CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
robomaster7

Level 5
5630678 xp

3
robomaster7

Responder com citações
Mensagem Sab Mai 28, 2011 8:11 pm
Bike elétrica motor scooter!!!
Opa pessoal beleza..
  Após alguns meses juntando uma grana consegui comprar alguns itens para fazer a minha tão esperada bike elétrica:

- Comprei um motor de scooter elétrica 24v 280w +/- 12A/H
 - 2 baterias seladas 12v 12A cada ( seria interessante acrescentar + 1 de 6v para trabalhar em overvolt?? )
 - sistema de transmissão:  Kit Coroa E Pinhão Riffel Moto Honda Xlx350r/nx350 Sahara
 - uma bicicleta comum 
  E alguns itens, tipo, LEDs.. cabos.. chave on/off...

O motor parece com esse aqui.

O que acham? enviem sugestões e opiniões  Wink

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 29, 2011 12:37 pm
Se você fizer o overvolt com uma bateria diferente das outras, provavelmente a de menor capacidade irá queimar. O ideal seria vc usar 3 das de 12V ou 5 das de 6V.

Fora isso, você irá precisar de um controlador de velocidade, pois o torque inicial é bem alto e vc perderá o controle facilmente.

Level 5
5630678 xp

3
robomaster7

Responder com citações
Mensagem Dom Jun 05, 2011 1:10 pm
Desculpem  a demora é que só estou entrando domingo...
 Tipo no caso 3 baterias de 12v = 36v num motor de 24v poderia diminuir sua vida útil em quanto tempo?
 Mimos:
  você irá precisar de um controlador de velocidade   

Bem lembrado mimos tinha esquecido de mencionar o controlador e o acelerador também são de uma escolter, ou seja, o controlador é 24v ele guenta overvolt???
  E quanto a redução, é uma redução que da certo??

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Dom Jun 05, 2011 9:51 pm
Normalmente os controladores não suportam nada acima dos especificado, a maioria dos problemas relacionados a pratica de overvolt ocorrem nos controladores que não aguentam a nova carga.

Lembre-se: em um Overvolt, o aumento que voce aplica a Tensão (Volts), tambem acaba sendo aplicado a Corrente (Amperes)

Exemplo: Com o seu motor originalmente temos 24V x 12A = 288W, se voce aumentar a tensão para 36V (aumento de 50%) a corrente tambem terá um aumento nesta ordem indo para 18A e você uma potencia de 36V x 18A = 648W, um  aumento na potencia de 225%.

Estas contas são imprecisas e excluem várias teorias, mesmo assim, se aproximam bastante do que irá acontecer.

Se eu fosse responder como eu realmente gostaria, seria algo assim: Se o controlador aguenta? Como é que eu vou saber? Não sei qual é o seu controlador!!!  Wink 

Já para a corrente, as motos em que elas são utilizadas tem a potencia na casa dos 30cv o que equivale à 21000W, esta superdimensionado.

Obs: Um motor de Scooter consumindo só 12A em 24V, eu acho que esta muito baixo esta valor da corrente!

Level 5
5630678 xp

3
robomaster7

Responder com citações
Mensagem Ter Jun 07, 2011 6:38 pm
Vamus por 1 estante esquecer o controlador ...
 Teria como através de chaves on/off tipo tic-tac ( ou  outra qualquer ) eu por como se fosse marcha por exemplo:

1° chave no on - 12v
 2° chave no on com a 1 on também ou off  - 24v
 3° chave no on com as 2 primeiras no on ou off... - 36v ( no caso overvolt )

Se tiver uma maneira simples de fazer isso seria muito interessante pois vamos interpretar cada chave como 1 marcha na saida eu ativava a 1° chave a bike sairia lentamente sem arrancadas bruscas e logo a seguir punha 2° chave no 24v (nominal do motor ) a bike aceleraria, e se quisesse aumentar mais um poco a velocidade a 3° chave dano praticamente 2 vzs sua potencia... ( se entendi na teoria  Very Happy  )
 Pois bem seria super interessante pois não deicharia o motor trabalhar continuamente em overvolt o que implica em sua vida ultil   Wink 
 Pois bem ai aparece mais uma duvida  quanto tempo a menos de vida ultil , ou quais problemas o ovelvolt pode causar no motor???

Mimos você falou sobre o desconhecimento do controlador, não encontrei nada a não ser a mesma escolter no ML ao qual eu comprei as peças a diferença é que neste anuncio fala que ela chega a 35km/h no outro 40 a 45km/h...
http://produto.mercadoliv...dolescentes-_JM
  Como pode obsvervar no anuncio fala que o motor é de 280w e trabalha em 24v logo parea descobrir a amperagem de consumo ( A/h ) se divide a potencia ( w ) pela voltagem ( v ) logo 

A = 280/24
A = 11,666...
 Logo aproximando-se A = 12A/H 

Logo, como você disse que o controlador não aguenta muita coisa além do "necessário" ele deve ser de 24v, 12A, 280w...
 Outro problema encontrado é ao colocar a coroa na roda pois eu quero deichar a bike pedalável, pensei em coloca a coroa de moto do outro lado da roda traseira, mas como é de aluminio fica meio complicado... Se tiverem alguma sugestão!!!
 É isso!!!! Laughing

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Qua Jun 08, 2011 10:52 am
Bom to meio sem tempo, as respostas serão resumidas.

Ideia das chaves: A principio funcionaria, se as tensões das baterias fossem sempre 12V, mas em uma bateria de chumbo temos, 14V quando carregadas e 10V descarregadas. Pela sua idéia, as baterias estariam isoladas, então elas teriam cargas diferentes, e portanto, niveis de tensões diferentes, e isso criaria corrente de fuga entre as baterias, sobre aquecendo a fiação e destruindo os eletrólitos.

Vida útil do motor: É dificil estimar isso sem conhecer o motor, porém, da para analisar genericamente. Com o overvolt, você terá um desgaste mais das escovas. Se o rotor estiver apoiado em buchas, elas podem se desgastar e criar folga mais rápido, ou no extremo, sobreaquecer e travar. Se forem rolamentos, eles podem estourar ou perder a lubrificação e aumentar o atrito. Se as buchas/rolamentos travarem, este torque adicional poderá romper os fios do motor. Tudo irá depender da qualidade do motor, você terá que analisar isso por conta própria.

PS: É uma scooter bem pequeninha mesmo hein

Level 5
5630678 xp

3
robomaster7

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 11, 2011 12:09 pm
Laughing 
 Hehe meu unico problema agora é em controlar o motor em overvolt, principalmente na saida...
 Não tem um meio de reduzir a voltagem somente na saida?

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Sab Jun 11, 2011 12:48 pm
Colocando a chave em 12V. Não era essa a idéia?

Não tenta comparar motores elétricos com motores a combustão.

Os motores a combustão geralmente atingem o torque máximo em algo próximo a 50% do giro do motor.

Os motores elétricos tem torque máximo quando estão parados, a 0% de giro do motor, logo voce terá uma arrancada bem forte.

Level 5
5630678 xp

3
robomaster7

Responder com citações
Mensagem Dom Jun 12, 2011 6:54 pm
Mas eu poço começar pedalando e logo depois ligar o motor... 
   Ou deichar ele na nominal com o controlador...
   O que seria melhor¿

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Dom Jun 12, 2011 7:14 pm
Neste ponto, se fosse comigo, eu testaria, na prática, pra verificar qual é a melhor a alternativa.

Level 5
5630678 xp

3
robomaster7

Responder com citações
Mensagem Sex Fev 10, 2012 10:01 am
Olá pessoal, estou mudando meu projeto...
 Bem ao invés do motor de scolter 24v 280w... vou usar um GPB da boch, inclusive coloquei meu motor a venda por 90 reais...
http://www.robocore.net/m...p;p=33133#33133
 Quem estiver interesse... rsrs
 Bem além do motor GPB, estou com dificuldades em colocar o motor atras para funcionar tanto no motor quanto no pedal, ja fui em algumas casas de solda mais os "carinhas" não souberam me orientar...
 Estou em duvida em colocar uma roda de mobylete, ou o seu eixo na roda de bike ... oque  vocês acham q ficaria melhor ?
 E pesquisando achei um projeto muito interessante:

Bem aos 40 segundos esta bem visivel oque eu gostaria de fazer, mais não sei como ja pesquisei, mandei e-mails para o pessoal que fizeram projetos parecidos e nada... Alguém poderia me informar como ele colocou uma coroa na roda da frente? Somente mudou o eixo? possivelmente colocou um eixo de que?...
Onde posso encontrar essa roda livre q ele comenta aos 10 segundos ? Outra duvida, estou mudando de motor pelo fato do GPB ser 12v será mais fácil de aplicar overvolt nele... Porem o controlador que eu tenho é o da scolter elétrica 24v 350w. Bem pensei em ligar 24v bem como na nominal do controlador e deixar o acelerador bem leve assim quando eu quisesse aplicar overvot eu dava uma leve acelerada... Meu raciocínio esta correto?

Level 0
0 xp

3
mtadeum

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 27, 2020 11:35 am
Opa, blz, pode me ajudar numa dúvida.
Esses scooter patinetes de 500 ou 800 W que não chegam a ser motos e não precisam de CNH.
O mais importante são os W ou os V da bateria?
Minha necessidade é que tenha força para subir uma ladeira, não precisa ser rápido, numa loja me informaram que os antigos de 500W eram 48V e agora os novos de 500W são 60V e bem melhores.
Como os de 500 são mais baratos que os de 800W queria saber dessa relação de força, porque a velocidade será sempre em torno de 35 Km/h ainda que me disseram que o de 800W chega a 50 km/h.
Pode me ajudar?

Mimos Escreveu:
Se você fizer o overvolt com uma bateria diferente das outras, provavelmente a de menor capacidade irá queimar. O ideal seria vc usar 3 das de 12V ou 5 das de 6V. Fora isso, você irá precisar de um controlador de velocidade, pois o torque inicial é bem alto e vc perderá o controle facilmente.

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido