CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
reis.vitorguilherme

Level 0
2000 xp

3
reis.vitorguilherme

Responder com citações
Mensagem Dom Nov 03, 2019 11:10 am
Reversão de motor DC com Arduíno Uno...
Olá, meu nome é Vitor Guilherme sou um estudante e no momento me encontro estudando Arduíno por conta própria. Estou tentando fazer um projeto mas não consigo achar solução em meu problema que é o seguinte: Preciso que o motor DC gire para um lado ao ativar a chave ON/OFF/ON de 6 terminais para um lado, quando ativo a alavanca para o outro lado o motor gire revertido, ao mesmo tempo que quando gire para um lado um LED RGB fique verde quando a chave fique no meio fique desligado e quando esta no outro lado fique vermelho. 
Já havia conseguido fazer isso sem o uso do Arduíno porem quero aperfeiçoar o projeto com o uso do Arduíno, permitindo que o motor pare de girar depois de certo tempo já que no projeto sem o uso do Arduíno o motor continue girando a´te que coloque a chave na posição OFF.
Este é o projeto fico agradecido se puderem ajudar.

De maneira melhor explicada as seguintes funções devem ser:

-Colocar a chave em posição ON e girar motor para um lado por um tempo depois desliga-lo, ao mesmo tempo que acende o LED na cor verde enquanto o motor gira;

-Colocar a chave em posição OFF apenas manterá desligado todo o circuito;

-Colocar chave na outra posição ON e girar o motor para lado contrario do primeiro e depois desliga-lo, ao mesmo tempo que acende o LED na cor vermelha enquanto o motor gira;

Para fazer o primeiro circuito no qual me referi anteriormente sem o uso do Arduíno fiz uma ponte H pela chave de 6 terminais.

lrobotico

Level 9
9594638 xp

Equipe:
CRAFT

lrobotico

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 13, 2019 11:40 pm
Reversão de motor DC com Arduíno Uno...
Olá Vitor, beleza?

Consigo imaginar algumas soluções para seu problema, mas primeiro preciso saber do que você dispõe para usar nesse projeto.

Presumo que tenha em mãos: Motor, Led RGB, Arduino e Chave 6 terminais.

Neste caso, acredito que a solução para o motor passar um tempo girando e em seguida parar, pode ser feito através de controle através do comando delay do arduino. No entanto, para usá-lo para controlar a parada do motor, primeiro o motor tem que estar sendo acionado diretamente pelo arduino.

Para isso, você precisará de uma ponte-h com transistor, a qual você pode definir pela corrente que seu motor consome. Se for um motor pequeno, e o consumo de corrente for baixo, uma bastante utilizada nessas especificações é a L298n. Com ela você consegue controlar o sentido de giro e até a velocidade do motor.

Bom, sabendo disso, vamos ao que poderíamos fazer para atender o seu projeto com o que você dispõe.

Você pode utilizar a sua chave de 6 terminais como sensor, e usar as portas digitais do arduino como leitura, logo elas receberiam a informação de qual lado da chave estará na posição ON. Tendo essa informação, poderiam ser criadas condições para girar o motor no sentido adotado por você de acordo com a seleção da chave. O Led RGB estaria com seus terminais ligados em portas digitais do arduino também, as quais seriam acionadas nessa mesma condição.

Caso não tenha a ponte-h, temos de tentar ver uma outra solução.

Abraços,

Lismael.

Tornar o simples em complicado é fácil. Tornar o complicado em simples é criatividade. (Charles Mingus) Facebook: https://www.facebook.com/equipeCraft ; Instagram: @lismael.crafter; @equipecraft; @lojarobotlife

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Proibido