CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
Vinicios_Amaral

Level 0
8000 xp

3
Vinicios_Amaral

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 04, 2016 5:07 am
Construindo uma Máquina de Lançar Petecas
E ai Galera....

Descobri o fórum vendo alguns tópicos referente a máquina para lançar bolas de tênis com várias sugestões dos usuários.

Tenho a intenção de construir um mecanismo semelhante, porém para o lançamento de petecas para badminton. 

Para quem não conhece badminton é um dos esportes mais praticados no mundo, principalmente em países asiáticos, que jogado individual ou de dupla, é semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e uma pena. 

Minha intenção é construir um mecanismo semelhante ao do link 
É possível visualizar bem a mecânica do robô após 10s de vídeo. Espero que as discussões deste tópico permitam outras pessoas possam criar este tipo de máquina pela sua pouca acessibilidade. Uma máquina importada da china sai em torno de 3 mil reais, mais impostos. Para começar a discussão nada melhor que os começar pelos motores. Para o sistema de lançamento das petecas será necessário 2 motores de alta rotação que irão impulsionar duas rodas, de pequeno diâmetro (7 cm) e leves, por onde a peteca irá atravessar e ser lançada. Estou pensando na aquisição destes motores https://www.robocore.net/...al&prod=566. Características. Velocidade nominal: 18200 rpm Tensão: 12 Vdc Corrente (sem carga): 1,35 A Corrente (máximo rendimento): 6,8 A Potência: 6,4 W Torque: 390 gf.cm Peso: 215g A intenção é lançar a peteca até uns 9 metros, regulando a velocidade destes motores para golpes mais próximos ou mais distantes. Aguardo opinião do pessoal e por que não indicação de motores (tenho interesse na compra de motores e não adaptação de motores como de liquidificador, ventilador, furadeira, limpador para-brisas,...). Desde já obrigado. Vinicios

Kanade-sensei

Level 0
744058 xp

Kanade-sensei

Responder com citações
Mensagem Seg Jul 25, 2016 10:51 pm
Vinicios_Amaral Escreveu:
E ai Galera.... Descobri o fórum vendo alguns tópicos referente a máquina para lançar bolas de tênis com várias sugestões dos usuários. Tenho a intenção de construir um mecanismo semelhante, porém para o lançamento de petecas para badminton. Para quem não conhece badminton é um dos esportes mais praticados no mundo, principalmente em países asiáticos, que jogado individual ou de dupla, é semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e uma pena. Minha intenção é construir um mecanismo semelhante ao do link
É possível visualizar bem a mecânica do robô após 10s de vídeo. Espero que as discussões deste tópico permitam outras pessoas possam criar este tipo de máquina pela sua pouca acessibilidade. Uma máquina importada da china sai em torno de 3 mil reais, mais impostos. Para começar a discussão nada melhor que os começar pelos motores. Para o sistema de lançamento das petecas será necessário 2 motores de alta rotação que irão impulsionar duas rodas, de pequeno diâmetro (7 cm) e leves, por onde a peteca irá atravessar e ser lançada. Estou pensando na aquisição destes motores https://www.robocore.net/...al&prod=566. Características. Velocidade nominal: 18200 rpm Tensão: 12 Vdc Corrente (sem carga): 1,35 A Corrente (máximo rendimento): 6,8 A Potência: 6,4 W Torque: 390 gf.cm Peso: 215g A intenção é lançar a peteca até uns 9 metros, regulando a velocidade destes motores para golpes mais próximos ou mais distantes. Aguardo opinião do pessoal e por que não indicação de motores (tenho interesse na compra de motores e não adaptação de motores como de liquidificador, ventilador, furadeira, limpador para-brisas,...). Desde já obrigado. Vinicios
Olá, boa noite. Acho que esse não é o motor adequado, pois a gente quer um motor veloz e ajustável, eu acho que seria melhor um desses aqui: http://www.active-robots....-encoder-motors ou https://www.pololu.com/pr...duct/1444/specs ou http://www.ebay.com/bhp/dc-motor-encoder , acho que essa opções embora tenham um torque mais alto, eles são ajustáveis e para a parte de liberara petecas, poderia ser um ou dois servos comuns. E ainda existem maneiras de adaptar encode's em motores comuns, mas nesse caso é algo mais complicado. Atenciosamente, Kanade.

HenriqueKowa

Level 0
771197 xp

Equipe:
Equipe PucPr de Robótica Móvel

HenriqueKowa

Responder com citações
Mensagem Ter Jul 26, 2016 1:05 pm
Boa tarde.
Bom para este projeto é importante o torque como também a velocidade do motor.
Após uma breve olhada nos motores recomendados, pelo Kanade. 
percebi que este motor https://www.pololu.com/pr...duct/1444/specs tem a opção de ajuste na sua caixa de redução (50:1, 70:1, 30:1...), facilitando também devido ao peso. (parece uma boa opção, caso queira um lançador "leve").

Você poderia explicar melhor a parte dos dois motores com rodas de 70 mm... 
colocando uma roda maior maior será sua velocidade e menor o torque, lembrando disto é importante que o torque seja considerado...

Att, Henrique

antoniopedrosa

Level 2
2564413 xp

Equipe:
RoboTzoando

antoniopedrosa

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 27, 2016 8:12 pm
Vinícios, o motor não precisa de encoder. Uma ponte h mais um potenciômetro já da para ajustar a velocidade. E tem que levar em consideração a torque e o rpm. 390 g/cm divido por 3,5 cm que seria o raio... vai dar 111 gramas de força sem levar em consideração perca de eficiência. Mas como vão ser duas rodas acho que da de boa. mas o rpm vai ficar bem alto... 
7 cm x 3,14 = vai dar 21,98 cm o comprimento da circunferência 
18200 rpm divido por 60 vai dar 303 rotações por segundo
logo você vai uma velocidade de 66 m/s na roda. E lembrando que o angulo que consegue maior alcance é o de 45 graus. Logo você pode fazer um calculo de lançamento obliquo para ver se consegue chegar aos 9 metros.

bueno.jp

Level 0
0 xp

3
bueno.jp

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 25, 2019 12:47 pm
Boa tarde pessoal, iniciei hoje no fórum e como entusiasta de robótica e praticante de badminton vi neste post a união das duas coisas, não foi adiante este projeto?
Abraços a todos.

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido