RJ não reconhecia Controle e Automação como formação. Precisou um aluno da PUC, mais especificamente o Maimon, entrar com um recurso junto ao CREA pedindo o reconhecimento, demorou mais aconteceu. Minha sugestão é: procurem um advogado que saiba os tramites do CREA para aconselhar vocês na empreitada. Os CREA são órgãos muito engessados e normalmente formados por engenheiros de duas ou três gerações atrás, muitos que infelizmente não acompanham as mudanças da profissão e do mundo. O Brasil tem uma tradição estúpida de reservas de mercado. Engenheiro eletricista é o único que pode fazer XYZ, mecânico só pode fazer KWP, só pode escrever em jornal se for jornalista... Ora esse tipo de barreiras só atrapalha o desenvolvimento e empreendedorismo! Claro que não estou advogando para colocar um engenheiro mecânico para coordenar o projeto de uma subestação ou um engenheiro eletricista para projetar uma turbina. Contudo engenharia é cada vez mais uma interseções de áreas, inclusive áreas completamente dispares como medicina e desenho industrial. A maioria dos países já percebeu isso... Menos o nosso, claro! Abraços, Dudu
_________________
1 - Leia as Regras de Conduta do Forum!
2 - Não respondo dúvidas por mensagem privada. Poste-as no fórum! Sério!
3 - Só crie uma equipe se for competir!
|
É evristow já estavamos pensando em procurar um advogado mesmo infelizmente é aquilo que você falou, os mais antigos são muito dificieis de se mudar e entender que novas profissões surgem a cada dia. Tenho uma amiga que está numa situação pior do que a minha pois o pai dela e dono de uma empresa de mecânica e pela formação de mecatrônica ela não pode assinar nada nessa area pois em mecatronica está mais voltado a eletrica e controle do que equipamentos mecanicos o que confronta com a ideia inicial de mecatronia onde ela é formada pela mecanica, eletrica, sistemas de computação e controle. O que nos estamos tambem fazendo é levando nossa grade curricular para mostrar que contempla disciplinas de mecanica mas não sei ao certo se vai dar em alguma coisa.
Level 111
111245049 xp
Registrado em:
25/04/2006
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Mensagens:
3997
111245049 xp
Registrado em:
25/04/2006
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Mensagens:
3997
O caso dela pode ser resolvido fazendo um mestrado em Mecânica. Tenho quase certeza. Levante o máximo de informações que conseguir, tente conseguir declarações dos professores (devidamente assinadas e registradas em cartórios) sobre o curso e documentos da universidade mostrando a diferença entre Controle e Automação e Mecatrônica. Assim é possível que vocês tenham um bom caso nas mãos. Abração, Dudu
_________________
1 - Leia as Regras de Conduta do Forum!
2 - Não respondo dúvidas por mensagem privada. Poste-as no fórum! Sério!
3 - Só crie uma equipe se for competir!
|
Primeiro bom dia, Bom, em resposta aos interessados em saber as atribuições técnicas, o Crea não diz X nem Y. E de senso comum que, o crea e adiministrado por engenheiros civil em 90% do todo. os outros 10% são mecanicos, em algum caso tem um doido que é engenheiro elétrico. Bom, Engenheiro mecatronico, é derivado da engenharia mecânica, e engenheiro de controle e automação é derivado da engenharia elétrica. A não existe uma grande diferença a não ser essa, o grande problema é que tal qual a medicina os clinicos gerais, foram perdendo vez para os cursos de especialização e especialistas. Minha sugestão é o seguinte, na hora em que for registrar no crea um projeto, você vai ter muito cuidado, pois, tudo vai depender de como você irá registrar tal projeto. Se você for registrar um projeto, procure focar e descrever o projeto com foco em um melhoramento e com algum tipo de processo industrial. Não como apenas engenheiro mecânico. Assim como você for fazer uma subestação, nao registre o lado da Alta tensão, e sim a instalação de um transformador, um que é um coponente elétrico, uma vez que, quem irá ligar será alguém da concessionária. O crea, na hora de voce registrapagar a taxa de registro de responsabilidade técnica, ele nao vai perguntar, você sabe sobre tal procedimento, você antes de exercer tal funcão, tem que pensar o que eu sei sou capaz de exercer tal funcão com aquilo que estudei... Bom, segunda dica, como engenheiro Mecatronico, suas matérias foram voltada para industria de precisão, como bracos robôs, industria de veiculos e outros.. Com a formação em controle e automação, seu foco será em processo industrial,em softwares, programas, nao na parte física. A não ser se voce tenha experiência para exercer tal função. O crea e muito vaga, pois, a maioria, só vai dizer como voce pode atuar, e nao em que!
Sou engenheiro mecatronico formado a dez anos. No Crea São Paulo devem ser mais de de 300 conselheiros e nenhum deles é mecatronico ou de controle e automação. Somos subalternos que pegamos uma pequena parte das atribuições globais do engenheiro eletricista ou eletrotecnico. Apesar de ter estudado mecânica, mecânica dos fluídos, termodinâmica, elétrica, eletrônica, entre outros só podemos cuidar de automação e controle. O problema é que para erguer uma coluna de concreto existe a exigência do engenheiro civil. Para se fazer quatro relógios de medição residenciais já é exigido um engenheiro eletricista. E o engenheiro mecatronico? Não é exigido para nada. A automação no Brasil é fabricada, importada, vendida, recebe manutenção e é instalada sem existir nenhuma necessidade de um engenheiro mecatrônico. As vezes de um engenheiro eletricista ou eletrônico. O que sobra é manutenção elétrica/mecânica.
Boa tarde. Sou estudante do curso de engenharia mecatrônica, estou na duvida de que se eu realizar o curso de pós-graduação em sistemas elétricos de potencia eu seria habilitado a assinar projetos elétricos ou ter a atribuição de um engenheiro eletricista? Pois eu gosto muito da área de projetos elétricos e pretendo me especializar na área de elétrica e automação. Obs: Eu estou abrindo uma empresa no ramo de projetos elétricos, e ai que complica a questão de eu ser formado em mecatrônica e não poder assinar projetos elétricos. Grato.
Pessoal, sou formado em Engenharia Mecatrônica e venho prestando concursos públicos para cargos de Engenharia mecânica. Gostaria de saber se, tendo um mestrado em Eng. Mecânica, eles aceitarão minha graduação em Eng. mecatrônica. Alguém pode me aconselhar?
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |
Powered by phpBB © 2001 phpBB Group
ROBOCORE TECNOLOGIA
A RoboCore foi criada em 2008 com o intuito de incentivar o desenvolvimento tecnologico, fabricando e fornecendo peças para automação e robótica de alta qualidade a preços acessíveis.
RoboCore Tecnologia LTDA
CNPJ 10.383.409/0001-98
D-U-N-S Certified: 89-963-8833
Santana de Parnaiba/SP - Brasil
CNPJ 10.383.409/0001-98
D-U-N-S Certified: 89-963-8833
Santana de Parnaiba/SP - Brasil
NOSSAS REDES SOCIAIS
LINKS ÚTEIS
POLÍTICAS DA LOJA
CENTRAL DE ATENDIMENTO
ROBOCORE® 2023. Todos os direitos reservados