LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

Giovanni5

Level 2
2136918 xp

Registrado em:
15/12/2016





Mensagens:
3

Giovanni5

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 30, 2019 5:46 pm
Calibração Manual Célula de Carga
A calibração manual é utilizada com muita frequência para balanças, mas neste tutorial utilizaremos a calibração via software para realizar o projeto final da balança digital. Embora não seja algo imprescindível para realização do projeto final, é interessante aprender sobre como é realizado algo tão simples, porém essencial para o funcionamento das balanças.

Lista de Materiais



Circuito

Existem diversas maneiras de realizar a calibração manual, porém neste caso utilizaremos um potenciômetro, substituindo um dos resistores, para variar a resistência. O circuito para esse experimento está na imagem abaixo.

Thumbnail, clique para aumentar.
Como é possível observar na imagem acima, estamos utilizando dois fios da célula de carga para montar a ponte de Wheatstone. O fio vermelho da célula é um fio comum para as duas resistências internas do sensor. Utilizando um multímetro na escala ôhmica e medindo a resistência entre o fio vermelho e o fio preto, por exemplo, é possível observar uma resistência de 1 k Ohm. Medindo a resistência entre o fio preto e o fio branco, é possível observar uma resistência de 2 k Ohm. Da mesma forma da célula de carga, o potenciômetro está incluído à ponte de Wheatstone para ser uma resistência variada. Neste caso estamos utilizando o potenciômetro para igualar a leitura nos dois lados da ponte. Utilizamos as portas analógicas da BlackBoard para fazer a leitura das variações de resistência. A intenção, neste caso, é que as leituras analógicas sejam iguais para calibrar a ponte para uma célula sem carga. Código Após montar o circuito para calibração manual da ponte, utilize o código a seguir para realizar as leituras das resistências. Código: Vale lembrar que a resolução das entradas analógicas das placas da plataforma Arduino costuma ser de 4,9 mV. Portanto se considerarmos que a célula de carga de 50 kg irá ter como saída uma tensão de 5 mV quando aplicado o peso máximo (50 kg) sobre sua área de contato (sensibilidade de 1 mV/V), seria necessário aplicar 50 kg na célula para notar uma variação no monitor serial. Logo esse não é o melhor método para realizar uma calibração manual, porém é o suficiente para explicar o conceito sobre como realizá-la. Igualar as leituras perfeitamente pode ser um pouco difícil e tomar um certo tempo, porém não é impossível, então não desanime e continue tentando.


ANEXOS:
Scale_test_pot_bb.png
Tamanho: 276.05 KB
Downloads: 2 veze(s)
Mostrar mensagens desde a última:




Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido
Powered by phpBB © 2001 phpBB Group