CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
thiagob737

Level 0
193397 xp

3
thiagob737

Responder com citações
Mensagem Ter Ago 04, 2020 10:02 pm
BlackBoard MEGA + LCD + DHT11 e ESP8266 Travando com tempo
Olá! Sou novo no mundo da programação de arduino e já tenho experiência nas montagens dos laboratórios dos kits aqui do site.

Após realizar vários exercícios, resolvi montar no meu quarto um projeto para controlar as luminárias, ler temperatura e umidade, mostrar as informações no LCD e enviar para o aplicativo no celular usando as libs da Blynk.

Dispositivos utilizados na montagem:

- Blackboard Mega 2560
- ESP8266 + adaptador para o módulo
- Módulo de relé 8 canais de estado sólido
- DHT11
- Módulo i2c + LCD 20x4

O projeto foi implantado e todo funcionando.

1 - O controle de 6 luminárias com lampada flourescente é feito com o relé de estado solido e os comandos foram configurados no app Blynk
2 - Os dados coletados pelo DHT11 são enviados para a tela de LCD que fica no local onde haviam os interruptores e para o app Blynk
3 - A leitura de data e hora é feita pelo Blynk RTC e o retorno é exibido na tela de LCD

Tudo funciona normalmente, mas as vezes acontecem os problemas:

1 - Informação some do nada do LCD e tudo continua funcionando normalmente
2 - Perde a comunicação com o app Blynk mas informações no LCD continuam sendo exibidas
3 - Trava todo o sistema após algumas horas ou dia ligado

Por último acabei implementando nova versão do sketch utilizando o watchdog para que em caso de problema, o sistema seja reiniciado. Tudo bem reiniciar, mas quando as luminárias estão ligadas e o watchdog reinicia o arduino, todas as luminárias apagam

A fonte 9v 1A que alimenta o arduino também alimenta o LCD, ESP8266 e DHT11. Já utilizei uma fonte externa para outro módulo relé que utilizei que não era de estado sólido e estava voltando muita interferência da bobina / reatores das luminárias quando eram acionados e inclusive embaralhavam todas as letras na tela de LCD.

Esta última versão do sketch parece que com o tempo ligado o arduino parece que vai enchendo a memória e uma hora acaba travando. Eu já não sei o que fazer mais e o que mais pode ser modificado em questão de dispositivos.

Alguém pode ajduar?

Obrigado! 

Código:

Giovanni5

Level 2
2848127 xp

Equipe:
VagalBotzzzzz

Giovanni5

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 05, 2020 9:48 am
Então thiagob737, este problema deve estar atrelado ao uso de "timers" com o ESP8266, que não é capaz de manter a conexão com o aplicativo após algum tempo (como mostramos em nosso vídeo (https://www.robocore.net/...rtuais-do-blynk)). Infelizmente não há como solucionar este problema com o ESP8266, por uma limitação de Hardware. A melhor solução é a utilização do Shield Ethernet W5500 (https://www.robocore.net/...-ethernet-w5500), como mostramos no vídeo, ou a utilização de placas com conexão Wi-Fi embutida, como o NodeMCU (https://www.robocore.net/...u-esp8266-12-v2) e a ESP32 (https://www.robocore.net/...-wifi-bluetooth), caso o seu projeto não permita a conexão cabeada.

Esse problema também deve estar acarretando no mal funcionamento do LCD, que está conectado ao aplicativo indiretamente, porém ainda é possível que este problema com o display esteja atrelado à outros fatores, como a alimentação do sistema, por exemplo.
3
thiagob737

Level 0
193397 xp

3
thiagob737

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 05, 2020 12:32 pm
Obrigado Giovanni5!

Eu vou tentar fazer outros testes com a placa ethernet. 

O engraçado que quando tinha somente o controle das luminarias e DHT11 funcionava melhor. Quando juntei tudo em um único projeto, apareceram problemas. Fora que o programa não cabe no arduino UNO e tive que alterar para o Blackboard mega.

Vou tentar e posto novos testes.

Obrigado
3
thiagob737

Level 0
193397 xp

3
thiagob737

Responder com citações
Mensagem Seg Ago 17, 2020 7:28 pm
Pessoal,

Consegui comprar o módulo ESP32 WIFI + Bluetooth e agora eu não sei como fazer com as portas GPIO para o sinal do relé de estado sólido, pois GPIO é 3.3v e o relé é de 5v!

Tem como converter essa tensão?

Obrigado e boa noite!

Giovanni5

Level 2
2848127 xp

Equipe:
VagalBotzzzzz

Giovanni5

Responder com citações
Mensagem Ter Ago 18, 2020 9:08 am
Bom dia thiagob737,

Sim, é possível converter a tensão de 3,3 V dos GPIOs da ESP32 para 5 V do relé, basta utilizar um conversor de nível lógico (https://www.robocore.net/...de-nivel-logico).
3
joshfeild9281

Level 0
0 xp

3
joshfeild9281

Responder com citações
Mensagem Seg Set 14, 2020 6:57 am
thiagob737 Escreveu:
Pessoal, Consegui comprar o módulo ESP32 WIFI + Bluetooth e agora eu não sei como fazer com as portas GPIO para o sinal do relé de estado sólido, pois GPIO é run 3 3.3v e o relé é de 5v! Tem como converter essa tensão? Obrigado e boa noite!
é possível converter a tensão de 3,3 V dos GPIOs da ESP32 para 5 V do relé

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Proibido