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alexandreschimel

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alexandreschimel

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Mensagem Sex Jul 10, 2020 9:23 am
Solução alternativa para o Exercício da lição 22
O jogo Genius lançado no Brasil pela Estrela em 1980 foi uma febre imediata. Era possível encontrar desde o famoso disco colorido até robôs de um metro de altura que tinham o jogo no alto da cabeça.

No exercício proposto pela lição 22 do Kit Iniciante Arduino V8 o desafio de recriar o jogo é lançado aos alunos. Essa é a solução a que cheguei.

O jogo proposto abaixo tem as quatro cores do jogo original e algo da mecânica de um dos jogos que vinham carregados no jogo original. Aqui cabe a ressalva de que é o que eu me lembro da mecânica do jogo... eu tinha dez anos de idade na época (é, sou bem velho). Assim, posso estar muito enganado (e provavelmente estou) no que diz respeito à fidelidade ao jogo original. Porém, penso ter criado uma solução que é interessante e pode ser didática e divertida.

Ao iniciar o Arduino aguarda que você pressione qualquer botão e em seguida sorteia a primeira cor. Sua tarefa é pressionar o botão correspondente a essa cor. Se você acertar o Arduino emitirá um breve “bip” sinalizando o acerto, sorteará mais uma cor e apresentará a primeira e em seguida a segunda. Novamente, seu papel é pressionar os botões correspondentes às cores na mesma ordem que foram apresentados a você. Se você errar, três sons em sequência sinalizarão seu erro e você perdeu! O jogo volta ao estado inicial, aguardando o pressionamento de qualquer botão para iniciar um novo jogo.

Se você habilitar a janela da Saída Serial na IDE Arduino, você poderá acompanhar toda a mecânica interna do jogo acontecendo e poderá até “roubar” para ver o que acontece quando você vence.

A adição de cores à sequência continua enquanto você continuar acertando. Porém, a velocidade com que o Arduino te mostra a sequência toda vai aumentando.

Não há limite de tempo para sua resposta. O Arduino será paciente (pelo que me lembro, o Genius não era!)

Se você conseguir repetir vinte sequências com sucesso, você venceu o desafio. Sinais de comemoração serão emitidos pelos LEDs e pelo buzzer. Após isso, o jogo volta ao estado inicial aguardando você apertar qualquer botão para começar tudo novamente.

O limite de vinte sequências me parece um teto de hardware. Na apresentação da vigésima quarta o Arduíno trava.

Para montar o projeto você vai precisar dos seguintes itens:

    01 x BlackBoard UNO R3 01 x Cabo USB AB 01 x Protoboard 400 pontos 01 x LED Vermelho 5mm 01 x LED Verde 5mm 01 x LED RGB 5mm ou LED Azul 5mm 01 x LED Amarelo 5mm 04 x Chave Momentânea 01 x Buzzer Passivo 5V 04 x Resistor 300Ω Jumpers
Circuito: Monte todos os componentes conforme esquema abaixo. Conforme demonstrado, só a perna Azul e o Cátodo do LED RGB são usados de fato. Se você tiver um LED azul, basta montar como nos outros exemplos.
Thumbnail, clique para aumentar.
Código: Carregue o código abaixo no Arduino: Código: Arquivos: Arquivos com este texto, o projeto em Fritzing, e o código, podem ser acessados através desse link: https://1drv.ms/u/s!AgEVK...GIbU8A?e=wFEh7N


ANEXOS:
Genius.jpg
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