CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
lucasromeiro

Level 0
32799 xp

3
lucasromeiro

Responder com citações
Mensagem Sex Mar 26, 2010 3:29 pm
Problema com PWM e Servo.

Olá galera, beleza?

Estou com um problema muito estranho...
É o seguinte, nunca mexi com servo e preciso mexer agora, preciso fazer ele mover grau a grau, tendo assim 180 "passos", até achei material sobre, mais na hora de implementar não  certo. 

Tem outra coisa que esta atrapalhando, é o PWM da CCP, pois quando vou usar o PWM para controlar outro motor, quando o PWM esta habilitado, a noção de tempo do PIC fica toda distorcida, até da um aviso no Proteus e também muda tudo no servo, problemão...

Deem uma olhada no que eu andei fazendo para testar e esta dando esses problemas, vai até uma foto do erro que da no Proteus.

Coisa muito estranha, sempre que uso PWM essas coisas acontecem, penso que poderia ser problema no Proteus mesmo, sei .

Aí mesmo que não sei fazer o servo mover grau a grau. Dicas??

Código em CCS,etc:
Código, circuito. etc: http://www.megaupload.com/?d=6B3924QG

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza

hjudiss

Level 0
594221 xp

Local:
Manaus / AM

Equipe:
GRAEST

hjudiss

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 11, 2010 9:54 am
Já tive vários problemas com o PWM do PIC programando no CCS, nunca me gerava o duty cycle que eu pedia, e o servo mexia de um lado pra outro perdido. O CCS abstrai tanto que nao dá pra saber se ele está configurando corretamente os registradores.

O mais indicado é programar com o MPLAB, assim você tem completo controle sobre sua aplicação.

Se no fim das contas não quiser usar o MPLAB você pode gerar um tipo de PWM usando delay no seu programa, eu tive que recorrer a isso na véspera do ENECA 2009, quando depois de duas noites sem sucessos com o CCS tive que apelar pra qualquer coisa.

Boa sorte, mas com o CCS você tem grandes chances de continuar com esse erro.

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 11, 2010 2:35 pm
Então Hjudiss...

É nessa hora q vc precisa ir até o programa compilado pelo CCS (em assembler) e corrigir, na unha, o q ele fez de errado... Confused 

Mas se vc não conhece assembler... nekas de pitibiriba ! Putz... de onde saiu isso ?
 Laughing

3
lucasromeiro

Level 0
32799 xp

3
lucasromeiro

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 11, 2010 2:40 pm
Ehhh.. 
Huahsuahs
Que droga...tentei fazer um PWM na mão como está no código , mais ainda não esta bom....
Até com interrupção externa estou tendo problemas... Aff..

Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza
Moderação: Palavras de Baixo Calão
Prezado usuário, por favor não utilize palavras de baixo calão. Este fórum é frequentado por muitas crianças e tal atitude infringe as Regras de Conduta

laerciovp

Level 3
3265887 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
LVP Labs

laerciovp

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 11, 2010 7:26 pm
Lucas, tu testou o código que lhe enviei? Se afirmativo, poste os resultados.

Laércio
3
lucasromeiro

Level 0
32799 xp

3
lucasromeiro

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 11, 2010 8:05 pm
Opa... acabei de ver que você respondeu minha MP. Baixei o anexo e vou olhar o código e lhe aviso os resultados, até agora não consegui muita coisa, aliás, até conseguir mover mais ou menos como desejado, mais o processo consome todo o processamento do PIC e mais um pouco...  =/
Porque quero mesmo fazer um radar com o servo, usando ele para direcionar um sensor, por isso que queria saber mover ele grau a grau, ou 2 em 2 graus, no máximo 4 a 4 graus, como um motor de passo...

laerciovp

Level 3
3265887 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
LVP Labs

laerciovp

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 11, 2010 8:37 pm
Lucas, eu desenvolvi este código para a mesma finalidade: controlar um sensor de distância, e ficou muito satisfatório o resultado.

A vantagem deste código é que o servo é controlado dentro do timer através de interrupção, dispensando o uso de delay, enquanto isso pode usar o resto do programa para outras ações. Basta apenas definir um valor entre 0 e 32 e o servo fica parado na posição definida.

Simula no Proteus para visualizar melhor a saída do servo.

Sucesso!

HP

Level 6
6444455 xp

Local:
Curitiba / PR

Equipe:
Guaxinim Furioso

HP

Responder com citações
Mensagem Dom Abr 11, 2010 9:32 pm
laerciovp,

Você se incomodaria de postar este código aqui no fórum? Acho que pode ajudar mais pessoas. Tem tanta gente por ai pedindo como controlar um servo  Rolling Eyes 

Se puder posta ai

[]s

laerciovp

Level 3
3265887 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
LVP Labs

laerciovp

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 14, 2010 8:58 pm
HP
Recebeu ai? mandei por MP. 
Anexa no tópico para distribuir aos demais usuários, pois o meu level ainda não permite enviar anexos    Sad
3
lucasromeiro

Level 0
32799 xp

3
lucasromeiro

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 14, 2010 9:16 pm
Opa... Testei o seu código..
Moveu o servo, mas não com precisão...
 uns valores imprecisos, queria que movesse a 4,5 graus ou a 4 graus, valores inteiros e de preferência inferiores a 5 graus,  mas a lógica do programa estava corretíssima... A ideia é aquela, mover grau a grau de um dado para o outro, depois do outro lado para o outro, sucessivamente, mas com valores inteiros para eu saber me posicionar depois, sacou? Saber onde estou com o máximo de precisão...

=D
A ideia é essa.

laerciovp

Level 3
3265887 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
LVP Labs

laerciovp

Responder com citações
Mensagem Qui Abr 15, 2010 11:04 pm
Pessoal

Segue em anexo o código fonte de minha autoria para controle do servo motor no PIC, em C, cujo uso é livre.

Aos colegas que testarem, postem os resultados das experiências, principalmente com a marca e modelo do servo motor utilizado.

Sucesso à todos!

Laércio
LVP Labs

ANEXOS:
servo_motor_pic.zip
Tamanho: 1.03 KB
Downloads: 3126 veze(s)

laerciovp

Level 3
3265887 xp

Local:
Cascavel / PR

Equipe:
LVP Labs

laerciovp

Responder com citações
Mensagem Qui Out 21, 2010 9:18 am
Marquinhos
Explique melhor qual é a sua necessidade. Eu não compreendi como você precisa atuar o servo motor.

Laércio
LVP Labs
3
robfull2009

Level 0
20980 xp

3
robfull2009

Responder com citações
Mensagem Dom Mai 06, 2018 5:41 pm
ola a todos estou com um probleminha aqui que esta acontecendo comigo estou montando um kart eletrico estou usando um controle pwm desses baratinho mas estou colocando varios mosfets em paralelo tudo funciona mas quando coloco a carga no kart sempre uns dos mosfet esta queimando eles sao do modelo irfb3206 coloquei 4 diodos de 25amp cada acredito que seja alguma coisa na frequencia ou meus mosfets nao sevem alguem com mais conhecimento ja passou por isso ? por favor me ajude 

Robson

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido