Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
prof.rodrigoluiz

Level 0
386783 xp

3
prof.rodrigoluiz

Responder com citações
Mensagem Ter Out 26, 2021 9:39 am
Robô Seguidor deParede com controlador PID
Olá.

Estou deixando aqui o meu código de robô seguidor de parede.

Além do hardware que vem na caixa da plataforma Falcon, usei um sensor de distância HC-SR04 acoplado na parte de cima do chassi da Falcon montado sobre um motor servo que pretendo usar para as próximas etapas deste projeto. No código que estou deixando aqui o servo não é utilizado.

Para fixar o servo e o sensor de distância adicional, o ideal seria usar um suporte Blackskull - que dá pra comprar na loja da Robocore. Como eu não tinha esse suporte, improvisei com umas peças de LEGO e elásticos. Queria postar uma imagem aqui, mas me parece que não tenho permissão para adicionar imagens e nem para anexar arquivos.

O sensor frontal é usado para detectar obstáculos e fazer o robô girar em 90 graus caso ele detecte um obstáculo a uma certa distância determinada no código. 

Para testar a ideia de criar um seguidor de parede, eu fiz uma versão sem PID, mas o robô oscila muito e se perde muito facilmente em curvas - mesmo em curvas não muito fechadas. Por isso decidi implementar o PID. Mesmo esta versão que estou deixando aqui tende a se perder na curva caso ela seja uma curva de 180 graus - quando o robô tenta contornar a extremidade de uma parede, por exemplo. Não passei muito tempo calibrando as constantes para o cálculo do PID, mas o resultado obtido com este código é satisfatório o suficiente na minha opinião.

O código é basicamente uma adaptação do controlador PID que implementei para um robô seguidor de linha e que postei aqui no fórum https://www.robocore.net/...opic&t=7130. Como não tenho muita experiência com programação, imagino que o código possa ser melhorado bastante. Agradeço quaisquer dicas, sugestões ou críticas que possam melhorar este projeto.

Código:

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido