CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
juliao3d

Level 0
49786 xp

Local:
poços de caldas / MG

3
juliao3d

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 17, 2009 3:26 pm
Robôs de combate para iniciantes
Pessoal,
Eu sou um grande novato e estava afim de fazer um robô de guerra.
Pensei bastante e tive a ideia de adicionar um motor extra num carro MIC, bem em cima do do motor de virada ligando os fios, um em cada entrada do motor, quando eu virasse para um lado daria o ataque e para o outro recolheria o ataque, mas este negocio seria muito ruim, então queria pedir à vocês que me falassem de algo que seria melhor para meu MIC de guerra. Very Happy

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Nov 18, 2009 10:33 am
juliao3d,

O problema de fazer um robô baseado em um carrinho de controle remoto Made in China é que pela regra ele não pode ter armas ativas e/ou mais de 5.5kg, já que o rádio desses carrinhos não possui o recurso de fail-safe, que desliga os canais em caso de perda de sinal. 

Sinceramente se você quer começar com robôs de combate (por favor não os chame de robôs de guerra!) recomendo começar direito. Guarde o carrinho MIC, leia as regras de robôs de combate e comece a investir, não precisa ser um montante absurdo, mas é muito difícil fazer um robô de combate competitivo, contando todos os equipamentos e custos, por menos de R$ 1500, isso na classe hobbyweight (5.5kg), a menor atualmente em competição no Brasil.

O principal é comprar um rádio de modelismo com saída do receptor padrão PPM, assim você poderá empregar as diversas eletrônicas existentes no mercado, inclusive fail-safes, ou desenvolver a sua baseada em um padrão. O ideal é comprar um modelo que trabalhe na banda terrestre de 75MHz ou ISM de 2.4Ghz. Os rádios de 2.4Ghz têm a vantagem de não precisarem de cristais, sendo muito mais simples de usar. 

Os rádios da Spektrum de 2.4Ghz são os mais utilizados por terem um receptor com fail-safe em todos os canais (BR6000), mas existem outros rádios mais baratos, como o Hobbyking, W-fly e E-flight, porém estes só possuem fail-safe no canal do throttle, precisando de circuitos de fail-safe ou eletrônicas de potência já com esse recurso, contudo são rádios que podem ser encontrados lá fora por menos de 40 dólares, enquanto o Spektrum mais barato - DX5e - sai por 99 dólares. Claro que a qualidade não é tão boa quanto os Spektruns, Futabas e outros rádios de alto nível, mas o preço pode compensar. De qualquer forma se você tiver como comprar um rádio Spektrum ou Futaba de 2.4Ghz é a melhor escolha, já que esses rádios normalmente contam com boas interfaces de programação. O bom desses rádios é que com apenas um transmissor dá para controlar mais de um robô, bastando programar adequadamente e ter um receptor em cada robô. Logo é um investimento que no futuro é bastante diluído. 

Com o rádio definido o ideal é começar com um robô sem arma ativa, apenas por uma questão de simplicidade e custo. Com apenas dois motores bons é possível fazer um bom Wedge, Rammer, Twack. Definas os motores, eletrônicas, baterias, materiais e formas, dai é só partir para o projeto e construção. Uma coisa que pode ajudar é o Tutorial RioBotz de Robôs de Combate.

Abraços,
Dudu

3
juliao3d

Level 0
49786 xp

Local:
poços de caldas / MG

3
juliao3d

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 18, 2009 5:17 pm
obrigado por sua resposta!
na proxima vez eu não os chamo de "robô de guerra", e que eu apenas estava afim de fazer um ataque para meu carro.
é que eu tenho apenas 13 anos e com cerca de 7 anos eu abri aqueles carrinhos de 1,99 com fios e fiz um ventilador, depois disso descobri que essa seria minha profissão para seguir na vida.
agora eu estava fazendo esse carrinho e mexendo neste fórum para aprender mais.
obrigado.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Nov 18, 2009 6:36 pm
juliao3d,

Neste caso recomendo dar uma olhada nos tópicos já existentes, temos muitos no fórum que descrevem alterações em carrinhos de controle remoto "made in china", para isso utilize a função de busca.

Como você é novo ao fórum também recomendo dar uma lida nas Regras de Conduta.

De qualquer forma idade não é o maior problema, temos bons exemplos de competidores que começaram com 14 anos. Isso não deve ser empecilho para começar, a única coisa que a organização requer é que o seu responsável te acompanhe nas competições e seja responsável pela equipe. 

Se você não quiser começar pelos robôs de combate, pode tentar os de sumô ou seguidores de linha, são mais baratos e o risco de destruição é bem baixo Wink

Abraços,
Dudu

Flywer

Level 15
15827897 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Flywer

Responder com citações
Mensagem Qui Nov 19, 2009 8:48 am
Verdade, como disse o Dudu, idade não impede ninguém de fazer um robô. Qualquer dúvida que você tenha, procure no fórum ou pesquise na internet, caso você não encontre, pode postar no fórum que a gente ajuda.

Um bom exemplo aqui do fórum é o Pedse. O garoto tem a sua idade e manja muita coisa sobre robôs. O importante é pesquisar a respeito e não ter preguiça na hora de tentar entender.

Aqui no fórum você vai encontrar muita informação útil e inclusive um bom tutorial, da equipe Riobotz, sobre como costruir robôs.

Além disso, você vai encontrar Build Reports, que são as documentações que mostram aspectos de construção de vários robôs que já competiram de verdade no Brasil.

No mais, seja bem vindo ao fórum.

Trincabotz te dá asas

Se pude ver mais longe que outros, foi porque me apoiei em ombros de gigantes. - Isaac Newton
3
tcfribeiro

Level 0
0 xp

3
tcfribeiro

Responder com citações
Mensagem Ter Out 30, 2018 1:57 pm
Olá amigo, estou com uma ideia parecida a sua, porém o meu é com uma robô sumô de 1,5kg, queria sugestões para implantar nele "tipo uma pá", pra quando encostasse no oponente, jogasse o mesmo pra cima, rsrsr

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido