CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2
Autor
Mensagem

rudyanderson

Level 5
5872386 xp

Local:
campinas / SP

Equipe:
Real.CORE

rudyanderson

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 22, 2008 2:21 pm
Ventilação com coolers
no nosso robo vsmos usar um  cooler como arrefecimento da parte interna  e estou com duvida se é preciso usar só um cooler ou dois para q a ventilaçao fique melhor . SE alguem puder me ajudar eu agradeço ..   valeu

matheuspol

Level 6
6322024 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Real.CORE

matheuspol

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 22, 2008 3:23 pm
Ventilação com coolers
No meu caso costumo utilizar apenas um cooler!!!

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 22, 2008 3:37 pm
Ventilação com coolers
O nº de ventitaldores depende do seu projeto.

Se a eletrônica foi feita por vc, tente calcular a potência dissipada nos componentes críticos(transistores de potência) e veja se há a necessidade de ventilação forçada, se for um controlador comprado o fabricante deve informar se é necessária a ventilação forçada.

Se vc vai aplicar overvolt nos motores tb deve-se calcular ou estimar a quantidade de calor dissipada e ver se precisa de ventilação.

Lembre-se que para haver ventilação tem que haver furos ou aberturas na estrutura que pode ser um ponto fraco ou permitir que caiam pedaços de metal na parte interna do robô, e tb que  se o sistema eletrônico precisar de ventilação deve haver um espaço apropriado para isso. 

Um exemplo disto foi visto no ultimo eneca os Victors do Orion tiveram as soldas fundidas devido ao excesso de calor pq a ventilação foi ineficiente, a extrutura dele possuia cortes para a troca de calor, mas devido a proximidade com o chão a ventilação foi prejudicada.

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade."

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 22, 2008 10:17 pm
Ventilação com coolers
Eu acho que os victors derretem pq são mau-feitos, aonde já se viu usar mosfets para akelas correntes sem utilizar dissipadores. 

Fiz uma Ponte-H com Mosfets similares ao do Victor, mas usando 2 em cada braço, utilizando o ventilador direto o ganho é minimo e a resistência interna sobe muito rápido, colocando os dissipadores aguentou tres vezes o tempo, nas mesmas condiçoes, até a resistencia interna se tornar critica. 

Para evitar problemas como o do Orion seria uma boa utilizar ventiladores radiais, que te permite usar rasgos laterais que não serão sufocados pelo piso da arena.

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 23, 2008 1:53 pm
Ventilação com coolers
Nunca tive um victor, mas não creio que sejam mal feitos,,,
Talvez o pessoal da riobotz possa falar melhor sobre a qualidades deles.

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 23, 2008 10:11 pm
Ventilação com coolers
Tenho outros motivos para considerar os victor's mal feitos, mas isto é assunto para o outro tópico. Somente quis levantar que os victors do Orion queimaram não apenas por causa da ventilação ineficiente, mas tambem por questões inerentes ao próprio Victor. A Riobotz utiliza motores, para a locomoção, com consumo bem menor que os do Orion, acho que por isso eles não devem ter nada para critica-los.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Abr 25, 2008 2:44 pm
Ventilação com coolers
Realmente não temos nenhum motivo para criticar os Victors, cumprem o que prometem.

Quanto usávamos OSMC também não tínhamos dissipadores nos MOSFETs. Claro que isso compromete um pouco a capacidade dos sistemas, mas se o motor utilizado estiver dentro dos limites das especificações dos componentes sem dissipadores, não vejo problemas. 

Não posso falar diretamente sobre o problema que ocorreu com o Orion, já que não estava presente. Mas motores de arranque puxam muito mesmo e são reconhecidamente os maiores "fritadores" de eletrônicas. Vide os D-Pack que são motores de arranque de tratores pequenos, que fritaram várias eletrônicas no Wedgie. Para tais motores acho que é melhor procurar colocar dissipadores em tudo ou ter mais FETs em cada perna da ponte H, a critério de informação, o Ziggy usa 8 FETs por perna em sua eletrônica.

Abraços,
Dudu

paruvitu

Level 17
17233815 xp

Local:
Salvador / BA

Equipe:
Paru-Tec

paruvitu

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 25, 2008 3:18 pm
Ventilação com coolers
Para motores com D-pack acho q já dá pra começar a pensar em usar tiristores ou algum tipo de transistor de potência industrial...

Motor de arranque realmente é complicado, minha equipe tb vai usa-los, mas agora tb pretendemos usar victors. vamos ver no q vai dar...

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 25, 2008 6:15 pm
Ventilação com coolers
Dica importante: passe uma abraçadeira plástica (hellerman, tie-up, enforca-gato,etc ...) através dos furos dos mosfets de cada braço, assim mesmo que a solda derreta a chance deles saírem voando, e desequilibrar a capacidade do braço, é menor.

Level 0
0 xp

3
carlosmnogueira

Responder com citações
Mensagem Sex Nov 08, 2019 10:10 pm
Ventilação com coolers
Boas noites a todos sou novo aqui, acessei porque quero aprender com os vossos posts e tirar dúvidas bem haja todos
Ir para página Anterior  1 2

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido