LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

dieliton

Level 8
8279791 xp

Registrado em:
22/12/2008

Local:
Colinas / MA



Mensagens:
219

dieliton

Responder com citações
Mensagem Seg Dez 17, 2018 10:42 pm
Controle PWM de motor DC 36v para EV
Olá senhores!

Já frequentei esse fórum quando eu era apenas um menino, não sei ao certo quantos anos, mas provavelmente na faixa de 10~12.. Pois bem, hoje resolvi voltar!

Venho aqui porque cansei de tentar achar a solução sozinho, lendo sites, foruns e vendo alguns vídeos tanto de conteúdo brasileiro quanto do exterior, e como já me beneficiei do fórum várias vezes no passado (e confesso que atrapalhei algumas) dessa vez resolvi criar um tópico e pedir ajuda. 

Além disso, assim que o projeto estiver finalizado pretendo deixar nesse tópico todos os arquivos de PCB e esquemático do que for construído para que venha a ajudar alguém a desenvolver seu veículo elétrico no futuro.

Pois bem, preciso controlar a velocidade de um motor de 36V DC, escovado, de scooter elétrica para um projeto de um veículo de pequeno porte. Possuo alguns dados a respeito dele, é o MY1016Z3:




Pretendo controlar apenas a velocidade de rotação, por isso uma meia ponte H me serve perfeitamente. Pensei em usar sinal PWM gerado por um arduino para acionar MOSFET's e assim fazer o controle do motor. O que aconteceu durante os testes é que simplesmente os FETs (IRF3205) esquentam moderadamente SEM carga, porém quando é aplicado carga no motor eles queimam em poucos segundos, e o motor vai a 100% da velocidade.

Já fiz circuitos simples usando optoacopladores que acionam o gate do Mosfet (com um resistor pra limitar a corrente), já coloquei resistores de pull down no gate do Mosfet, usei um diodo (MUR3060PT) como diodo flyback (ou freewheeling, não sei o termo em português) mas aparentemente nada disso resolveu. Já tentei usar um driver (IR2102) para acionar o gate do FET mas também não surtiu resultado. É bom enfatizar também que o circuito funciona bem com motores menores que testei, por exemplo um motor de 12v de limpador de parabrisas.

Eu penso que o problema seja a força contra-eletromotriz gerada pelo motor quando ele é desligado, talvez o diodo que eu usei não seja o suficiente, então gostaria de pedir sugestões de diodos ou mesmo como dimensiona-lo. 


Também penso que o tempo de acionamento do FET é lento demais, fazendo ele entrar em uma zona resistiva e dissipar calor até queimar (por isso usei um driver pra acionar, mas também não resolveu).

Além disso ouvi falar que um filtro pode ajudar, mas não consegui informações sobre qual filtro para que eu pudesse estudar o assunto. 


Achei um CI que pode ser útil (BTN7970B), mas infelizmente não atende a tensão que eu desejo, e não consegui achar nenhum que suporte. Se alguém souber de algum semelhante que suporte tensões um pouco maiores seria excelente. 

Aqui primeiro dos circuitos testados, e também o mais simples.



Se alguém puder ajudar serei grato.

Boas festas.
Mostrar mensagens desde a última:




Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido
Powered by phpBB © 2001 phpBB Group