SUPORTE TÉCNICO
De segunda à sexta pelo e-mail:
suporte@robocore.net
CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
odranoel16

Level 0
876602 xp

Local:
RECIFE / PE

3
odranoel16

Responder com citações
Mensagem Dom Jun 03, 2007 12:08 pm
Linguagem de Programação qual usar???
Bom gente gostaria de saber qual linguagem devo usar para realizar meus projetos, e onde posso encontrar FREE material bem basico pra quem ta começando em programação se alguem poder me ajuda ficarei muito grato.

desde ja obrigado

Leonardo

bruno_favoreto
Moderator
Level 20
20740277 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

bruno_favoreto
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Jun 03, 2007 2:00 pm
A linguagem mais indicada vai depender obviamente do projeto e o hardware utilizado (caso houver). Nos robôs costuma-se utilizar Assembly e C por causa dos micro-controladores, mas não necessariamente vc deve se limitar a essas 2.

Como 1ª linguagem de programnação eu sugiro C pela simplicidade e tb semalhança com sintaxes de softwares que você pode vir a usar no futuro (MATLAB por exemplo).

Flw,

Use a busca do fórum antes de postar sua dúvida

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Dom Jun 03, 2007 3:33 pm
Bem... na minha opinião é bem melhor começar por linguagem C, é bem simples de aprender e serve para microcontroladores PIC, 8051, etc, além de servir pra controle por portas paralelas tbm.
Evite assembler pq eh muito complexa...

Boa sorte!

leo.

A EQUIPE MAIS UNIDA DO BRASIL!!! =)

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Dom Jun 03, 2007 5:24 pm
Nesse assunto há 2 linguagens mais comuns: Assembly e C.

Assembly:
Linguagem de baixo nível (Linguagem de máquina), alta portabilidade, gera códigos muito eficientes. Porém você deve conhecer as funções do microprocessador em questão, assim a linguagem se torna complicada pra chuchu.

C:
Linguagem de baixo médio, estruturada, alta portabilidade. A vantagem do C é que não é uma linguagem tão complicada como o Assembly. Minha primeira linguagem foi o C, apesar de não ser tão simples como o BASIC, com um bom material em mãos e conhecimento da lógica de programação foi relativamente fácil. É possível incluir intruções em Assembly no código escrito em C (asm). Logo eu recomendo o C 

Literaturas recomendadas:

C Completo e Total – de Herbert Schildt (Essa é a Bíblia do C)
The C Programming Language – de Brain W. Kernighan & Dennis M. Ritchie (Os cara que inventaram a liguagem e o UNIX)
Sam´s.Net-Teach Yourself C in 21 Days – de Peter Aitken & Bradley L. Jones

Além do C, há o C++ (C com Orientação a Objeto) que vale a pena aprender já que C é a base para o C++.

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Jun 03, 2007 6:02 pm
Meio que na contramão do pessoal, eu comecei por Phyton que é uma linguagem relativamente nova embora ja seja compatível com uma série de aplicações.

Agora estou tendo que aprender C para programar o módulo que usarei em meu projeto. A apostila que estou usando foi emprestada por um colega. Achei o material bem ditático. Vou digitalizar as páginas e logo estarei postando o lik para download aqui.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Vido

Level 10
10647463 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

Vido

Responder com citações
Mensagem Dom Jun 03, 2007 6:40 pm
Vetor, creio que você começou melhor do que todos nós, segundo este Howto: http://jvdm.freeshell.org...t/raquer-howto/
Segundo este Howto as primeiras linguagens a serem aprendidas são Phyton, Java, C/C++, Perl

OBS: Antes de criticar a fonte do material leiam a respeito:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker

Antes que eu me esqueça, há um site muito bom para downloads de apostilas: http://www.apostilando.com

Gostaria de me retificar:
Comentário:
...Ritchie (Os cara que inventaram...
O Correto seria:
Comentário:
...Ritchie (Os caras que inventaram...
Caso alguém queira apostilas e livros de C/C++, fale comigo. Pois eu tenho quase 80Mb em material, alguns bons outro não, só não tenho onde publicar.

brunoetep

Level 0
50000 xp

Local:
São José dos Campos / SP

Equipe:
ETEPTech

brunoetep

Responder com citações
Mensagem Dom Jun 03, 2007 9:39 pm
Boa noite.

Na minha opiniao C/C++, mas C do que C++ eh a melhor linguagem para quem esta comecando, principalmente se for utiliza-la para programacao de hardware, possui sintaxe bem clara e objetiva.

Quanto a IDE para desenvolvimento existem varias Borland C++, Microsoft Visual C++, Microsoft Visual C++ .NET. Eu comecei no bom e velho TURBO C/C++ da borland eh bem basico e funcional e tambem eh gratis sem precisar de cracks ou seriais piratas, afinal estamos discutindo sobre programacao entao nao posso indicar o uso de softwares piratas....rs
Caso alguem queira comprar algo caro, recomendo Microsoft Visual Studio 2005 .NET, eh muito bom sem complicacoes ao instalar afinal eh microsoft, e vem com C/C++ (Muito mais facil de "Debugar" que no TURBO C), VB .net e C# (Melhor linguagem depois de C, minha opiniao) com essa ferramenta eh possivel fazer qualquer coisa, mas indico o uso dela pra quem ja tem experiencia. Pra novatos TURBO C 3.0 eh o melhor.

falow

Smilodon

Level 1
1010000 xp

Local:
São José dos Campos / SP

Smilodon

Responder com citações
Mensagem Seg Jun 04, 2007 11:25 am
Bruno!!1...e ai muleke blz???
Aqui é o pepato do first lembra....

sobre linguagem de programação concordo com o que o pessual tem falado .....
a unica linguagem que eu conheço um pouco para falar alguma coisa é o vb.net, para quem quiser esta linguagem a Microsoft a distribui gratuitamente para uso pessoal

O vb.net é ótimo para iniciantes pois ele corrige automaticamente alguns erros e tem uma linguagem bem simples como o C...

essa é minha opinião ...

Uai!rrior - Unifei
Build the best.Destroy the rest
3
ams

Level 0
649015 xp

3
ams

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 01, 2021 11:44 am
brunoetep Escreveu:
Boa noite. Na minha opiniao C/C++, mas C do que C++ eh a melhor linguagem para quem esta comecando, principalmente se for utiliza-la para programacao de hardware, possui sintaxe bem clara e objetiva. Quanto a IDE para desenvolvimento existem varias Borland C++, Microsoft Visual C++, Microsoft Visual C++ .NET. Eu comecei no bom e velho TURBO C/C++ da borland eh bem basico e funcional e tambem eh gratis sem precisar de cracks ou seriais piratas, afinal estamos discutindo sobre programacao entao nao posso indicar o uso de softwares piratas....rs Caso alguem queira comprar algo caro, recomendo Microsoft Visual Studio 2005 .NET, eh muito bom sem complicacoes ao instalar afinal eh microsoft, e vem com C/C++ (Muito mais facil de "Debugar" que no TURBO C), VB .net e C# (Melhor linguagem depois de C, minha opiniao) com essa ferramenta eh possivel fazer qualquer coisa, mas indico o uso dela pra quem ja tem experiencia. Pra novatos TURBO C 3.0 eh o melhor. falow
Como vai amigo !! O que você acha de PYTHON que encontra-se em expansão no mercado? Tenho pretensão de fazer um projeto utilizando um programa na net criado por mim. Isso é possível?
3
ams

Level 0
649015 xp

3
ams

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 15, 2021 2:19 pm
Muito obrigado pessoal !!
   Realmente ajudaram bastante. Valeu !!!

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido