LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

brunofelipegs

Level 0
565911 xp

Registrado em:
23/03/2016



Equipe:
Uai!rrior

Mensagens:
6

brunofelipegs

Responder com citações
Mensagem Dom Nov 25, 2018 2:52 am
Melhorias Winter Challenge - Evento e Categorias
Opa ! Olha o cara chato aqui de novo !

Pra quem nao me conhece, me chamo Pichu.

Esse tópico fiz com o intuito de mostrar problemas, sugerir coisas novas e encontrar soluções para tais com o intuito de tornar a experiência da Winter Challenge ainda melhor !

Temos um bom tempo até a próxima Winter então podemos discutir muitas coisas legais aqui e com tempo para aplicação das mesmas se a organização optar por tentar, mas isso só será possível se os insatisfeitos fizerem voz e não apenas ficarem de braços cruzados para reclamar no fim do domingo  Razz 

ARENINHA
Vejo uma oportunidade de crescer o evento com a adição de uma categoria, a Fairyweight 150g. Algumas equipes brasileiras já tem a categoria, mas com o fim da Robogames eles ficariam parados ... mas vamos aos pontos importantes da categoria:

- Muito fácil de fazer: Um motor e esc de drone, dois micro motores, uma eletronica de ant (Dino, Delay...) e uma bateria pequena são itens muito fáceis de se conseguir, é basicamente o que as equipes já usam na ant. E o melhor é que pelo peso, pode ser feito de materiais diferentes, como impressão 3D que está muito popularizado hoje e outros como pvc, policarbonato e etc que nas categorias acima o poder dos robôs dificulta o uso.

- Seria mais uma categoria, mais diversidade, mais oportunidades para a galera que quer começar e também pra quem quer se divertir. 

- A dificuldade disso tudo Question  : Tempo para correr as lutas - A areninha já é extremamente apertada de tempo e aí podemos encontrar algumas soluções e sugestões.

- Idea  Fazer como na robogames, com uma areninha menor dentro da arena, com uma parede cercando apenas e o resto como Deadzone. Seria uma Arena adequada para Fairy e com maior contato entre os robôs - Maior contato, mais dano, mais KOs , mais robôs na deadzone, portanto uma chave rápida. Essa arena é muito simples de fazer, uma chapa de madeira de 1x1 m com um policarbonato em volta com uns 100mm de altura, alem de leve para colocar e tirar da arena quando necessário.

- "Mas no Winter é impossível, tem muito robô..." Que tal testarmos na Ironcup ? São 3 dias de evento com lutas desde sexta, e esse ano foi muito tranquilo o andamento das lutas... Estamos há 3 meses da competição, e quando a AntWeight foi introduzida em 2015, era 29/04 e a competição ocorreu em 04/06 - Tiveram 16 inscritos em apenas um mês, e na época existiam menos AntWeights que Fairys brasileiros hoje.

- E se não der o número de inscritos ? Só colocar lá aquela observação se não houver um número X de inscritos até o dia YY/ZZ , não haverá a categoria.  Mas tenho certeza que teríamos mais fairys do que o esperado  Cool 

A arena  está bem irregular, pelo menos na Winter tinha um quadrado que evitávamos de passar la com certos robôs e na Hacktudo estava com o centro elevado. Ela é a mais exigida ao longo do ano, pois é onde ocorre mais competições e são "apenas" 4 chapas que de repente possam ser trocadas para melhorar.

 Idea Aproveitando o gancho da reforma da areninha, e se fosse adicionada uma sutil Deadzone também ? Favoreceria a diversidade de robôs como Lifters, Launchers e afins que hoje são raros, além de ajudar um pouco a correr mais rápido as categorias ... Mas esse ponto é mais uma ideia pra uma possível discussão  Wink 

Agora sobre o ponto mais polêmico da areninha, os Juízes:

- Antes de tudo sei que esse é o ponto em que as equipes tem mais reclamações, mas não pode ficar só em reclamações vagas, têm que ser exposto tudo para que sejam tomadas as providências adequadas para melhorar isso, e espero que a galera exponha aqui também.

- Acredito que por ter mais eventos, o julgamento das lutas da arena pequena são mais observados e os erros mais evidentes, mas esse ano em especial foi bem ruim, por assim dizer o julgamento. 
Não estou falando de injustiças ou parcialismo, mas sim de falta de organização e muitas vezes negligencia.
É muito claro a diferença de julgamento entre as competições (IRONCUP, Winter, HACKTUDO) e até entre as lutas. Apesar de um julgamento sempre ser parcial por ser feito por humanos, há muita discrepância em certos resultados.
Seguimos as regras da RFL para o julgamento e de certa forma é bem cumprida, porém, há lutas em que parece que isso é ignorado por um ou dois juizes e no final a decisão sai do senso comum. Neste ultimo Winter mesmo houve uma luta em que o robô foi mais agressivo, mas por estar de ponta cabeça em alguns momentos, foi dito por um dos juízes que de ponta cabeça a agressividade do robô não era efetiva, então o ponto era do outro competidor por lançar o adversario pra cima. Até onde sei efetividade não é um critério de julgamento, e agressividade sim. Enfim, pode parecer choro mas eu particularmente não fui em tantas competições de inseto para realmente falar o que ocorreu, e espero que os indignados se posicionem, pois sei que há muita coisa que deixa a galera insatisfeita, como por exemplo a não divulgação dos pontos após a luta, mesmo pedindo.

Sugestões:
- Um melhor esclarecimento da regra de julgamento através de um documento pode ajudar bastante na transparência, algo que fosse anexado a cada pagina de evento junto com as regras para que os novos competidores também possam ter uma noção do que acontece.
- divulgar SEMPRE a pontuação das lutas. Nessa hacktudo ocorreu mas na Winter não e transparencia não faz mal a ninguem.
- Revisão de lutas polêmicas: As lutas mais polêmicas deveriam ser revistas em gravações (sempre tem alguem gravando a luta) para que seja menos propensa a erros a decisão. Os juízes erram, como todos, e isso daria uma chance de revisão aos mesmos antes de tomar sua decisão. Outro ponto é revisar lutas que há uma discrepância muito grande de julgamento entre os juizes, e uma certa consciencia quanto a isso: Inúmeras vezes é visto de "canto de olho" a pontuação no celular dos juízes e acontece de um cara dar uma pontuação totalmente contraria aos outros dois, e quando é uma decisão apertada por parte dos outros dois em consenso, isso desbalanceia a decisão e acaba pesando na escolha.

Eu poderia citar vários paragrafos de lutas e competições com decisões polêmicas aqui mas prefiro que isso seja construído ao andar do post com a pluralidade de opiniões

 DATA DO EVENTO
- A Winter é uma competição majoritariamente composta por estudantes (Universitários, Tecnicos, ensino médio e até alunos do ensino fundamental), e a competição acontecer no fim do período sempre quebra nossa perna. Esse ano, em uma pequisa informal que fiz, a Winter bateu com época de prova de TODAS as equipes que eu conversei (CEFET, UFLA, Poli USP, PUC-PR e UNIFEI). Inclusive conversei com as mesmas para fazer uma reclamação formal com a Robocore, que nos respondeu atenciosamente e que pela proximidade do evento não foi possível renegociar a data com a Mauá. MAAAAAAAS Cá estamos novamente para enxer o saco, mas agora com bastante tempo de antecedência  Wink 

- Se a competição ocorrer em um período de férias, entre 15 e 30 de Julho, com certeza os robôs chegarão mais preparados, alguns inclusive prontos na inspeção  Shocked  . Fazemos algumas escolhas como perder provas e sacrificar matérias pela Equipe, sem pensar duas vezes, mas uma semana mais tarde que a competição ocorra pode ser MUUUUITO melhor para os membros e para as equipes. 

- Como já citado no outro post e nesse também, novamente há o problema de correr as lutas, mas e se a competição em si começasse mais cedo ? Por exemplo as lutas começassem umas 16 ou 18h, qualquer luta que corresse nesse dia ja desafogaria muito os seguintes. Sabemos novamente dos problemas das equipes não chegarem com os robôs prontos, mas é algo que todos estão cientes e de certa forma qualquer prorrogação do período de inspeção é apenas uma ajuda da organização para os competidores. Também há o problema de STAFF para inspeção, mas há uma discussão legal no outro post sobre isso https://www.robocore.net/...opic&t=6619

- Mais um dia de competição ? Aí envolvem mais problemas financeiros, de logística e etc, mas pode ser uma opção, visto que tempo é um dos grandes limitantes hoje. No outro post já citado acima também há discussões sobre maneiras de conseguir um apoio para a competição, que recebendo um auxilio na parte financeira já daria para fazer muita coisa.

ARENA GRANDE

- O chão da arena grande está muito ruim, pior do que nunca. Sabemos da dificuldade em se manter em bom estado um chão de anos, que todo ano é soldado e esmerilhado para a montagem, antes e depois de inumeras pancadas de robôs e bixos batendo com Sua Irmã para desentortar uma chapa que o Scrap ou o Buga entortaram. 
TODOS robôs que faziam uso de rampa, pezinho ou qualquer coisa "afiada" tiveram sua pilotagem prejudicada nessa competição, parecia estar pior que a arena na Submarino URC 2017 que havia um monte de cabos passando por baixo da arena, e sabemos que isso não é má montagem ou qualquer coisa do tipo. É o péssimo estado das chapas e nem os mitos da solda e marreta conseguem endireitar. Isso prejudica muito também a variabilidade de estratégias e estilos de robôs, a arena se torna um adversário sem ter deadzone  Laughing 

Caindo em uma hipótese de trocar todo o chão da arena, teria que haver um investimento muito maior para voltar a Middle ? É realmente uma pena não ter mais a categoria no Brasil, e com o fim da Robogames a categoria tende a sumir, apesar de ter China e India ainda com as categorias bombando. Hoje no Brasil temos excelentes Middles e equipes que se a categoria voltar ao Brasil, correrão atrás para fazer um ou reativar o robô.
Sabemos que mesmo sendo julgada como insegura para tal categoria, a arena da Winter é uma das mais seguras do mundo e a volta da categoria traria um gás muito legal para a competição, principalmente pelo show... Quem não gostaria de ver General x Touro ou General x Apolkalipse de novo ? Esses são vídeos que nós usamos para vender a equipe aos patrocinadores e podem claramente ser mais uma vez para vender a competição. Vejo que seria uma chave de 8 ou 16 robôs, então não atrapalharia muito o andamento da competição mas daria um grau imenso no show...

Enfim, acho que expus tudo que lembrava a princípio, mas vamos discutindo ao longo do post.
Como no outro, muitas vezes parece só uma reclamação sem muita solução real, mas são coisas que realmente são ruins para os competidores, e mesmo a organização tendo ciência, é preciso se manifestar, até por que quem cala consente. 

Vamos juntos para melhorar esse evento !!!

Abraços,

Pichu




_________________
Bruno Felipe Guimarães
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá.
Capitão da Divisão Mecânica na Equipe Uai!rrior de Robótica
Build the best, destroy the rest !.

matheusgalvao

Level 0
60282 xp

Registrado em:
05/10/2015



Equipe:
Carranca

Mensagens:
1

matheusgalvao

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 26, 2018 8:59 am
Melhorias Winter Challenge - Evento e Categorias
Concordo com tudo que o Pichu falou!

Apenas reforçando a questão da data, pois também coincidiu com nosso periodo de prova e nos atrapalhou bastante, teve membro que reprovou cadeira por esse motivo, se for depois do dia 15 de julho será muito melhor.

Abraços,
Matheus Galvão

Lenz
Site Admin
Level 20
20535407 xp

Registrado em:
08/05/2004

Local:
Sao Paulo / SP

Equipe:
Submarino URC

Mensagens:
901

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Ter Dez 04, 2018 7:31 pm
Melhorias Winter Challenge - Evento e Categorias
brunofelipegs Escreveu:
Vejo uma oportunidade de crescer o evento com a adição de uma categoria, a Fairyweight 150g.
Olá Pichu, Estamos analisando a viabilidade de incluir essa classe. Porém, construir uma nova arena exclusiva para essa classe, é totalmente inviável no atual momento. Não apenas pelo custo, mas porque demandaria mais espaço e staff para operá-la. Já a adaptação na arena atual, por mais que possa ser feita de maneira relativamente simples e barata, poderá atrapalhar muito o decorrer do evento devido a operação para colocar e tirar a nova estrutura de dentro da arena atual toda vez que trocar a classe na chave, visto que em eventos maiores como o Winter as lutas atuais já tomam quase todo o tempo útil do evento. Enfim, podemos analisar a viabilidade de abrir essa categoria na IronCup para teste. De qualquer forma, antes de tudo, precisamos saber se haveriam robôs suficientes e aptos a competirem nessa edição. Se houver pelo menos 8 robôs, podemos prosseguir e analisar os demais pontos. Portanto, quem tiver interesse e condição de participar da Fairyweight na IRONCup 2019, por favor se manifeste.
matheusgalvao Escreveu:
Apenas reforçando a questão da data, pois também coincidiu com nosso periodo de prova e nos atrapalhou bastante, teve membro que reprovou cadeira por esse motivo, se for depois do dia 15 de julho será muito melhor.
Está nos planos fazermos o Winter na segunda quinzena de julho! Porém ainda não temos confirmação do evento e data para 2019. Abraços, Lenz

brunofelipegs

Level 0
565911 xp

Registrado em:
23/03/2016



Equipe:
Uai!rrior

Mensagens:
6

brunofelipegs

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 05, 2018 10:54 am
Melhorias Winter Challenge - Evento e Categorias
Obrigado pelo feedback Lenz !

Em nome da Equipe Uai!rrior, gostaria de declarar o interesse do robô:

Recruta DL - Categoria Fairyweight 150g


Acredito que será uma experiência legal se concretizada ! Torcerei e ajudarei nisso.

Abraços

Pichu

_________________
Bruno Felipe Guimarães
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá.
Capitão da Divisão Mecânica na Equipe Uai!rrior de Robótica
Build the best, destroy the rest !.

IsaBologna

Level 0
89203 xp

Registrado em:
02/05/2016



Equipe:
ThundeRatz

Mensagens:
2

IsaBologna

Responder com citações
Mensagem Ter Dez 18, 2018 11:41 pm
Melhorias Winter Challenge - Evento e Categorias
Parabéns novamente pela iniciativa, Pichu! São com certeza pontos que valem a discussão e vão ajudar bastante se pudermos melhorá-los para o Winter, ou até outras competições da Robocore. 
Pretendo comentar com calma, estamos discutindo todos os pontos que foram levantados na Thunder desde então, e tem muita coisa, vamos organizar as ideias asap e posto aqui.  

De qualquer forma, queria só comentar aqui para não demorar mais tanto:

Lenz Escreveu:
Enfim, podemos analisar a viabilidade de abrir essa categoria na IronCup para teste. De qualquer forma, antes de tudo, precisamos saber se haveriam robôs suficientes e aptos a competirem nessa edição. Se houver pelo menos 8 robôs, podemos prosseguir e analisar os demais pontos. Portanto, quem tiver interesse e condição de participar da Fairyweight na IRONCup 2019, por favor se manifeste.
A ThundeRatz toparia participar com o nosso Fairyweight na IronCup sim!
Mostrar mensagens desde a última:




Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido
Powered by phpBB © 2001 phpBB Group